| | | | | | | | |   

Grande Finais Rotax Max 2012 para jovens dos 12 aos 54 anos

25 November , 2012

Quando estão a chegar ao fim as habituais verificações técnicas e documentais, e numa altura em que os pilotos se preparam para uma semana repleta de emoções no traçado do KIA, é tempo para falar um pouco das quatro classes que vão estar em pista e também do que difere entre cada uma delas.

Se o Karting é visto como uma modalidade para os mais novos, quase todos com o sonho de um dia fazer carreira no desporto automóvel, as Finais Rotax Max 2012 contrariam essa teoria, com a presença da classe DD2 Masters, em que os pilotos têm num mínimo 32 anos, mas não têm idade máxima. Este ano em Portugal, o mais veterano é Al Dhaheri Mohamed dos Emirados Árabes Unidos com 54 anos.

A classe Júnior utiliza chassis Birel, equipados com um motor Rotax de 125cc e que debita 21 cavalos de potência. Nesta categoria os pilotos têm entre 12 e 15 anos, sendo que sempre que têm de se apresentar na pesagem, o peso mínimo é de 145 quilos e inclui o kart com pelo menos dois litros de combustível e o piloto com equipamento completo. Como explica Mariano de Faveri, o responsável máximo da marca italiana, “aqui utilizamos o modelo que foi utilizado ao longo de todo o ano. Fizemos alguns testes na Áustria e penso que temos uma base boa. Nas finais os pilotos podem mexer muito pouco nos karts. O objectivo é ser o mais equilibrado possível e não seria justo aos europeus por exemplo trazerem o seu material habitual, enquanto os pilotos de outros continentes não o conseguiriam fazer e dessa forma seriam prejudicados. Assim, o melhor acaba por prevalecer, mas as Finais Rotax Max são acima de tudo uma festa”, explica o italiano. A classe Júnior vai ter em pista um total de 74 pilotos.

Já os karts da classe Senior são da Sodi Kart, marca que já teve nas suas fileiras pilotos como Jean-Eric Vergne, hoje em dia piloto da Toro Rosso no Mundial de F1, e Sebastien Bourdais. Ao todo no Algarve vão alinhar 72 pilotos, numa jornada que se perspectiva muito equilibrada. “Têm sido sempre muito competitiva ao longo dos anos e acredito que o mesmo vai suceder este ano. Ficamos muito satisfeitos pelo facto de os pilotos apreciarem o material que disponibilizamos, que como acontece em todas as classe é igual para todos, proporcionando por isso enorme equilíbrio e a vantagem faz-se do talento de cada um”, diz Thierry Germanovitch o responsável da Sodi Kart. Esta é uma categoria que utiliza motores Rotax com 28 cavalos de potência, sendo que aqui o peso mínimo é de 165 quilos.

Martin Hetschel é o homem forte da Mach 1, a marca de chassis da classe DD2. Esta é uma categoria para pilotos com mais de 15 anos, em que os motores debitam 32 cavalos e têm direcção directa e caixa de velocidades. Na pesagem têm de apresentar 173 quilos. “As quatro marcas estão todas num elevado patamar. Quanto a nós temos pilotos experientes e acredito que todos irão caber em um segundo, um segundo e meio. Esta é uma pista impressionante e penso que aqui a velocidade máxima rondará os 120 km/h. Vão estar 72 pilotos em luta para mostrarem quem é o melhor”, afirma o responsável do construtor alemão.

Joan Haase é o patrão da Haase, a marca de chassis da classe DD2 Masters, aquela que coloca em pista os pilotos mais veteranos. “Vão ser corridas muito interessantes. Temos pilotos com grande diferença de idades, mas a experiência também ajuda muito, sobretudo ao nível das afinações que é possível fazer, como por exemplo ao nível do camber das rodas. Vamos ter 61 pilotos, num traçado bom e acredito que vamos ter espectáculo ao longo da semana”, afiança.

Para mais informação, como a Lista de Inscritos, Horários,  vá ao site http://www.maxchallenge-rotax.com 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks