Ao experimentarmos intensamente a nova gama Range Rover, através de uma enorme variedade de cenários e condições de terreno, em Marrocos, evidenciaram-se três aspectos fundamentais: o comportamento em estrada, que não tem rigorosamente nada a ver com a geração anterior, o conforto em todas as circunstâncias, que é claramente superior, bem como o desempenho fora da estrada, capaz de despertar inveja aos Defender.
Claro que o preço de um Range Rover dá para comprar exactamente cinco Defender, mas se é certo que os modelos que se posicionam nos extremos da gama Land Rover são incomparáveis, atendendo os conceitos distintos de cada um, também não é menos verdade que se compraram em diversos pontos. E as capacidades de desempenho fora da estrada são um desses pontos em que a comparação faz pensar acreditar que quem puder ter um Range Rover, não precisa de cinco Defender.
Um dos exemplo é a capacidade de imersão: o L405 pode mergulhar sem snorkell a 90 centímetros de profundidade, uma cifra absolutamente invulgar em veículos T.T. de produção em série, superando largamente os escassos “puros e duros” que subsistem no mercado. E a mesmo em leitos irregulares, não há ribeira que trave o novo Range Rover, pois os quase 30 centímetros de distância livre ao solo permitem transpor sem dificuldade fundos rochosos…