| | | | | | | | |   

Desafio Total/Mazda: João Rato vence lotaria

3 November , 2012

Saiu a João Rato a“sorte grande” na lotaria habitual que é a Baja Portalegre 500, ao vencer a quarta prova do Desafio Total/Mazda 2012, depois de Durval Costa, que dominou a corrida até ao último CPH ter saído de estrada e danificando o eixo traseiro. Apesar deste desaire, o piloto de Moura conquistou o segundo lugar, amealhando os pontos suficientes para que José Motaco garantisse pela segunda vez consecutiva o titulo de navegadores – ele que em 2011 já tinha ganho, mas ao lado de João Rato, festejando também em Portalegre.

“Assegurámos a terceira vitória e este resultado faz com que cheguemos á última prova, uma vez mais em excelentes condições de lutar pelo título,” revelou João Rato à chegada ao final de uma prova que considerou “muito dura e com uma gestão tremendamente complicada. A minha equipa realizou um trabalho muito importante no terreno e isso permitiu-me atacar na altura certa e assegurar mais um bom resultado.”

Depois de ter rodado a quase totalidade da prova destacadamente na frente, Durval Costa viu-se relegado para o segundo lugar já quase ao cair do pano. Uma crise de travões já o havia penalizado a meio do dia, e na fase final uma saída devido a uma repetição deste problema, danificou bastante a BT-50 e afastou-o da vitória: “Foi uma prova muito dura onde o problema maior que tivemos foi mesmo isto dos travões que acabou por me atrasar e impedir de chegar à vitória.”

Este ano a acompanhar Durval Costa, José Motaco revalidou aqui em Portalegre o título de navegadores, conquista que o homem de Alter do Chão considerou “muito suada e, este ano ainda mais do que em 2011. Não posso deixar de sublinhar a notável evolução do Durval e destacar o apoio dos nossos patrocinadores e do trabalho levado a cabo pelo João Cunha, responsável pela preparação do nosso carro.”

Com uma prova muito calculista, Rui Lopes garantiu o primeiro pódio da temporada: “Apanhei uma série de sustos, fruto das terríveis condições em que a prova se disputou. A minha equipa está de parabéns pelo excelente trabalho realizado num evento muitíssimo complicado como é sempre a Baja de Portalegre.”

Apesar de uma série de percalços – de manhã a falha do alternador e à tarde problemas com a caixa de transferências –  Bruno Oliveira conseguiu terminar e foi quarto entre os concorrentes do Desafio Total/Mazda. Logo atrás ficou Carlos Pinto que numa prova em que furou por quatro vezes logrou assegurar o quinto posto final no Desafio. Miguel Paião, que jogava em Portalegre uma importante cartada na luta pelo título viu-se relegado para o sexto posto final devido a problemas de transmissão, mas também na sequência de uma saída de estrada que o deixou “pendurado” num morro…

Menos bem correram as coisas para o lado de Etelvino Carvalho, que se viu impossibilitado de terminar devido à quebra de uma transmissão, tendo o piloto de Portalegre sido o único do Desafio Total/Mazda que não cruzou a meta.

A verdade é que o Desafio Total/Mazda segue para Fronteira com o título por decidir, sendo que serão seis os pilotos com possibilidades matemáticas de vencer a competição, dado que em disputa na prova de resistência organizada pelo ACP está um máximo de 50 pontos e a diferença entre primeiro seis classificado é de 45!

 

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Baja Portalegre 500

Classificação da Super Especial:

1º João Rato/Filipe Martins                               6h45m50s

2º Durval Costa/José Motaco                           7h07m57s

3º Rui Lopes/Francisco Cabral                         7h13m15s

4º Bruno Oliveira/Vania Paim                            7h39m09s

5º Carlos Pinto/Jorge Amaral                            7h42m44s

6º Miguel Paião/Gil Brito                                     8h20m52s

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 4 provas

Pilotos: 1º João Rato, 75 pontos; 2º Durval Costa, 57; 3º Miguel Paião, 51; 4º Carlos Pinto, 46; 5º Etelvino Carvalho, 40; 6º Bruno Oliveira, 30; 7º Rui Lopes, 23; 8º Pedro Barroco, 18;

Navegadores: 1º José Motaco (Campeão 2012), 57; 2º Gil Brito, 51; 3º Jorge Amaral, 46; 4º Nuno Gonçalves, 40; 5º Vânia Pain, 30; 6º Filipe Martins, Paulo Torres e Paulo Marques, 25; 9º Francisco Cabral, 23; 10º Luís Ferreira, 18


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks