| | | | | | | | |   

Novo Renault Clio: Vai lembrar-se para sempre da primeira vez…

24 October , 2012

A emoção, a surpresa, a euforia, o encanto, a intensidade, a paixão… A primeira vez chega a ser desconcertante. Raros são os acontecimentos que despertam sentimentos tão exclusivos e arrebatadores, mas há criações que têm esse dom. Por serem marcantes, apaixonantes, sensuais. O novo Renault Clio faz parte desse clube de elite. Mas não apenas pela roupagem exterior…

No novo Renault Clio, o habitáculo moderno, os equipamentos tecnológicos e os motores económicos são a razão da excelência do design exterior. Um autêntico concentrado de emoções, mas também de… racionalidade. Afinal, os preços continuam referência no segmento.

Também para o Renault Clio a primeira vez foi marcante e memorável. Em 1990, herdou o legado de um dos mais emblemáticos e bem sucedidos modelos da história da indústria automóvel: o incontornável Renault 5! Mas apesar do peso da responsabilidade, o Clio rapidamente afirmou-se no mercado e, desde a primeira hora, como grande referência daquele que é “apenas” o mais representativo e competitivo segmento da Europa: o segmento B.

As razões da história de sucesso são várias. Ao longo de 22 anos, o Renault Clio não se acomodou às linhas agradáveis, ao espaço interior, ao conforto, à fiabilidade e à economia. Foi bem mais ambicioso, quebrou barreiras. Não se assumiu como uma proposta apenas para a família e os ímpares Clio Williams, Clio V6 e Clio R.S. são paradigmáticos disso mesmo. Orgulha-se de ser o único modelo que, até hoje, conquistou o título de “Carro do Ano” em duas ocasiões (1991 e 2006) e tem a honra de ter democratizado equipamentos de segmentos superiores, como o rádio com mostrador no painel de bordo, o ar condicionado automático, o sistema de navegação e o cartão mãos-livres. Sim, foi num Clio a primeira vez de muitos milhões com esses equipamentos, que ainda hoje nem são assim tão comuns.

Mas a saga promete continuar e o número de 11,5 milhões de unidades comercializadas em mais de uma centena de países – a escassas centenas de atingir os 400.000 só em Portugal! – corre o risco de se tornar quase inexpressivo, face à expectativa e ao interesse que está a suscitar a chegada da quarta geração.

Sim, há um novo Clio, mas um Clio que não é “apenas” novo. Um Clio com design, personalidade, tecnologia, inovação e qualidade. Um Clio arrebatador nos mais diversos aspectos, que quebra barreiras, que inova, que encanta… O melhor Clio de sempre.

Design apaixonante

A primeira vez com o novo Renault Clio tem tudo para ser memorável… O primeiro contacto visual resulta em amor à primeira vista. O design com assinatura do holandês Laurens van den Acker é sensual, emocional. As linhas são harmoniosas e para isso em muito contribui o facto de, em relação à geração anterior, ser 35mm mais comprido, 45 mm mais baixo, ter as vias mais largas (entre 34 a 36mm) e uma maior distância entre eixos (mais 14mm). Ou seja, o novo Clio ganhou não apenas na harmonia das proporções, mas também nas dimensões.

Mas se é difícil resistir ao desenho da carroçaria, para isso também muito contribuem um sem número de pormenores: desde o logotipo de grandes dimensões colocado na grelha dianteira sobre um fundo negro brilhante, as ópticas com contornos cromados, os faróis diurnos LED e a discreta integração das pegas das portas traseiras no pilar. Um pormenor que confere uma salutar imagem desportiva, por transmitir a ideia que se trata de uma carroçaria de três portas.

Ainda no que toca ao exterior, sublinhe-se que o novo Clio será comercializado com oito cores diferentes – nomeadamente o já emblemático Vermelho Chama – e com três diferentes personalizações: Elegant, Sport e Trendy. Cada uma com diferentes declinações nas capas dos retrovisores, na saia do pára-choques traseiro, nas protecções inferiores das portas, nas jantes e, também, na decoração do tejadilho.

Interior moderno, tecnológico e… personalizável!

Mas não é só no exterior que o novo Clio é personalizável. No habitáculo são múltiplas as possibilidades de personalização que se deparam ao cliente. Do painel de bordo, aos painéis das portas, ao volante, às pegas, à alavanca da caixa de velocidades, às molduras dos arejadores, aos tecidos dos bancos, tudo é passível de personalização, de acordo com o sentido estético e traços de personalidade do cliente. Mas com a certeza das personalizações terem de ficar definidas no acto da encomenda, de modo a serem processadas ainda em fábrica, com tudo o que isso representa em termos de garantia.

Independentemente dos “caprichos” de cada um, a realidade é que, mesmo na sua configuração base, são muitos os pormenores que conferem uma salutar individualidade ao novo Clio. Exemplos disso mesmo: o desenho único do painel de bordo com velocímetro digital, o ecrã táctil de 7 polegadas (18 centímetros) colocado ao centro, as diferentes cores, bem como as aplicações de cromados e preto brilhante em várias zonas. No fundo, detalhes que contribuem para a sensação de qualidade, modernidade, ergonomia e conforto a bordo.

Equipamentos tecnológicos

Apesar do R-Link só estar disponível a partir do início de 2013, o novo Clio não está refém de equipamentos tecnológicos e o MEDIA NAV é sintomático disso mesmo. Um sistema que assenta num ecrã táctil de 7 polegadas (18 centímetros) e que inclui o rádio e a tecnologia Bluetooth®, bem como entradas USB ou jack para ligar aparelhos portáteis. O MEDIA NAV integra, também, a navegação Nav N Go com afixação em 2D ou em 3D (Birdview). Sublinhe-se que o rádio é o Renault Bass Reflex, um novo sistema sonoro – disponível em todas as versões – que tem a particularidade de restituir as baixas frequências, na perfeição, sem distorção do som. O som tem a qualidade de restituição de uma coluna de 30 litros, mas num equipamento de apenas 3 litros.

Ainda no que toca a equipamento, destaque para duas funcionalidades determinantes para a redução dos consumos e das emissões de CO2: o modo ECO (eco-condução) que, uma vez activado, permite reduzir os consumos até 10% e os indicadores do estilo de condução (verde, amarelo, laranja) e de passagem de caixa no painel de bordo, com o objectivo de ajudar os condutores a adaptar a condução e a optimizar os consumos.

Refira-se que o novo Clio vai ser comercializado, ainda este mês (Outubro), com três níveis de equipamento Confort, Dynamique S e Luxe e qualquer um deles com o sistema Stop & Start, o auxílio ao arranque em subida, o ESP, a iluminação LED, o regulador de velocidade e o cartão mãos-livres como equipamento de… série!

Motores económicos e também… tecnológicos!

O Novo Renault Clio propõe uma renovada gama de motores a gasolina e Diesel, que aliam os reduzidos consumos ao prazer de condução. Mas apesar dos blocos TCe 120 EDC (caixa de dupla embraiagem Efficient Dual Clutch) e o 1.6 Turbo 200 EDC só estarem previstos para o primeiro trimestre de 2013, o novo Clio chega ao mercado com duas grandes novidades. Dois motores distintos, mas curiosamente com potências e desempenhos em comum. O que os diferencia? Um bloco é diesel e outro é a gasolina. O que têm em comum? Os 90 cavalos de potência, para além de valores de consumo e emissões de CO2 referência na categoria, mas sem prejuízo das performances e do prazer de condução.

Quanto ao novo motor Energy 1.5 dCi 90, destaque para o facto de incorporar o conjunto de novas tecnologias da família Energy (sistema Stop & Start, EGR de baixa pressão e gestão térmica, etc…) que contribuem para os recordes de consumo de 3,2 l / 100 km (em ciclo misto) e emissões de CO2 também recorde de apenas 83g/km. Ou seja, valores incontornáveis no segmento, num bloco com 90 cavalos e com um binário de 220 Nm (+20 Nm que o dCi 90 que equipa o Clio III) disponível a partir das 1.750 rpm.

Já em relação ao Energy TCe 90 – o pequeno prodígio da gama – o Novo Clio é o primeiro modelo da Renault a ser equipado com este revolucionário motor a gasolina de três cilindros turbo de 899 cm3 de cilindrada, que possui as mesmas performances de um bloco atmosférico de 1.4 litros. Com um turbo de baixa inércia, reivindica 90 cavalos e 135 Nm de binário às 2.000 rpm. Números que impressionam, até pelo facto de 90% do binário estar disponível entre as 1.650 e as 5.000 rpm. Ou seja, a par de um elevado prazer de condução, o Clio Energy TCe 90, reivindica (também) consumos recorde de 4,3l / 100km (ciclo misto) e emissões de CO2 de apenas 99g/km. Uma diminuição de 25% nos consumos e nas emissões de CO2, em comparação com o motor 1.2 75 cv que é substituído.

A qualidade e a segurança nos genes

O Novo Renault Clio possui todos os standards da Renault: um automóvel com um preço acessível e com um nível de qualidade de referência, sem nada a invejar em relação a automóveis de segmentos superiores ou mais onerosos. O Novo Renault Clio recupera e optimiza a plataforma B da Aliança para oferecer níveis de conforto, comportamento dinâmico, maneabilidade e acústicos sem paralelo.

Em termos de segurança, o Novo Renault Clio tem a responsabilidade de suceder ao Clio III, que foi o primeiro modelo do segmento B a conquistar 5 estrelas no “crash-test” Euro NCAP, em 2005.

A inovação tecnológica até no acto de escolha

Com o Novo Clio a Renault inaugura, no seu sítio, um novo tipo de configurador que permite criar, com total realismo, o Clio á medida dos gostos e desejos de cada um. Cores, personalizações, jantes… Todas as configurações possíveis são passíveis de serem testadas em ambiente 3D e visualização 360º, quer no exterior quer no interior. Uma vez escolhido o “seu” Clio, o cliente pode editar um catálogo exclusivo, relativo, apenas, ao automóvel que acabou de escolher. E, com esta informação, fazer a encomenda do “seu” Clio no seu Concessionário Renault.

O novo configurador do Clio está disponível no site www.renaul.pt .

Em Portugal a partir de 26 de Outubro 

Quanto a preços, o Novo Renault Clio será comercializado, a partir do próximo dia 26 de Outubro, a partir dos 13.800€ (Energy TCe 90 Confort), enquanto a versão diesel de entrada de gama poderá ser adquirida por 17.300€. Preços bastante competitivos, independentemente do nível de equipamento ou das motorizações.

A exemplo da restante gama Renault, o Novo Clio é abrangido pelos 5 anos ou 150.000 quilómetros de Garantia Renault.

O fim de toda a nossa busca será chegar ao ponto onde começamos e conhecê-lo / vê-lo pela primeira vez“.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks