| | | | | | | | |   

A melhor despedida de Loeb tinha de ser uma vitória

11 November , 2012

Sébastien Loeb

Sébastien Loeb disse adeus ao campeonato do Mundo de ralis. Não é um adeus definitivo, mas em part-time. Isto porque, em 2013, e após nove títulos mundiais consecutivos, o piloto da Citroën vai competir em apenas algumas provas do WRC. No Rali da Catalunhas, o gaulês despedia-se da competição e o que seria melhor do que uma vitória? Nada.

Assim foi, Loeb deixou Salou, cidade espanhola onde se baseia a prova, com mais um triunfo, o 76º na sua riquíssima carreira. Mas não foi fácil. No início, o francês viu Mads Ostberg saltar para a liderança e cavar uma diferença que lhe dava esperanças para voltar a vencer, depois de ter sido o melhor em Portugal. Mas o norueguês errou na escolha de pneus no dia seguinte e nunca mais mostrou andamento capaz de acompanhar Loeb.

Este assumiu a liderança e controlou as operações para deixar Jari-Matti Latvala, que se despediu da Ford pois para o ano vai para a Volkswagen, ficar em segundo a sete segundos de diferença. A distância curta deve-se, essencialmente, a “uma escolha estranha de pneus”, contou Loeb no final. No terceiro lugar ficou Mikko Hirvonen, mas o finlandês perdeu quase dois minutos face ao seu líder de equipa.

“Queria muito ganhar este rali”, disse o campeão à chegada a pódio. Na quarta posição ficou Mads Ostberg, a apenas 9,6 segundos do último lugar do pódio. A partir daí, as diferenças são tremendas. Nikara, que acabou em quinto, perdeu mais de um quarto de hora para Loeb e Craig Breen, o melhor S2000, ficou a 18m10s do primeiro. 

Chris Atkinson e Per-Gunnar Andersson foram sétimo e oitavo, respectivamente, enquanto Dani Sordo, que teve uma saída de estrada no primeiro dia e problemas mecânicos no Mini no segundo, acabou por se mostrar muito rápido. Com vários triunfos em especiais durante a última etapa, o espanhol deixa o Rali da Catalunha como o piloto com mais triunfos em troços e o nono lugar na classificação.

A fechar o lote dos lugares pontuáveis ficou Evgeny Novikov, que também teve vários problemas ao longo da competição. Nota, ainda para a participação de duas portuguesas. Paulo Freire chegou ao final no 39º posto e João Fernando Ramos concluiu o Rali da Catalunha na 46ª posição.

O WRC vai, agora, de férias. O campeonato regressa no início do próximo ano, com o Rali de Monte Carlo.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks