| | | | | | | | |   

Hirvonen e Lehtinen conquistam primeira vitória com a Citroën

22 October , 2012

Líderes desde a terceira especial do rali, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen não correram qualquer risco na curta etapa final do Rali de Itália. Depois de cinco segundos lugares consecutivos na Sardenha e oito pódios esta época, os finlandeses alcançaram a primeira vitória com o Citroën Total World Rally Team. Este triunfo permite a Mikko e Jarmo assegurarem o título de Vice-Campeões do Mundo de Ralis 2012.

Composta por duas passagens pela curta especial de Gallura (8,24km), a última etapa do Rali de Itália não oferecia um grande interesse competitivo, uma vez que as distâncias entre os quatro primeiros estavam bem definidas. Apesar da segunda passagem valer os pontos extra da Power Stage, foi de um modo defensivo que os concorrentes deixaram Olbia.

Com um minuto e meio de vantagem para o segundo classificado, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen ‘rolaram para cumprir calendário’, a expressão que melhor define o ritmo. Perdendo um bom punhado de segundos, os finlandeses não passaram por  nenhum sobressalto até final. Dessa forma encheram de alegria os membros do Citroën Total World Rally Team, que alcançou o nono triunfo desta temporada, em 12 ralis disputados.

“A primeira vitória do Mikko e do Jarmo com a Citroën figurava nos objectivos para este final de época”, assegura Yves Matton, Director da Citroën Racing. “Sentiamo-nos um pouco em dívida para com eles desde o Rali de Portugal e é uma grande alegria vê-los ganhar. Esta vitória não lhes foi oferecida de bandeja, já que eles tiveram de adoptar um ritmo forte desde a primeira especial e todas as outras equipas de ponta cometeram erros nesta batalha. Os últimos dias foram longos e desafiantes e tiveram de ultrapassar igualmente um dos terrenos mais difíceis da época. Depois de conquistarmos o título de Pilotos e de Construtores no Rali de França, fizemos o pleno com a conquista do Vice-Campeonato do Mundo por parte do Mikko. Falta-lhe apenas cumprir uma etapa na sua carreira e vamos procurar atingi-la em 2013!”

Já Vice-Campeões do Mundo em 2008, 2009 e 2011, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen reeditaram esse feito com a sua 15ª vitória no Mundial de Ralis, sendo que a última datava de 2011, na Austrália. “Estou realmente satisfeito com este resultado na minha primeira época na Citroën. Tenho terminado regularmente no pódio desde Fevereiro, mas estava a começar a ficar impaciente, por não chegar ao degrau mais alto. Depois de uma batalha  muito curta com o Sébastien, foi a paciência que me permitiu vencer. Estou contente por poder oferecer este momento à equipa, que tudo tem feito para facilitar a minha progressão. Temos trabalhado muito com o meu engenheiro nas últimas semanas e sinto que tenho subido todos os degraus, um após o outro. Estou impaciente para fechar a época em beleza em Espanha”.

Classificação Final 
1 M. Hirvonen / J. Lehtinen Citroën DS3 WRC 3h23m54.9s
2 E. Novikov / I. Minor Ford Fiesta RS WRC +1m20.6s
3 O. Tanak / K. Sikk Ford Fiesta RS WRC +2m21.1s
4 M. Ostberg / J. Andersson Ford Fiesta RS WRC +3m42.9s
5 S. Ogier / J. Ingrassia Skoda Fabia S2000 +4m27.5s
6 C. Atkinson / S. Prévot Mini JCW WRC +5m22.2s
7 A. Mikkelsen / O. Floene Skoda Fabia S2000 +6m12.5s
8 M. Prokop / Z. Hruza Ford Fiesta RS WRC +9m29.3s
9 P. Solberg / C. Patterson Ford Fiesta RS WRC +9m52.3s
10 L. Pedersoli / M. Romano Citroën DS3 WRC +20m35.6s
18 T. Neuville / N. Gilsoul Citroën DS3 WRC +31m36.8s

Classificação Mundial Pilotos
1º Sébastien Loëb, 244 pontos; 2º Mikko Hirvonen, 198; 3º M. Ostberg, 137; 4º J.M. Latvala, 133; 5º P.
Solberg, 124; 6º E. Novikov, 87; 7º T. Neuville, 53; 8º O. Tanak, 52; 9º M. Prokop, 46; 10º S. Ogier 41;

Classificação Mundial Construtores
1º Citroën Total World Rally Team, 413 pontos; 2º Ford WRT, 277; 3º M-Sport Ford WRT, 170; 4º Adapta
WRT, 83; 5º Citroën Junior WRT, 72; 6º Qatar WRT, 69; (…).


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks