| | | | | | | | |   

Rali da Catalunha: Fim de festa em Espanha

6 November , 2012

Cabe ao Rali da Catalunha a honra de fazer descer o pano sobre o Campeonato do Mundo de Ralis 2012, encerrando a última temporada a tempo inteiro de Sébastien Loeb e Daniel Elena. Para a Citroën Total World Rally Team este momento marca, sem dúvida, o fim de uma era, pontuada por nove títulos mundiais de pilotos consecutivos para a dupla franco-monegasca. Dessa forma, Seb e Daniel vão procurar terminar o ano em beleza na Catalunha, tal como os seus companheiros de equipa, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, os recentes vencedores do Rali de Itália.

Presente no calendário desde 1991, o Rali da Catalunha terá pela primeira vez a honra de encerrar o Campeonato do Mundo de Ralis. Mesmo com os títulos já entregues, a prova deverá ainda assim manter o espírito de festa, graças ao entusiasmo do público catalão. O rali irá manter a estrutura mista que é adoptada desde 2010, com a primeira etapa a realizar-se em pisos de terra e as duas seguintes em asfalto. Entre as novidades para a edição de 2012 destacam-se a cerimónia de partida, que se realizará na noite de quinta-feira em Barcelona, e uma especial desenhada junto ao parque de assistência sito na estância balnear de Salou.

Depois de Sébastien Loeb, Daniel Elena e Citroën terem conquistado os títulos no Rali de França, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen garantiram o vice-campeonato com a vitória na Sardenha. Mesmo se Loeb e Hirvonen estão habituados a ficarem nos dois primeiros lugares no fim da temporada, esta dobradinha no Campeonato do Mundo de Pilotos é uma novidade para a Marca.

Tal como em Itália, as duas duplas da Citroën têm apenas a vitória como objectivo. Invencíveis na Catalunha desde 2005, Seb e Daniel contam com sete triunfos consecutivos, razão mais que suficiente para serem apontados como favoritos. “Como na Sardenha penso que partiremos todos ao ataque para procurar vencer. Não venho para terminar em quarto ou quinto, o Mikko também não e, tal como nós, vai querer fechar o ano com um bom resultado. Mesmo com os títulos entregures vai ser interessante”, antevê Sébastien Loeb. Na altura em que se prepara para completar a última temporada completa, o enea-campeão do mundo mostra-se ainda assim sereno. “Certamente que é uma página que se vai virar este fim-de-semana. Estarei à partida em Monte Carlo na primeira prova de 2013, mas não será a mesma coisa. Não penso que vá melancólico ou triste, uma vez que a minha decisão de deixar os ralis a tempo inteiro não significa o fim da minha carreira desportiva. Juntamente com a Citroën estamos a preparar a revelação dos próximos desafios e estou impaciente. Por agora vamos tentar ganhar o Rali da Catalunha!”

No pódio na Alemanha e em França, Mikko Hirvonen espera, pelo menos, repetir o resultado no fecho da época 2012: “O meu objectivo é dar um novo passo para me aproximar do Sébastien. Se conseguir bater-me com ele – mesmo que seja pouco – isso significará que dei um grande passo em frente. Estivemos no bom caminho em França e vamos continuar a trabalhar. Esta semana, por exemplo, passei um dia ao volante de um monolugar para melhorar a travagem e as trajectórias”.

“Depois de conseguirmos nove vitórias e cinco dobradinhas ao longo da época, as nossas duplas têm ‘carta branca’ para melhorar estes resultados da Citroën”, acrescenta Yves Matton, Director da Citroën Racing. “A Catalunha é evidentemente um dos terrenos de jogo favoritos do Seb, mas todos queremos ver qual foi o progresso do Mikko desde o último rali. Conseguir a vitória seria um motivo de alegria maior por se tratar do 250º triunfo da nossa parceira Michelin no WRC”. 


por:

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks