| | | | | | | | |   

Desafio Total/Mazda: O fim de semana de todas as decisões

22 November , 2012

Quem sucede a João Rato? Ele próprio ou o vencedor sairá da tripla Durval Costa/Carlos Pinto/Etelvino Carvalho? As 24 Horas de Fronteira, última prova do calendário de todo-o-terreno nacional, serão, uma vez mais, o palco final do Desafio Total/Mazda.

A disputar no primeiro fim-de-semana de Dezembro, esta prova do ACP Motorsport é uma jornada de características muito próprias, distinta de todas as anteriores provas da iniciativa, uma vez que cada Mazda BT-50 terá que contar com uma formação mínima de três pilotos e a própria prova vale por duas, com pontuações à passagem das 12 e das 24 horas. Não surpreende, por isso, que os seus ‘chefes-de-fila’ se tenham ‘vestido’ de empresários para negociar nomes para os acompanhar na busca pelo título de pilotos, contratações que podem valer uma época.

Já sem os navegadores no banco do lado direito – recorde-se que o título foi conquistado em Portalegre por José Motaco, repetindo o feito de 2011 – em Fronteira estarão presentes cinco dos nomes habituais do Desafio Total/Mazda, em outras tantas BT-50, acompanhados pelas suas contratações de final de temporada, percorrendo alternadamente os cerca de 17 km da pista.

Na luta pelo título de Pilotos estarão quatro nomes: João Rato, o líder e detentor do ceptro de 2011; Durval Costa, o adversário que maiores preocupações poderá causar ao piloto de Portalegre; Carlos Pinto, que poderá ter um papel importante nesta prova; e Etelvino Carvalho, que também tem uma esperança para com o título. Rui Lopes estará presente, mas sem pretensões ao ceptro, que já não o consegue garantir, mesmo que vença entre os seus pares e independentemente do resultado dos seus adversários. Ausentes desta final estarão Miguel Paião e Bruno Oliveira.

As forças em presença

João Rato ‘joga’, de novo, em casa, defendendo a liderança da competição e procurando o bis na iniciativa da marca nipónica com o apoio da Total. A completar a sua equipa estão Ricardo Porém (vice-campeão Nacional de TT), Filipe Serra (habitual navegador de Nuno Matos) e Paulo Pinto, o mentor e responsável pela equipa Xuxas Team Sport. “Temos de atacar para revalidarmos o título. Temos uma vantagem confortável de 18 pontos, que poderia ser ainda maior não fosse a desistência em Fafe, mas ainda assim não podemos estar desatentos pois a corrida de Fronteira vale quase como uma época inteira”.

Apostado em fazer valer os seus pergaminhos, Durval Costa irá contar com os pilotos João Oliveira e Nuno Tordo (o Campeão de T2 de 2012) e ainda do seu preparador João Cunha. O piloto de Moura vai para Fronteira “com o objectivo de vencer entre as Mazda, às 12 e às 24 Horas, garantindo o máximo de 25 pontos em cada metade da prova. Nesta fase só nos resta atacar e vencer para podermos ser campeões. O azar final na Portalegre 500 estragou-nos um pouco as contas mas estamos confiantes num bom resultado.”

A segunda formação da Xuxas Team Sport é liderada por Carlos Pinto, acompanhado pelo seu irmão Paulo (que assim se dividirá pelas duas ‘pick-ups’ da equipa), Vitor Caeiro (piloto da categoria T8) e Pedro Marcelo, o habitual preparador. “Vamos para Fronteira com dois objectivos: o primeiro passa por subir na classificação do Desafio, o segundo é o trabalho de equipa, tentando roubar pontos aos adversários do João para que este possa revalidar o título”, avança Carlos Pinto, actual 4º classificado da iniciativa.

Ainda com hipóteses de chegar ao título, Etelvino Carvalho contará com a ajuda de dois pilotos experientes no TT nacional, Francisco Gil e Felipe Rasteiro, e ainda de Luis Navarro. “Depois do problema de Portalegre desci imenso na tabela e estive quase para não ir a Fronteira. Sabemos que só conseguimos alguma coisa em termos de classificação final com os azares dos outros, mas são 24 horas e tudo pode acontecer, pois é tradicionalmente uma prova muito dura.”

São também já conhecidos os três pilotos da formação de Rui Lopes. Assim, ao piloto inscrito na competição juntam-se o regressado João Pais (vencedor do Desafio em 2010 e, por isso, conhecedor das reais capacidades das ‘pick-ups’ japonesas), e a dupla de humoristas João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, mais conhecidos por “Zeca Estacionâncio e Quim Roscas, de Curral de Moinas”, grupo que pretende levar a Mazda BT-50 ao melhor lugar possível. “Vamos a Fronteira sem nada a perder nem a ganhar em termos de Desafio, pelo que o objectivo passa, essencialmente, por nos divertirmos”, refere Lopes, acrescentando que “se pudermos repetir o resultado do ano passado em que ganhámos às 12 horas e no final das 24 seria muito bom!”

Por tudo o acima exposto, o final do Desafio Total/Mazda 2012 será, sem sombra de dúvida, muito quente em Fronteira. Não falte!

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 4 provas

Pilotos: 1º João Rato, 75 pontos; 2º Durval Costa, 57; 3º Miguel Paião, 51; 4º Carlos Pinto, 46; 5º Etelvino Carvalho, 40; 6º Bruno Oliveira, 30; 7º Rui Lopes, 23; 8º Pedro Barroco, 18;


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks