| | | | | | | | |   

Dakar Desert Challenge: Coruche – Marrakech – Dakar

14 November , 2012

O «Dakar Desert Challenge – A grande aventura africana» é uma grande expedição trans-sahariana, sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e termina na capital do Senegal. A expedição pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico «Rally Paris-Dakar» com custos de participação bastante reduzidos e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados e de pessoas com diferentes níveis de experiência em grandes viagens. Uma boa dose de coragem, espírito de aventura e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender a fantástica rota definida para esta expedição.

O participante no «Dakar Desert Challenge» não necessita ter grandes conhecimentos técnicos de condução ou de navegação fora de estrada.

A navegação durante a expedição é feita com recurso a um “road-book” de leitura fácil e com auxílio de GPS. O “road-book” contém informação diversa, nomeadamente a descrição do percurso, as coordenadas GPS dos pontos obrigatórios (“way-points”), os kms parciais e totais, informação diversa sobre o local de finalização de cada etapa, contacto das autoridades locais, dos centros de saúde e hospitais, de oficinas mecânicas, lojas de peças auto/moto, etc.

Esta é uma aventura acessível a maiores de 18 anos (a participação de pessoas com idades inferiores está condicionada à análise e aceitação da organização) com um estado de saúde normal, activas e apreciadoras de viagens de aventura com desafios a ultrapassar. As dificuldades que os participantes enfrentarão são de nível baixo/médio, sendo a entreajuda e a camaradagem entre os participantes essenciais para as ultrapassar.

A expedição é organizada por uma equipa experiente, dedicada e sempre presente, realizando check-points de partida e chegada a cada etapa, prestando assistência mecânica especializada nas pequenas e médias reparações que as viaturas participantes necessitem e prestando assistência médica quando necessário.

Aventura humana

O «Dakar Desert Challenge» é uma aventura humana única, onde a pressa e a competição não encontram aliados. O desafio é chegar a Dakar explorando ao longo dos dias novos limites pessoais. Desde Coruche a Dakar, passando por Marrakech, serão muitos os retos a enfrentar em equipa!

Companheirismo e espírito de entreajuda

Os grandes espaços inspiram os aventureiros. Participar nesta aventura significa, em certa medida, a oportunidade de cada participante escalar o seu Evereste… chegar é um desafio e a entreajuda entre os participantes representa o espírito desta expedição!

Dar, receber e respeitar

As rotas fora de estrada pelo norte de África são uma lenda… neste desafio os participantes sentir-se-ão atraídos pelo desconhecido e “serão convidados” a imiscuir-se e partilhar experiências com os habitantes locais. O Sahara e os povos que o habitam irão fascinar e surpreender!

Bom humor

Enfrentar uma aventura como o «Dakar Desert Challenge» exige definitivamente uma boa capacidade de superar grandes dificuldades com boas doses de humor. Tolerância, paciência, capacidade para ajudar e humildade para aceitar ajuda são essenciais!

Percurso

A organização planeou um traçado de dificuldade baixa/média composto por alguns troços mais exigentes, de piso variado, que apresentam no entanto condições para serem transpostos sem dificuldades de maior. Tratando-se de uma expedição de longa distância (aproximadamente 4200 quilómetros) prevê-se 40/45% de asfalto e 55/60% fora de estrada. Todo o percurso será percorrido em reconhecimento poucas semanas antes do início da expedição.

1ª Etapa – 26/12/2012: Coruche (prólogo)

2ª Etapa – 27/12/2012: Coruche – Tânger

3ª Etapa – 28/12/2012: Tânger – Marrakech

4ª Etapa – 29/12/2012: Marrakech – Fort Bou Jerif

5ª Etapa – 30/12/2012: Fort Bou Jerif – Lac Chebbibka Desert Camp

6ª Etapa – 31/12/2012: Lac Chebbibka D. C. – Happy New Year Desert Camp

7ª Etapa – 01/01/2013: Happy New Year Desert Camp – Dakhla

8ª Etapa – 02/01/2013: Dakhla (dia de descanso)

9ª Etapa – 03/01/2013: Dakhla – Mauri Desert Camp

10ª Etapa – 04/01/2013: Mauri Desert Camp – Banc D’Arguin Desert Camp

11ª Etapa – 05/01/2013: Banc D’Arguin Desert Camp – Nouakchott

12ª Etapa – 06/01/2013: Nouakchott – St. Louis Zebrabar Camping

13ª Etapa – 07/01/2013: St. Louis Zebrabar Camping – Lago Rosa

14ª Etapa – 08/01/2013: Lago Rosa – Dakar


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks