| | | | | | | | |   

O Opel a gasóleo mais económico de sempre consome apenas 3,3 l/100 km

15 October , 2012

O Opel Corsa está ainda mais económico e amigo do ambiente. A versão Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX de 95 cv de potência recebeu várias evoluções projetadas pela equipa de engenharia da Opel que permitem, na variante de carroçaria de três portas, baixar o consumo de gasóleo para apenas 3,3 l/100 km, o que corresponde a um valor exemplar de emissões de CO2 de apenas 88 g/km (variante de cinco portas: 3,4 l/100 km e 89 g/km de CO2). Estes valores tornam o Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX no modelo a gasóleo mais económico e eficiente jamais produzido pela Opel.

«Em apenas cinco anos, desde o primeiro Corsa ecoFLEX até hoje, este modelo reduziu o consumo em 26 por cento, tendo aumentado a performance na mesma proporção. O Corsa de 88 gramas destaca uma vez mais o papel pioneiro da Opel no desenvolvimento de soluções sustentáveis de mobilidade. » afirma Mike Ableson, Vice-Presidente da Opel para a Engenharia.

Redução de 7 por cento no consumo de gasóleo

Se a geração anterior, de 2011, do Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX já registava consumos muito reduzidos – 3,5 l/100 km e emissões de 94 g/km CO2 – a mais recente versão, que baixa o consumo em 0,2 l/100 km e as emissões em 6 gramas, faz deste modelo o campeão absoluto da economia na gama de produtos da Opel. Para alcançar esta melhoria de quase 7 por cento, o turbodiesel 1.3 CDTI recebeu várias evoluções. A bomba de óleo é nova e possui débito variável, modificando o volume de óleo bombeado de acordo com a carga do motor. Isso permite reduzir ao mínimo a energia necessária para fazer circular o óleo no motor. Outras alterações passaram por um novo óleo de transmissão, de baixa viscosidade, bem como novas programações para a unidade de comando eletrónico do motor.

O novo Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX contará também com a nova geração de caixas de velocidades manuais da Opel. Esta evolução é extensível a toda a gama Corsa, já a partir de novembro. As novas caixas têm atrito reduzido e exigem menos esforço no engrenamento das velocidades. O curso do movimento da alavanca também passa a ser mais curto. As profundas modificações introduzidas nas transmissões de base compreendem novos carretos, tirantes e forquilhas. O resultado final oferece engrenamento mais confortável e funcionamento otimizado, tanto a frio como a quente. O Corsa recebe também novos pneus 185/65 R15 de baixa resistência ao rolamento.

Apesar da sensível redução de consumos e emissões, as performances não foram comprometidas. O Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge 177 km/h de velocidade máxima. O binário máximo de 190 Nm é constante entre 1750 e 3250 rpm.

Mais conforto, com a mesma dinâmica

O trabalho dos engenheiros da Opel também se estendeu ao chassis de todas as variantes do Corsa, à exceção do OPC Nürburgring Edition. Com novos amortecedores, a suspensão passa a absorver de forma mais suave as irregularidades do piso, elevando os níveis de conforto. Esta melhoria revela-se particularmente em estradas com mau piso ou nos trajetos feitos a velocidades mais baixas em zonas urbanas.

O Opel Corsa tem feito parte integrante da mobilidade individual na Europa há 30 anos. O modelo representa atualmente 28 por cento do volume de vendas total da Opel, tendo comercializado até à data mais de 12 milhões de unidades, distribuídas por quatro gerações. O Corsa está disponível numa gama alargada de motores a gasolina e turbodiesel, com potências que vão desde 70 cv até 210 cv.

Leque alargado de versões de elevada compatibilidade ambiental

As versões ecoFLEX da Opel apresentam índices elevados de economia sem compromisso do prazer de condução, performance e segurança. Atualmente a gama do fabricante conta com cerca de 70 variantes com tecnologia ecoFLEX. Além do novo Corsa 88 gramas, há a destacar o Astra 1.7 CDTI ecoFLEX de 130 cv, que consome apenas 3,7 litros de gasóleo a cada 100 km e emite 99 g/km de CO2, e o monovolume Meriva 1.3 CDTI ecoFLEX com 95 cv, que regista consumos de 4,1 l/100 km e emissões de 109 g/km de CO2. O topo de gama Insignia apresenta também versões ecoFLEX associadas ao motor 2.0 CDTI ecoFLEX de 130 cv, com consumos de 4,3 l/100 km e 114 g/km de CO2.

A gama de modelos da Opel de elevada compatibilidade ambiental é completada pelo elétrico Ampera. Este modelo revolucionário, eleito “Carro do Ano 2012”, permite uma utilização sem restrições graças a um inovador sistema de motorização. Este é o primeiro automóvel elétrico que não impõe qualquer alteração aos hábitos diários dos seus utilizadores.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks