| | | | | | | | |   

smart forstars: estreia mundial no Salão de Paris

3 October , 2012

O smart forstars elétrico é um SUC (Sports Utility Coupé) com espaço para duas pessoas e bastante espaço de arrumação. O seu nome é uma referência sugestiva ao teto de vidro sobre os passageiros que oferece uma visão clara do céu estrelado. Em simultâneo, introduz a ideia engenhosa de integrar um projetor de vídeo no capot.

O smart forstars foi recentemente apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Paris 2012 (29 de setembro – 14 de outubro 2012). Este salão na capital francesa da moda é um local familiar para a smart dado que as instalações de produção da marca estão localizadas em Hambach, na Lorena. A cor deste coupé é igualmente uma referência ao palco da estreia mundial. Está pintado na cor “alubeam rouge” que cria um contraste atraente com a cor titânio metalizado mate da célula de segurança em tridion. Graças ao motor elétrico de 60 kW (82 cv.) do novo smart BRABUS electric drive, o smart forstars sem emissões é ágil e alegre.

O smart forstars (comprimento/largura/altura:  3550/1710/1505 mm) é não só um conceito de mobilidade, com um espaço amplo para duas pessoas e uma área de bagagem generosa debaixo da porta de vidro da bagageira, como também um inovador conceito que necessita apenas de uma parede livre para proporcionar uma experiência de open cinema. O projetor integrado no capot é operado por Bluetooth® a partir de um iPhone®. Um sistema de som de alta qualidade, com altifalantes adicionais nas aberturas de ventilação atrás das portas, permite que a experiência de cinema ao ar livre seja perfeita.

O design exterior: atrevido e amigável

O smart forstars é reconhecido imediatamente como membro da família smart, mas tem também novas funcionalidades notáveis – e não é só a sua silhueta que oferece uma visão do desenho futuro da smart. O desenho dos faróis dianteiros e traseiros é muito marcante. Os anéis exteriores iluminam os indicadores e as luzes de condução diurna com um grande número de LEDs. Os faróis parecem empurrar para o exterior, como setas – como gotas na janela do cockpit de um avião quando levanta voo.

As “sobrancelhas” sobre os faróis dianteiros são apenas um dos novos detalhes adoráveis. Atribuem aos faróis dianteiros uma nova aparência em forma de U. O vidro solar vermelho transparente sobre o para-brisas realça esta ideia e dá ao coupé uma postura ainda mais rebaixada. As luzes traseiras podem inclusivamente ser abertas. A tomada de carga da bateria de alta tensão encontra-se no interior da luz traseira direita, enquanto a esquerda tem espaço para uma lata de refrigerante.

O veículo tem uma distância entre eixos mais longa do que o atual smart fortwo (2470 mm/mais 603 mm) e uma largura entre rodas mais ampla (frente 1475 mm/mais 193 mm, atrás 1475 mm/mais 90 mm), o que realça também a aparência confiante. Ao mesmo tempo, as saliências extremamente pequenas na dianteira e na traseira fazem com que seja mais compacto. As quatro rodas foram posicionadas nos cantos exteriores da carroçaria – uma funcionalidade típica da smart.

O smart forstars partilha as funcionalidades principais da sua carroçaria com o smart for-us, que causou uma grande sensação no Detroit Motor Show no início do ano. O smart forstars tem também superfícies convexas e elegantes na carroçaria. O grande emblema da marca é apresentado orgulhosamente na grelha, e a frente tem um desenho tridimensional pronunciado.

Existe um teto de vidro convexo sobre a cabeça dos passageiros. Junta-se perfeitamente à cobertura de vidro da área da bagagem que se abre para cima. Tal como o smart for-us, a placa traseira inferior na traseira pode ser também aberta eletricamente. Inicialmente, a porta da bagageira desliza para baixo numa posição paralela, e depois o piso da bagageira, incluindo a placa traseira, retrai-se 280 mm. A carga na área da bagageira de 900 mm pode então ser acedida de modo extremamente fácil.

O revestimento preto brilhante que continua por baixo das saias laterais chama a atenção para os recortes das rodas. O smart forstars rola sobre pneus desportivos Michelin com 245/35 ZR 21. A cobertura das porcas das jantes de três raios é um detalhe atrativo.

O carácter desportivo e atrevido do smart forstars é também realçado por um acabamento em alubeam vermelho e tecnicamente muito complexo.

O interior: elegante, descomplicado e individual

Superfícies elegantes em branco pérola, combinadas com elementos funcionais técnicos desenhados com precisão em alumínio escovado – o interior é caracterizado por contrastes. A cor “alubeam rouge”, usada também como uma cor acentuada no interior, sugere uma ligação com o exterior.

Elegante, altamente funcional e fácil de personalizar – os dois bancos deste protótipo são tipicamente smart. A estrutura dos bancos, que são abertos no centro, é coberta por um tecido suave que lhe transmite uma sensação de estar sentado numa rede. Os elementos gráficos e os vários tons de vermelho das tampas indicam uma progressão, sublinhando assim o dinamismo e o aspeto muito elegante do veículo.

Tal como no smart forvision e no smart for-us, todo o habitáculo emana um estilo aerodinâmico para ventilação interior. Os elementos de controlo e de visualização são orientados para o condutor. Do mesmo modo que o módulo do habitáculo divide o painel de instrumentos, o volante de dois raios é aberto no topo.

Em vez de um retrovisor traseiro convencional, o smart forstars possui um smartphone acomodado num suporte no topo do para-brisas. O condutor pode ver o que está a acontecer na estrada atrás de si com a ajuda de uma câmara de vídeo integrada. O smartphone serve também como uma fonte de temas e de controlo do projetor.

Motor elétrico – diversão de condução sem emissões

O motor elétrico do smart forstars é baseado no conceito inovador de motor do smart fortwo BRABUS electric drive. Comparando com o modelo de produção do smart electric drive, a potência do motor elétrico foi aumentada para 60 kW (82 cv.), oferecendo ao smart forstars um desempenho ágil e alegre. Com 135 Newton-metros de binário, aumenta a aceleração potente e sem falhas, podendo ultrapassar outros veículos com a maior das facilidades. O veículo tem uma velocidade máxima superior a 130 km/h, e a bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 17,6 kWh.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks