| | | | | | | | |   

Baja Portalegre 500: Vitória Brasileira no T2

4 November , 2012

Conquistar a Baja Portalegre é um dos grandes desafios do cross country mundial, nesta edição a participação brasileira impressionou os concorrentes e garantiu importantes resultados dentre os melhores do mundo.

Quando se diz no Brasil que uma competição de um dia é pesada, é porque ainda não conheceram a Baja Portalegre. Toda a sua estrutura montada para 3 dias de evento se resume a um dia de ação e outro de emoção. O prólogo de ontem foi só um aquecimento de motores, e a prova de hoje, com duas especiais ( a 1ª com 145.19km e a 2ª com 240.53), mostrou que a parceria da terrinha com São Pedro, a regar o caminho com chuva incessante, é off road em seu estilo mais agressivo.

A região do Alentejo, no sul de Portugal, tem como características principais sua beleza suave, com muito verde, riachos e estradinhas de terra batida que sobem, descem e serpenteiam sua área, por vezes montanhosa. E se cada parte dessa beleza de lugar parece que foi feita para te encantar, atente: quando chove, a lama torna trechos simples em puro escorrega. Pedras estão ali para tentar não deixar ninguém passar e, quando não conseguem, fazem carros “quicar” feito bolinha de tênis. As estradinhas de terra, por vezes, fazem parecer que você não está no controle. Agora some a tudo isso muita velocidade, escolha os pontos mais radicais, avise a cidade e sinta-se no Baja Portalegre.

Dupla Vitória Nacional
Marcos Moraes e Du Sachs fizeram um prova de gigantes. Competindo na T2, categoria de entrada do campeonato mundial, levaram um carro de produção em série ao 6º lugar geral dentre os 38 carros FIA. Venceram as duas especiais disputadas, cruzaram o pórtico de chegada vitoriosos e no deslocamento final uma pane elétrica os fez perder preciosos 9 minutos, que deram o título de Campeão Mundial de Rally Cross Country a outra dupla brasileira, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. ” Esta foi uma prova incrível! Fizemos tudo certo e conquistamos na pista o Baja Portalegre. Mas, a regra diz que há um tempo máximo para entrarmos com o carro no parque fechado que encerra a prova e, infelizmente, não conseguimos chegar a tempo. Por outro lado, estamos muito felizes com a conquista do Varela e do Gustavo, que foram para todas as etapas do mundial, representaram o Brasil com muito empenho e agora são campeões mundiais. Eles estão de parabéns”, disse Marcos Moraes, ao ser informado sobre a penalização que lhe tirou a vitória.

Estréia em grande estilo
Lucas Moraes, que neste Baja competiu ao lado do português Antonio Saraiva, estreou em uma das mais difíceis provas do circuito mundial com um 2º lugar na categoria T1 Nacional. Festejado inclusive pelos portugueses que o saudavam na chegada, ele começou em grande estilo sua trajetória no cross country internacional. “Eu realmente não tinha uma noção exata de quão pesada e desafiadora era esta competição. Estou muito feliz com meu resultado e mais ainda com a receptividade de todos aqui. Competi em um time português, cercado de pessoas super dedicadas e engajadas em me dar as melhores condições possíveis de fazer uma boa performance e aí está o resultado”, comemorou ele, que dentre os brasileiros, mais um vez fez o melhor tempo do dia. “Também faço questão de parabenizar o Varela e o Gugelmin pelo título Mundial, foi um trabalho sensacional”, conclui Lucas.

Resultados
Classificação, FIA, Baja Portalegre 500:

1º Miroslav Zapletal/Maciek Marton, Hummer H3EVO, 5h46m28s.
2º Rui Sousa/Carlos Silva, Isuzu D-Max, a 21s.
3º Boris Gadasin/Alexey Kuzmich, G-Force Proto, a 2m13s.
4º Zdenek Prizek/Marek Sykora, Hummer H3 EVO, a 11m41s.
5º José Dinis Lucas/Luís Tirano, Mitsubishi Pajero DiD, a 20m00s.
6º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero, a 28m44s.
7º Marcos Moraes/Du Sachs, Mitsubishi Pajero, a 29m48s.
8º João Cardoso/Luís Marques, Nissan Navara, a 35m23s.
9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça, Nissan Pathfinder, a 43m39s.
10º Edgar Condenso/Nuno Silva, Isuzu D-Max, a 53m24s.

Resultado final, Categoria T2 FIA
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero.
2º Marcos Moraes/Du Sachs, Mitsubishi Pajero.
3º João Cardoso/Luís Marques, Nissan Navara.

Classificação no evento nacional da Baja Portalegre 500:
1º Fernando André/Mário Feio, Renault Mégane Proto, 6h02m08s.
2º Lucas Moraes/António Saraiva, Mitsubishi Pajero DiD, a 10m17s.
3º João Rato/Filipe Martins, Mazda BT 50, a 44m42s;



por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks