| | | | | | | | |   

Fiat Strada Adventure: Viatura 4×2 Oficial do Dakar Desert Challenge

14 November , 2012

A Nova Fiat Strada Adventure está preparada para uma nova aventura. A partir de hoje, dia 13 de Novembro de 2012, a Strada Adventure é a viatura 4×2 oficial do Dakar Desert Challenge. Os seus múltiplos atributos técnicos fazem da nova Strada Adventure a viatura ideal para o percurso que se inicia a 26 de Dezembro em Coruche e que termina a 8 de Janeiro em Dakar.  Uma aventura à altura da Nova Fiat Strada Adventure!

 A Nova Fiat Strada Adventure, produzida nas instalações da FIASA, em Betim (Brasil), recebe a herança de uma viatura que se afirmou como líder do seu segmento no mercado sul-americano e já deu provas de ter sido bem acolhida em Portugal, o mercado europeu líder de vendas desta nova gama.

A gama do Novo Fiat Strada é composta por três níveis de equipamento (Working, Trekking, Adventure) e três tipos de carroçaria (Cabina Curta, Longa e Dupla), num total de seis versões. A principal novidade é a introdução da cabina dupla (para as versões Working e Adventure) que pode transportar comodamente 4 pessoas, mantendo excelente capacidade de transporte.

Equipada com o potente 1.3  Multijet 16v Euro 5 de 95 cv, o modelo revela-se extremamente versátil, funcional e pronto para todo o tipo de proezas, graças ao diferencial E-Locker (Electronic Locking Differential) que facilita a utilização em condições de escassa aderência. Estas características fazem com que não tenha nada a invejar a pick-ups de maiores dimensões, em relação às quais a Nova Strada goza de vantagens notáveis em termos de custos de aquisição, de exercício e de consumos. Os preços variam entre 13.162 euros para a versão 1.3 Multijet 16v Working e 16.293 euros para a versão topo de gama, a 1.3 Multijet 16v Adventure Cabina Dupla.

Estilo

A definição estilística evoca dinamismo, funcionalidade e desejo de partir à aventura. A frente é uma das principais novidades introduzidas no novo modelo. O para-choques, mais robusto e dinâmico, exibe estética renovada, com as duas entradas de ar envolvidas agora por um único perímetro de formato rectangular e com novos grupos ópticos. Decididamente mais agressiva, pintada da cor da carroçaria, com grelha preta e elementos cromados, contornada por uma protecção que se estende até às cavas das rodas e com os faróis de nevoeiro colocados na zona inferior.

As versões com Cabina Longa e Cabina Dupla, para além de barras longitudinais no teto e de spoiler com terceiro stop integrado, oferecem um habitáculo muito espaçoso.

As dimensões externas permanecem praticamente iguais às da série precedente:4409 mmde comprimento (4457 mmpara o Adventure), 1664 de largura (1740 mmpara o Adventure) e2718 mmde distância entre eixos.

No interior, a Fiat Strada oferece grande conforto, num ambiente cuidado em todos os pormenores, com novos revestimentos, novo tabliê e nova instrumentação,de leitura clarae imediata. Para tornar as viagens agradáveis, confortáveis e seguras, a Nova Fiat Strada proporciona bancos ergonómicos e “antisubmarining” (antiescorregamento), volante regulável em altura, de série nas versões Trekking e Adventure, e sistema de ar condicionado, de série na Adventure.

Compartimento de transporte

A Nova Fiat Strada dispõe de amplo compartimento aberto para transportar todo o tipo de equipamento que se possa desejar, como esquis, pranchas de surf ou tendas, por exemplo, para desfrutar intensamente o prazer da vida ao ar livre. Com dimensões de1685 mmde comprimento (1332 mmnas versões de cabina longa, 1082 nas versões de cabina dupla) e1300 mmde largura (1070 mmentre as cavas das rodas), o compartimento aberto é totalmente desfrutável, graças ao formato regular, dispondo de revestimento de protecção resistente a riscos e a temperaturas rigorosas. Os lados e a base do compartimento são equipados com ganchos que permitem a fixaçãode todo otipo de objectos, de modo a serem transportados com total segurança. O acesso é facilitado pela antepara traseira, agora também amovível, revestida de material antiderrapante, com abertura a 90° e capaz de suportar pesos até300 kg. A capacidade útil, incluindo condutor, varia entre 630 e705 kg, conforme a versão.

Motor

A Nova Strada é uma viatura pronta para tudo, graças ao brilhante motor 1.3  Multijet 16v Euro 5 que debita 95 cv de potência e 200 Nm de binário máximo (20,4 kgm a 1500 rotações por minuto). Equipado com turbocompressor de geometria variável e permutador térmico, garante prestações excelentes, mas com reduzidos custos de exercício e com consumos similares aos do precedente modelo Euro 4 de 85 cv (até 5,3 litros/100 km em ciclo combinado). Dados notáveis, quando comparados com pick‑ups de maiores dimensões que, a grandes potências, associam sempre consumos elevados.

Gama

O nível de equipamento Working oferece de série: nova instrumentação com computador de bordo, retrovisor exterior regulável manualmente pelo interior e ABS. A estes conteúdos, a versão Trekking junta o volante regulável em altura, enquanto o Novo Strada Adventure acrescenta: volante regulável em altura, ar condicionado, faróis de nevoeiro e jantes de liga com pneus sobredimensionados com sulcos profundos 205/65 R15. Reforçando a versatilidade do modelo mesmo em terrenos mais difíceis, a versão Adventure oferece, de série, diferencial E-Locker (Electronic Locking Differential) que representa um importante contributo em pisos de escassa aderência, onde são exigidas prestações típicas de veículos 4×4. Concretamente, quando necessário, o sistema bloqueia o diferencial dianteiro, transferindo todo o binário disponível para as rodas que apresentam maior aderência, de modo a tirar a viatura de situações potencialmente difíceis: em suma, prestações de “fora de estrada” aliadas a todas as qualidades de um 4×2. Com efeito, o E-Locker não implica os custos acrescidos de uma tração 4×4, nem penalização de tara ou de capacidade de carga e não tem impacto nos consumos nem nos custos de exercício (uma vez desinserido o sistema, os consumos são os de um 4×2). Testemunhando o espírito “off‑road”, o tabliê das versões Adventure dispõe de instrumentação suplementar com bússola e inclinómetro. Em termos de conforto, por fim, o Novo Fiat Strada propõe uma longa lista de conteúdos opcionais para personalizar a viatura, como auto-rádio com leitor de CD, sistema de ar condicionado, teto de abrir, bancos e volante revestidos em pele (no Adventure) e jantes de liga.

A AVENTURA AFRICANA DA NOVA FIAT STRADA ADVENTURE

Países: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal;

Distância: Aproximadamente 4200 kms;

Participante tipo: Pessoas destemidas, com espírito de aventura, em busca de desafios pessoais, bem-dispostas e com muita vontade de entreajuda e de partilha de experiências;

Mensagem: O «Dakar Desert Challenge – A grande aventura Africana», é uma grande expedição trans-saariana, sem carácter competitivo, que pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico “Rally Paris-Dakar” com custos de participação bastante reduzidos e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados;

Valores: O espírito que se pretende incutir na caravana do DDC é do multiculturalismo, da partilha e do respeito pelas tradições e crenças dos povos das regiões atravessadas;

Componente social: O DDC é também um projecto com cariz humanitário. Sabe-se à partida que a iniciativa não vai resolver os problemas de desenvolvimento que afectam esta região do Norte de África e África subsaariana – problemas como a fome e os deficientes sistemas de saúde e educação –, mas é um dos princípios basilares do DDC promover a partilha, ajudando com a entrega de alguns alimentos, medicamentos e material escolar, oferecidos pelos diversos apoiantes deste projecto.

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks