| | | | | | | | |   

Finais Rotax Max Challenge 2012: Começou a acção!

26 November , 2012

Após a conclusão das verficações técnicas na manhã desta segunda-feira, a parte da tarde viu pela primeira vez alguma acção em pista nas Finais Rotax Max 2012. É certo que foi apenas a primeira sessão de treinos livres, não houve inclusivamente marcação de tempos, mas deu para os pilotos libertarem um pouco da tensão acumulada ao longo dos últimos dias e também para ficarem a conhecer melhor o traçado do Kartódromo Internacional do Algarve.

Foram os mais novos que abriram as hostilidades, numa altura em que o asfalto apresentava algumas zonas húmidas. Os pilotos com os números ímpar foram os primeiros a rodar, seguindo-se depois os jovens com os números par, uma realidade que se passou igualmente nas restantes classes, pois é impossível ter em pista mais de 70 karts. Ross Gunn é um dos representantes britânicos entre os mais novos e tem como objectivo para esta semana “chegar à final. Gostei muito da pista, que é bem diferente ao que estou habituado no Reino Unido em termos de aderência. O kart estava muito bom nesta primeira sessão, penso que fui rápido e espero divertir-me durante o resto da semana” afirmou o jovem piloto britânico.

No Algarve esta semana estão pilotos dos quatro cantos do mundo nas Finais Rotax Max 2012 e do outro lado do globo veio Pierce Lehane, um dos australianos que compete na categoria Senior. Depois da primeira sessão livre o rosto era de satisfação. “Estou muito satisfeito com a minha primeira sessão. A pista estava um pouco escorregadia, mas foi bom para ficar a conhecer o traçado e amanhã temos mais duas sessões que serão importantes. O nosso kart está muito bom, pelo que acredito que a semana vai correr bem. Para já queremos chegar à final e depois aí se verá. Gostei também muito da pista, que tem uma grande variedade de curvas e muito diferente do que temos na Austrália”, remata Lehane.

Muitas das esperanças nacionais esta semana estão depositadas em Gonçalo Gaivão, o único piloto nacional na categoria DD2 Masters. “A sessão correu bem. Deu para conhecer o chassis da Haase. A afinação que vem é a de origem e este treino deu para perceber o que é preciso mudar. Neste início de semana conhecer a pista é uma vantagem, mas acredito que no final da semana estaremos todos ao mesmo nível. Por agora esse melhor conhecimento pode permitir-me chegar mais rapidamente à afinação ideal. A pista hoje também estava a escorregar um pouco, mas penso que a partir de amanhã vai ficar com mais borracha e por isso com mais aderência. A meta para esta semana é ganhar e vamos trabalhar para isso”, finaliza a principal aposta portuguesa nas Finais Rotax Max.

Dos Estados Unidos chega uma das poucas mulheres presentes, Kristina Vorndran, que compete na classe DD2. O objectivo para esta semana no KIA está bem definido “quero estar na final e fechar nos 15 primeiros, pelo menos é isso que quero. Este primeiro treino correu bem, mas tinhas as mudanças na caixa invertidas. Esta é uma pista muito boa, com vários pontos de ultrapassagem”, diz a americana, que sente que em pista tem de ser “mais agressiva que os homens, pois este é um mundo mais masculino e tenho de me impor” remata.

Amanhã as quatro classes têm mais duas sessões de treinos livres, uma durante a manhã e outra da parte da tarde, com início às 10h20 e final às 16h25, sendo que entre as 12h55 e as 13h30 haverá uma pausa para o almoço.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks