| | | | | | | | |   

Loeb, Elena e Citroën terminam a época a vencer

12 November , 2012

Sébastien Loeb, Daniel Elena e a Citroën Total World Rally Team terminaram a época como a começaram: no degrau mais alto do pódio! As estatísticas registam que o Rali de Espanha assinala a 76ª vitória da dupla franco-monegasca, bem como a 90ª da Citroën no WRC. Regulares e com bom desempenho ao longo de todo o fim-de-semana, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen terminaram esta prova na 3ª posição. Desceu, assim, o pano sobre um ano excepcional para a Marca, que conquista o oitavo título de Construtores* e a primeira dobradinha no Campeonato do Mundo de Pilotos, graças a Sébastien Loeb, Campeão pela nona vez consecutiva, e Mikko Hirvonen.

Depois de conseguir uma vantagem de meio minuto sobre Jari-Matti Latvala no final da segunda etapa, Sébastien Loeb e Daniel Elena puderam abordar o último dia da temporada com alguma serenidade. As especiais de Riudecanyes, Santa Marina e La Serra d’Almos estavam praticamente secas, pelo que os DS3 WRC da Citroën Total World Rally Team calçaram pneus Michelin Pilot Sport da mistura mais dura para a primeira passagem.

Enquanto Dani Sordo dava espectáculo assinando os melhores tempos, Seb controlava a corrida, decalcando os tempos de Latvala. Após os primeiros 46 quilómetros do último dia, o Enea-Campeão do Mundo não tinha cedido mais de 2,3s ao perseguidor finlandês. “É verdade que o Dani está a andar muito depressa, provavelmente quer provar que ainda é rápido. No que me diz respeito, limitei-me a ter um bom ritmo e a não cometer erros. Correu tubo bem, mas não gosto muito de conduzir assim. Custa mais do que quando vamos totalmente ao ataque”, relatou Seb na assistência.

Da mesma forma, Mikko Hirvonen geria perfeitamente o seu 3º lugar face a Ott Tanak e Mads Ostberg. “A situação está sob controlo, temos mantido um ritmo constante ao longo da manhã. Apanhámos chuva na especial mais longa e o Tanak cometeu um pequeno erro, o que nos facilitou um pouco a vida. Não estou a correr riscos, mas estou aplicado”.

Nuvens carregadas cobriam a Costa Dourada e os Citroën partiram para a segunda ronda com uma mistura de pneus duros e macios. Na 16ª especial Sébastien Loeb perdeu quatro segundos, devido a um furo pouco antes do final. Esperada na 17ª classificativa, a chuva limitou-se a algumas gotas. Em situação delicada devido aos pneus calçados nestas condições, Seb e Mikko cederam uma boa parte da vantagem que tinham para os seus perseguidores! No entanto, restava apenas um troço de 4,11 km e a classificação não sofreu alterações nestes derradeiros quilómetros.

“Um grande obrigado a todos, estou muito satisfeito por terminar a temporada e praticamente a minha carreira com uma vitória”, confidenciou Seb à equipa via rádio. “Mais uma vez as condições metereológicas imprevísiveis não nos facilitaram a vida. É um sucesso que iremos saborear em conjunto. Obrigado, obrigado por tudo o que conquistámos juntos. Uma viragem de página, abrindo outra”.

Depois de terminar todos os ralis da temporada e pela 10ª vez no pódio, Mikko Hirvonen tinha, também ele, a sensação de dever cumprido. “Registámos de novo progressos no asfalto, que era um dos nossos objectivos para este fim-de-semana. O nosso primeiro Campeonato do Mundo com a Citroën fica agora para trás, penso que podemos estar satisfeitos com o que fizemos. Vamos agora projectar-nos rapidamente para 2013”.

“Este rali foi extremamente complicado, com um primeiro dia em terra que se desenrolou em condições que podemos classificar de imprevísiveis”, conclui Yves Matton, Director da Citroën Racing, “Esta etapa teve mais de sobrevivência do que de pilotagem. Vimos muitos concorrentes a cometerem erros, mas Seb e Mikko mostraram a sua inteligência na corrida para os evitar. Eles sabiam que estariamos confortáveis no asfalto e geriram a situação como deviam. Na terra e no asfalto, em piso seco e molhado, estamos muito satisfeitos por obtermos a 250ª vitória no WRC para a nossa parceira Michelin”.

*) Sob reserva da publicação oficial dos resultados por parte da FIA

Classificação Final (provisória)

1 S. Loeb / D. Elena Citroën DS3 WRC

4h14m29,1s

2 J.M. Latvala / M. Anttila Ford Fiesta RS WRC

+7,0s

3 M. Hirvonen / J. Lehtinen Citroën DS3 WRC

+1m46,8s

4 M. Ostberg / J. Andersson Ford Fiesta RS WRC

+1m56,4s

5 J. Nikara / J. Kalliolepo Mini JCW WRC

+16m07,9s

6 C. Breen / P. Nagle Ford Fiesta RS WRC

+18m10,4s

7 C. Atkinson / S. Prévot Mini JCW WRC

+19m14,7s

8 PG. Andersson/ E. Axelsson Proton Satria Neo S2000

+20m16,1s

9 D. Sordo / C. Del Barrio Mini JCW WRC

+25m40,6s

10 E. Novikov / I. Minor Ford Fiesta RS WRC

+25m46,6s

 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks