| | | | | | | | |   

A liderança de Loeb sem tréguas de Latvala

6 October , 2012

O piloto com melhor palmarés na história do Mundial de ralis, Sébastien Loeb, está a um pequeno passo de vençer mais um campeonato do Mundo, o nono na sua carreira. Para o garantir já neste fim-de-semana, o francês tem de vencer naquela que é uma das provas em que está mais à vontade, o Rali de França, que se realiza nas estradas perto da casa onde o piloto da Citroën cresceu.

Mas, há sempre um mas. E esse, neste momento, é Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês chegou à Alsácia muito motivado, com a vitória na última jornada do campeonato, o Rali da Grã-Bretanha. E com essa dose de entusiasmo, tem sido um osso duro de roer para Loeb. É por isso que, ao fim do primeiro dia de competição, os dois estão separados por apenas 13,1 segundos, com vantagem para o campeão do Mundo.

No final a primeira etapa, em que o principal foco de interesse é o duelo entre os dois pilotos da Citroën e da Ford, Loeb estava satisfeito com a sua prestação. “Foi um bom dia sem problemas. Fizemos a escolha correcta relativamente aos pneus mas tivemos de andar ao máximo porque o Jari também está muito rápido”, disse o campeão do Mundo.

Latvala, por sua vez, disse que perdeu tempo no penúltimo troço, em secções que tinham muita lama e terra solta. Mesmo assim, não tem dúvidas que esta tem sido uma das suas melhores participações em ralis de asfalto. “Não estamos tão consistentes como devíamos, mas estamos na luta e isso é que conta”, esclareceu o nórdico.

O terceiro lugar é ocupado por Mikko Hirvonen. O finlandês da Citroën, que já tem o seu lugar garantido para 2013 com o estatuto de piloto principal, quer demonstrar que merece a confiança dos responsáveis franceses para suceder a Loeb. A responsabilidade é grande, mas Hirvonen está a cumprir neste primeiro teste e segue atrás do seu líder e de Latvala, a 32,6s.

Contudo, o finlandês não se pode distrair porque Petter Solberg, no segundo Fiesta WRC de fábrica, é quarto, a apenas 0,7s de Hirvonen. Mesmo com problemas de travões e uma afinação menos eficaz no Mini, Dani Sordoé quinto e tenta,de alguma forma, mostrar que continua a ser um piloto competitivo para regressar à Citroën como piloto oficial no próximo ano.

Outro dos candidatos é Thierry Neuville. Com um DS3 WRC da equipa júnior da marca gaulesa, o belga ocupa o sexto lugar, a 55,4s de Loeb. No sétimo posto está Mads Ostberg e em oitavo surge Ott Tanak. Os últimos dois lugares são ocupados por Evgeny Novikov e por Sébastien Chardonnet que, ao volante de um DS3 WRC, se estreia num rali do Mundial.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks