| | | | | | | | |   

Emocionante vitória da Toyota Racing na prova Japonesa

16 October , 2012

A Toyota Racing venceu as 6 horas de Fuji numa prova muito competitiva, depois de ter conquistando a Pole Position em frente aos fãs Japoneses. Este feito assegura a segunda vitória no Campeonato Mundial de Endurance FIA – WEC.

O TS 030 Hybrid #7 foi o mais rápido em todas as sessões oficiais (com exceção de 1 das 3 sessões de treinos livres) com os pilotos Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima registanto ainda a volta mais rápida, demonstrando a rapidez do híbrido Toyota ao longo de toda a corrida.

A vitória por 11.22 segundos de diferença para o 2º classificado conferiu ao Kazuki Nakajima a honra de terminar uma prova de resistência por um piloto japonês, situação que já não acontecia desde 1992 quando Hitoshi Ogawa venceu o Campeonato Mundial de Carros Desportivos com o Toyota TS 010 em Monza.

Esta é a terceira vitória para a Toyota depois da vitória em Monza e já na época 2012, em São Paulo.

A competitividade e rapidez do Audi #1 conduziu a uma vitória mais emotiva para a Toyota Racing, suportada por todos aqueles que trabalham no centro técnico da Toyota, em Higashi-Fuji, situado a apenas alguns quilómetros do circuito e onde foi desenvolvido o sistema TOYOTA HYBRID – Racing.

A Toyota liderou desde o início da corrida com o Alex a partir da primeira posição da grelha, a segunda vez nesta época, mantendo a vantagem logo na primeira curva. Ao dispor de 300 cavalos proporcionados pelo sistema TOYOTA HYBRID – Racing, o piloto conseguiu uma vantagem extra importante para ganhar terreno face ao restante pelotão.

A batalha com o Audi #1 seguiu-se mesmo depois da primeira paragem para troca de condutores. Nicolas passou para os comandos ainda na liderança, mas a cerca de duas horas de corrida o TS030 Hybrid #7 apanhou trafego e numa situação em que teve de alargar a trajetória caiu para segunda posição.

Com o segundo turno de condução, Nicolas regressou à liderança numa batalha intensa com o Audi, tendo posteriormente passado o volante para Kazuki, sensivelmente a meio da corrida.

Após um período do Safety car em pista, que criou uma pista isenta de trafego, Kazuki aproveitou para realizar as voltas mais rápidas da corrida.

Mantendo um ritmo extremamente elevado para assegurar a vitória e completando um gigante turno de condução de quase 3 horas, manteve a velocidade, terminando em primeiro lugar.

No momento do pódio, Takeshi Uchiyamada, vice chairman da Toyota Motor Corporation, responsável pelo Toyota Prius e pelo pioneirismo da tecnologia híbrida, celebrou juntamente com os pilotos esta vitória.

A oitava e última prova do Campeonato Mundial de Endurance FIA 2012 vai ter lugar no circuito de Shangai, a 28 de Outubro. Alex e Nicolas vão partilhar a condução do TS 030 Hybrid #7, uma vez que Kazuki vai competir no Campeonato Super GT em Motegi. 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks