| | | | | | | | |   

João Rato regressa às vitórias em Idanha

29 September , 2012

João Rato sagrou-se vencedor do Baja TT Idanha-a-Nova, regressando às vitórias no Desafio Total/Mazda 2012, jornada que foi a terceira da temporada da ímpar iniciativa da Mazda no todo-o-terreno nacional. O feito foi dignamente comemorado no pódio com o seu navegador para esta prova, o conceituado ‘motard’ Paulo Marques, que trocou a sua habitual montada de duas rodas por um lugar de co-piloto na BT-50 com o número 8 nas portas. Um resultado que permite a João Rato regressar à liderança na tabela de pontos desta iniciativa monomarca.

Foi intensa a luta entre João Rato e Bruno Oliveira ao longo da segunda metade dos cerca de 330 km da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco. No final da primeira volta ao percurso e acumulando com os resultados da Super Especial de ontem, a diferença cifrava-se em 4m02s, com vantagem para o piloto açoriano, mas na segunda volta ao traçado, Oliveira viu a caixa de velocidades da sua viatura pregar-lhe nova partida, impedindo-o de manter a vantagem conquistada e, pior do que isso, a ter de entregar a vitória ao seu adversário quase com a meta à vista.

“Regressámos às vitórias, numa prova muito difícil”, referiu João Rato, visivelmente satisfeito na passagem na Assistência. “Foi algo complicado consegui-lo, dado que o carro entrou em modo segurança uma série de vezes, mas o que interessa é este resultado final que quero partilhar com o meu navegador, Paulo Marques”. Registe-se, igualmente, o excelente 4º posto absoluto desta dupla com a Mazda BT-50 do Xuxas Team Sport, apenas batida nesta prova por três protótipos mais desenvolvidos.

“Foi uma pena esta situação com a caixa de velocidade porque a prova estava a correr muito bem, estavamos a divertir-nos imenso e uma vitória seria fantástico”, referiu Bruno Oliveira no final. “Não aconteceu, mas ainda assim alcançámos um excelente pódio”.

Etelvino Carvalho conquistou o derradeiro lugar do pódio, subindo uma posição face ao resultado obtido em Fafe: “Foi claramente um bom resultado, numa prova sem grandes crises a não ser algumas dificuldades nas ultrapassagens. Hoje tudo correu bem e este resultado é espelho disso. Ontem sim, tivemos um problema com o filtro do gasóleo que entupia a baixas rotações, mas que foi resolvido”, referiu no pódio de chegada.

Para a iniciativa da Mazda, pontuaram ainda Carlos Pinto, piloto que num último esforço conseguiu ultrapassar Miguel Paião, e também Rui Lopes e Durval Costa, embora este tenha acabado muito atrasado, a braços com um problema ainda não identificado na sua pick-up, a acumular com a penalização na Super Especial de ontem.

De destacar o facto da Mazda ter obtido, um excelente resultado de conjunto, ao colocar quatro BT-50 no ‘top-10’ geral da Baja TT Idanha-a-Nova 2012: João Rato e Bruno Oliveira foram, respectivamente, 4º e 5º classificados, Etelvino Carvalho foi 6º e Carlos Pinto alcançou o 10º lugar absoluto!

O Sector Selectivo em resumo

A primeira volta ao traçado viu apenas Bruno Oliveira à frente das Mazda BT-50, enquanto atrás de si João Rato e Durval Costa garantiam os 2º e 3ºs melhores ‘cronos’ à passagem de CPH1, CPH2 e CPH3, se bem que Costa estivesse bastante atrasado em termos de classificação, fruto do atraso e penalização da véspera, na Super Especial. Invariavelmente, Oliveira e Rato garantiram quase sempre os 4º e 5º melhores tempos absolutos à geral, demonstrando a robustez das pick-ups da marca japonesa, sendo apenas batidos pelos protótipos mais desenvolvidos.

Atrás deles, assistia-se à recuperação de Etelvino Carvalho face a Miguel Paião e Carlos Pinto, enquanto Rui Lopes tentava recuperar algum do tempo também perdido no dia anterior. A meio da prova, à passagem na Assistência, Oliveira tinha 4m02s de vantagem sobre Rato, enquanto Carvalho surgia 33 segundos à frente de Paião, mas já a mais de três minutos e meio de Rato.

A segunda volta viu João Rato iniciar o seu ataque à primeira posição nas Mazda BT-50, pertença de Bruno Oliveira, o que veio a conseguir já dentro dos últimos 40 km de prova, quando os problemas deste último faziam decrescer a margem entretanto construída. À entrada do último sector, o seu avanço de mais de quatro minutos diluia-se quase por completo, retirando-lhes uma vitória quase certa!

O próximo encontro do Desafio Total/Mazda 2012 será a Baja Portalegre 500, a disputar de 1 a 3 de Novembro, ficando depois apenas a faltar a jornada das 24 Horas de Fronteira (que vale uma pontuação dupla) no final desse mês.

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Baja TT Idanha-a-Nova 2012

Classificação Geral:

1º João Rato/Paulo Marques                            4h37m16,9s

2º Bruno Oliveira/Vania Paim                               a 5m58,0s

3º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves               a 9m49,0s

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral                              a 20m48,3s

5º Miguel Paião/Gil Brito                                      a 23m12,7s

6º Rui Lopes/Rui Fernandes                              a 33m36,2s

7º Durval Costa/José Motaco                         a 1h54m56,0s

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012 – Após 3 provas

Pilotos: 1º João Rato, 50 pontos; 2º Miguel Paião, 43; 3º Etelvino Carvalho, 40; 4º Durval Costa, 39; 5º Carlos Pinto, 36; 6ºs Pedro Barroco e Bruno Oliveira, 18; 8º Rui Lopes, 8.

Navegadores: 1º Gil Brito, 43 pontos; 2º Nuno Gonçalves, 40; 3º José Motaco 39; 4º Jorge Amaral, 36; 5ºs Paulo Torres e Paulo Marques, 25; 7ºs Luís Ferreira e Vania Paim, 18; 9º Rui Fernandes, 8.


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks