| | | | | | | | |   

Renault e Caterham anunciam parceria para a concepção e produção de automóveis desportivos

5 November , 2012
A Renault e o Grupo Caterham, que partilham a mesma paixão e know-how em torno dos automóveis desportivos, de série e de competição, anunciam hoje a união das suas forças em torno de um projecto comum: conceber, desenvolver e produzir modelos desportivos.
Estes modelos que serão distintos e diferenciadores integrarão o ADN da Alpine e da Caterham Cars, a divisão de automóveis do grupo Caterham, e serão produzidos na unidade da Alpine em Dieppe (França)
O grupo Caterham terá 50% do capital da sociedade Automobiles Alpine Renault, que é detida, actualmente, a 100% pela Renault SAS. A Sociedade Automobiles Alpine Caterham resultante desta parceria será criada em Janeiro de 2013.

Para Carlos Ghosn, Presidente Director-Geral do Grupo Renault:

 « Esta parceria com a Caterham concretiza uma ambição antiga: a criação de um modelo desportivo com o ADN da Alpine

Para Tan Sri Tony Fernandes, Presidente do Grupo Caterham :

«Eu não sentia este entusiasmo face a um novo projecto desde que criei a AirAsia em 2001 e quero agradecer a Carlos Ghosn, Carlos Tavares e a todos os membros da nossa nova família que é a Renault pela confiança que demonstraram no grupo Caterham com a criação desta parceria. Nós conhecemos os mercados, e muito particularmente o mercado Asiático, e esta é uma oportunidade para reproduzir o modelo da AirAsia e oferecer aos clientes o acesso a produtos sedutores e acessíveis que associam o nosso envolvimento da Fórmula 1 e a nossa tecnologia para que eles possam concretizar os seus sonhos».

Para Carlos Tavares, Director-Geral Delegado para as Operações do Grupo Renault: «A ambição de fazer reviver a Alpine estava condicionada à nossa capacidade para encontrar um parceiro que permitisse assegurar a rentabilidade desta aventura. Hoje, e graças a esta parceria com o grupo Caterham, podemos entrar numa nova fase : a de conceber um automóvel com a essência da marca Alpine e capaz de inflamar paixões. Este automóvel poderá ver o dia daqui por 3 ou 4 anos».

Para Dato Kamarudin Meranun, Vice-Presidente do grupo Caterham

«A Fórmula 1 foi sempre o nosso ponto de entrada no sector automóvel. O projecto inicial de desenvolver uma parceria com a Lótus foi posto de parte mas nós temos agora uma oportunidade ainda melhor para Caterham Cars. Esta aliança com a Renault oferece à Caterham Cars a oportunidade de realizar a próxima etapa do seu desenvolvimento em que uma marca de nicho altamente respeitada se torna um actor importante no mercado automóvel mundial».

A ambição de desenvolver automóveis desportivos

Na sequência de um estudo, realizado em conjunto pela Renault Sport Technologies e pela Caterham Technology & Innovation (CTI – especialista em engenharia e consultora de tecnologia do grupo Caterham), sobre o desenvolvimento conjunto de um automóvel desportivo, a Renault e a Caterham irão conjugar as suas competências para alargar o seu posicionamento no mercado de automóveis desportivos. Cada uma das marcas tem por objectivo o de lançar o seu próprio modelo daqui por 3 ou 4 anos.

Uma parceria inovadora no quadro de uma sociedade comum

– A Renault e o grupo Caterham colocarão as suas competências técnicas ao serviço do desenvolvimento de futuros produtos através da criação de um Departamento de Engenharia comum. Os investimentos necessários nos domínios da engenharia e da produção serão partilhados a 50% – 50%..

– A Sociedade Automobiles Alpine Caterham ir-se-á apoiar no know-how da Renault, da Renault Sport Technologies e da CTI para o desenvolvimento dos futuros produtos.

Partilha de valores baseados na paixão pelo desporto automóvel

Alpine : Jean Rédélé, piloto, homem de negócios e pioneiro do automóvel, fez nascer a Alpine em 1955. A aventura industrial começou com o modelo A106 coach, que tinha por base a plataforma e o motor do Renault 4 CV. O ADN da Alpine repousava na agilidade proporcionada pela leveza e pelas performances envolvidas em linhas fluidas O sempre actual A110  – que celebra os seus cinquenta anos – é, provavelmente, o mais icónico dos representantes. 

Durante a sua existência, a Alpine vendeu 30 000 automóveis desportivos de estrada e contribuiu assim, durante várias décadas, para a paixão desportiva da marca Renault. Campeã do mundo de ralis em 1973, e nas 24 horas de Le Mans em 1978, a Alpine tem, no seu palmarés inúmeras vitórias e faz parte das marcas míticas do desporto automóvel.

Caterham Cars : O ADN presente nos Caterham remonta aos anos cinquenta, altura em que foi concebido o primeiro modelo: o Seven. Desde essa altura que a Caterham Cars inspira a paixão e a emoção incorporando a essência daquilo que deve ser um automóvel desportivo. É esta filosofia, até hoje intacta, que levou a Caterham Cars a incarnar o conceito de « Fun Accessible » aos olhos de todos os clientes de automóveis desportivos em todo o mundo.

Em cada fim-de-semana, mais de um milhar de pilotos tripulam automóveis Caterham em circuitos em todo o mundo. Ao capitalizar sobre a sua herança na competição e nos modelos de estrada, a Caterham cars, adicionando as competências, poderá criar um modelo Caterham de maior potencial. Este novo modelo, manterá o ADN do Seven e será fabricado em Dartford, no Reino-Unido.

A fábrica da Alpine no coração da parceria

No quadro da parceria entre a Renault e o grupo Caterham, a fábrica de Dieppe irá ocupar um lugar central uma vez que será nesta unidade que serão produzidos os futuros modelos desportivos da Renault e da Caterham. A fábrica da Alpine em Dieppe está, actualmente, dedicada à fabricação dos modelos desenvolvidos pela Renault Sport Technologies, quer sejam modelos de série (Clio R.S.) como de competição.

Esta unidade, que é a fábrica histórica da marca Alpine, foi construída em 1969 e está vocacionada para a montagem de automóveis desportivos, a montagem e a venda de automóveis de competição e a venda de peças para modelos de competição. A sua flexibilidade e capacidade de adaptação tornam-na na unidade ideal para a produção de modelos de mais pequenas séries.

A Renault e a Renault Sport

Desde a vitória de Louis Renault no Paris-Trouville em 1899, que a cultura e a história da Renault estão estreitamente ligadas ao desporto automóvel onde a Renault é, no dias de hoje, um dos principais actores através das suas filiais Renault Sport F1 e Renault Sport Technologies. Nos últimos 35 anos a Renault é a marca que ganhou mais títulos na F1 (9 títulos de pilotos e 10 títulos de construtores). A Renault é igualmente o primeiro fabricante, a nível mundial, de monolugares com os Fórmula Renault 2.0 e Fórmula Renault 3.5, sem esquecer, ainda, os modelos de rali. A Renault Sport Technologies colocou todo o seu know-how ao serviço da concepção e fabricação da gama Renault Sport. As versões GT e R.S. do Twingo, Clio e Megane são amplamente reconhecidas pelas suas performances e pelo seu comportamento. Em paralelo, a Renault dá acesso gratuito ao desporto automóvel através dos World Series by Renault (WSR). A Renault, com as suas marcas Dacia e Renault Samsung Motors, emprega, em 118 países no mundo, 128 000 colaboradores com um total de mais de 2,7 milhões de automóveis vendidos em 2011.

A Caterham, Caterham Cars e CTI

O grupo Caterham é a sociedade mãe que agrupa várias empresas especializadas no automóvel, na competição e na tecnologia e inovação e, das quais fazem parte a Caterham Cars, Caterham Technology & Innovation, Caterham F1 Team e Caterham Composites.

A Caterham Cars é um construtor especializado em automóveis desportivos e reconhecido em todo o mundo pelos seus modelos de elevadas performances, leves e concebidos com uma enorme precisão. As especificações de todos os modelos da Caterham baseiam-se numa filosofia simples: o casamento entre uma carroçaria ligeira, com um motor potente e um comportamento e uma pilotagem intuitivos. A empresa apoia-se na sua unidade de produção em Dartford, Kent (Reino-Unido), e numa rede mundial de revendedores.

A Caterham Technology & Innovation (CTI) é uma empresa especializada em engenharia, em particular no desenvolvimento de arquitecturas originais para automóveis, de motores de elevadas performances, de materiais avançados e em tecnologias industriais. As equipas da CTI realizam projectos de ponta, para sociedades externas ao grupo, nos sectores automóvel e aeroespacial. A sede da empresa está situada em Hingham, Norfolk, no Reino-Unido.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks