| | | | | | | | |   

Sete Mazdas em Idanha

27 September , 2012

Passado o Verão é tempo de o Desafio Total/Mazda 2012 voltar às pistas empoeiradas do país, desta vez em prova a disputar na região da Beira Baixa. A Baja TT Idanha-a-Nova volta a colocar em confronto sete das oito equipas concorrentes da competição organizada pela Mazda Motor Portugal e pelo que se viu nas duas primeiras provas do ano – Reguengos e Fafe – a luta promete ser emocionante.

Depois dos ralis e de muitos anos afastado das competições motorizadas, Miguel Paião apostou este ano nesta iniciativa, mostrando-se, gradualmente, como uma das principais figuras. Se no Ervideira Rali TT viu a vitória (ou pelo menos o pódio) escapar-se-lhe devido a uma penalização por excesso de velocidade numa zona controlada, já em Guimarães, numa prova cujo terreno era muito ao jeito dos pilotos de ralis, não deu hipótese e venceu mesmo, assumindo o comando da iniciativa realizada com as Mazda BT-50. Por essa razão, é um dos grandes candidatos à vitória em Idanha-a-Nova.

Empatado com Paião na frente do campeonato está Durval Costa, piloto que tem feito da regularidade a sua principal arma. Com dois pódios conseguidos no arranque do ano – 3º lugar no Ervideira Rali TT e 2º posto no Rali TT Serras de Fafe – surge em boa posição, não só para sonhar com a vitória nesta jornada da Escuderia de Castelo Branco, como também em chegar ao título final, a atribuir no início de Dezembro.

Na abertura da temporada em Reguengos, João Rato fez valer os seus galões de campeão de 2011 e, depois de problemas vários ao longo da prova, logrou chegar à vitória depois de um sprint final emocionante. Ficou, no entanto, claro que a tarefa de revalidação do título por parte do portalegrense não seria tarefa fácil e mais difícil ficou com o seu abandono em Fafe. Agora, Rato precisa de vencer em Idanha ou, no mínimo, terminar no pódio, para não ficar ainda longe dos homens da frente.

Seguem-se na classificação os nomes de Etelvino Carvalho e Carlos Pinto, pilotos que actualmente ocupam o 4º e 5º postos desta iniciativa única no todo-o-terreno nacional, sendo que o primeiro deles já subiu ao pódio este ano, precisamente na última jornada de Fafe, pelo que poderá repetir o feito, objectivo que o seu adversário quererá também experimentar a curto prazo.  

Cabe a Rui Lopes e a Bruno Oliveira fechar, neste momento, a contabilidade. Infelizmente ainda a ‘zeros’ pois na última prova, em que ambos se estreavam na presente temporada e apesar do andamento demonstrado, ambos se viram privados de obter um bom resultado. Irão, por isso, querer olhar para o futuro, demonstrando os seus verdadeiros pergaminhos, dotes que, num passado não muito distante desta iniciativa da Mazda e da Total, os levaram a discutir as vitórias.

Ausente desta 3ª prova do Desafio Total/Mazda 2012 estará Pedro Barroco, piloto que passou muito perto da vitória quer no Alentejo, quer depois em Fafe, embora no final não tenha conseguido traduzir os resultados em pontuações mais valiosas.

A Baja TT Idanha-a-Nova inicia-se na tarde de sexta-feira, 28 de Setembro, com duas passagens pela Super Especial de 8,5 km (agendadas para as 17h15 e 18h15 para o carro com o nº 1 nas portas). No sábado o Sector Selectivo inicia-se pelas 13h00 para o primeiro concorrente, com um percurso de 167,59 km, também a percorrer por duas vezes (total de 335,18 km) sem intervalo e integrando a paragem na assistência, tempo que contará para o crono final.

DESAFIO TOTAL/MAZDA 2012

Piloto/Navegador                                                   Pontos     (Ervideira + S Norte)

1º Miguel Paião/Gil Brito                                               33     (8 + 25)

2º Durval Costa/José Motaco                                        33     (15 + 18)

3º João Rato/Paulo Torres                                             25     (25 + 0)

4º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves                         25     (10 + 15)

5º Carlos Pinto/Jorge Amaral                                        24     (12 + 12)

6º Pedro Barroco/Luís Ferreira                                     18     (18 + 0)

7º Rui Lopes/Rui Fernandes                                             0     (NP* + 0)

8º Bruno Oliveira/Vania Paim                                         0     (NP* + 0)

Nota: NP = Não Participaram


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks