| | | | | | | | |   

Opel ADAM estreia em Paris

27 September , 2012

O novíssimo ADAM, o pequeno automóvel urbano ‘chique’ da Opel, concentra muitas atenções na sua estreia mundial no Salão “Mondial de l’Automobile” de Paris, revelando um potencial de personalização praticamente ilimitado. A Opel expõe no seu stand uma ampla série de modelos diferentes do ADAM, que apresentam uma enorme lista de equipamentos e opções personalizadas. Toda esta variedade demonstra as variadas e inovadoras soluções de personalização criadas pelos técnicos de design e engenheiros da Opel, como, por exemplo, os originais revestimentos para o teto do habitáculo, a iluminação de fundo decorativa do painel de instrumentos e as jantes em formas e cores pouco usuais. Além dos ADAM exibidos no stand, a Opel disponibiliza sistemas de configuração e monitores interativos que permitem ao público descobrir novas possibilidades de personalização do seu próprio ADAM, em função de gostos e necessidades individuais.

Com o novo ADAM, a Opel entra no segmento A, uma faixa de mercado em crescimento e cada vez mais orientado pelo fator moda. Com quase 3,7 metros de comprimento (1,72 metros de largura), o Opel ADAM é um automóvel de três portas ágil e divertido, perfeito para ambientes urbanos e capaz de oferecer condução dinâmica quando sai da cidade. O Opel ADAM tem espaço para quatro pessoas, que nele desfrutam de um ambiente de nível superior e de um habitáculo amplo, invulgar num automóvel citadino.

No exterior, o ADAM combina um design arrojado e musculado, possuindo um potencial de personalização quase ilimitado que faz com que cada modelo seja realmente único. O novo Opel ADAM oferece também tecnologias de segmentos superiores, tais como o novo sistema de informação e entretenimento IntelliLink, que permite integrar aparelhos smartphone (Android e Apple iOS) e, deste modo, disponibiliza e permite selecionar aplicações baseadas na Internet no habitáculo. A nova geração de assistência ao parqueamento, que estaciona automaticamente o veículo, e o sistema de direção assistida com modo urbano comandado por tecla, são ideais para o ADAM circular no seu ambiente urbano natural.

«Estamos francamente entusiasmados com o Opel ADAM, que tem para oferecer um misto ideal de personalidade, mobilidade moderna e liberdade. Vai ao encontro do espírito dos condutores jovens, bem como dos jovens de espírito», afirma Thomas Sedran, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Opel. «Estamos a conjugar todo este apelo emocional com o melhor da engenharia e da qualidade. Estamos seguros de que o Opel ADAM será um grande êxito, tanto aqui em Paris como noutras paragens

A par do Ágila de 5 portas, o ‘chique’ ADAM completa a oferta da Opel no segmento A, refletindo muito do seu elevado nível de funcionalidade e dos seus atributos práticos. O ADAM destina-se sobretudo a clientes urbanos sensíveis às tendências em voga e que procuram um automóvel que exprima o seu estilo pessoal. Os especialistas prevêem que este subsegmento orientado para o lifestyle cresça continuadamente nos próximos anos. O Opel ADAM começará a chegar aos concessionários no início de 2013.

Divertido de conduzir nas ruas da cidade e na estrada

Com uma gama de três motores eficientes e um chassis concebido a pensar na dinâmica de condução, o Opel ADAM está à vontade tanto na agitação do meio urbano como nas estradas fora das cidades.

O ADAM estará inicialmente disponível com três motores a gasolina – 1.2 de 70 cv, 1.4 de 87 cv e 1.4 de 100 cv – associados a caixas manuais de cinco velocidades, que permitem atingir velocidades máximas de 185 km/h. Todas as motorizações estão disponíveis com tecnologia ecoFLEX, que inclui sistema economizador de combustível “Start/Stop”. O consumo de combustível fica-se por 5,0 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se em 118 g/km, valores que fazem do ADAM um veículo urbano eficiente e económico.

Numa fase posterior o Opel ADAM passará a integrar na gama um pequeno motor a gasolina, percursor de uma geração totalmente nova, com injeção direta e turbo, elevando os patamares de eficiência e deperformance. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, também de nova geração.

O ADAM possui uma estrutura rígida que permite oferecer um chassis muito ágil, com distância entre eixos de 2311 mm, aliada a surpreendentes vias amplas de 1485 mm (à frente) e 1478 mm (atrás). São estas medidas que conferem ao ADAM um porte autoritário na estrada e garantem uma excelente estabilidade. A suspensão dianteira assume a configuração McPherson e na traseira surge uma barra de torção composta. Os diâmetros das jantes variam entre 15 e 18 polegadas. As versões com jantes de 17 ou 18 polegadas surgem de série com um chassis ‘desportivo’ mais dinâmico e uma direção mais reativa. O chassis desportivo pode ter também jantes de 16 polegadas. O sistema de direção assistida elétrica (EPS) do ADAM inclui um modo ‘City’ que, apenas com um toque numa tecla, aumenta o nível de assistência a velocidades mais baixas, o que é particularmente útil em manobras. O sofisticado programa eletrónico de estabilidade (ESP) de última geração faz parte do equipamento de série de todas as versões ADAM, integrando variadas funções auxiliares como o sistema de assistência ao arranque em planos inclinados (“Hill Start Assist”).

O Opel ADAM disponibiliza também um sistema de assistência ao estacionamento que reforça a sua vocação urbana. Este sistema identifica lugares de estacionamento e estaciona automaticamente o veículo.

Exterior ousado com aparência inovadora

O ADAM representa o arauto da premiada filosofia de design da Opel no segmento A requintado. Ao contrário de outros produtos nesta faixa de mercado, o ADAM é verdadeiramente inovador, rejeitando a tendência do design retro e assumindo um visual moderno, arrojado e original.

O tejadilho “flutuante” do ADAM, visualmente desligado da carroçaria, permite a execução perfeita de uma combinação de dois tons cromáticos. Ao contrário do que acontece na grande maioria, o emblema com o nome do modelo está colocado na extremidade da moldura cromada do vidro no pilar traseiro, realçando assim o carácter apelativo do veículo. Na ampla grelha dianteira, o ADAM apresenta a nova barra alada cromada com o emblema da Opel em relevo, tema que foi introduzido na nova gama Astra. Nas laterais, que exibem as linhas de design esculpidas da Opel, como o vinco na parte inferior das portas e a ‘onda’ em torno dos puxadores das portas, o design remete para o Astra GTC. Os faróis integram luzes diurnas em forma de asa, também típicas da Opel. Pela primeira vez no segmento A, os faróis e as luzes traseiras estão disponíveis com a avançada tecnologia LED.

design interior faz jus ao que o sofisticado exterior do ADAM deixa antever: muito estilo e atmosfera requintada num ambiente notavelmente espaçoso para um veículo pequeno. Com superfícies harmoniosas e linhas atraentes e fluidas, que buscam inspiração nos bem sucedidos ‘parentes’ de maiores dimensões Meriva, Astra e Insignia, o ADAM cumpre o desígnio da marca numa variante mais recente e pequena. Os novos instrumentos de tipo cronómetro, exclusivos do ADAM, bem como os comandos de contornos cromados, transmitem precisão e requinte.

Verdadeiramente único – versões ADAM quase sempre distintas entre si

O novo ADAM Opel atrai atenções no Salão de Paris, não só por causa do design inconfundível como, e sobretudo, pelas opções de personalização praticamente ilimitadas. Graças a uma ampla gama de cores exteriores, a uma grande variedade de jantes e às muitas opções de equipamento, incluindo padrões de decoração, configurações de iluminação ambiente e vários revestimentos diferentes, o ADAM é o novo expoente máximo da Opel no capítulo da personalização. Praticamente nenhum ADAM se parece com outro, o que torna todos os ADAM originais.

Em vez de se apresentar com uma hierarquia convencional de versões, o ADAM inova com três diferentes mundos ou ‘ambientes’, que definem o primeiro estágio de personalização: o “ADAM JAM” é ousado e divertido, e atraente para o cliente atento às tendências da moda; o “ADAM GLAM” é elegante e cheio de estilo, dirigido a pessoas de gostos refinados; o “ADAM SLAM” é mais desportivo e simplificado. No nível de personalização seguinte, os proprietários podem escolher uma de três linhas de opções para cada um dos três mundos anteriores, podendo evoluí-los e adaptá-los aos gostos individuais, com o perfil preto e branco “Two Tone”, o exuberante perfil “Twisted” ou o ousado perfil “Extreme”. Para a carroçaria o ADAM já oferece um espectro de 12 cores com designações evocativas de referências culturais imediatamente reconhecidas pelos amantes da Música e da Sétima Arte: “I’ll be Black”, “Papa don’t Peach”, “Purple Fiction”, “James Blonde”, “Saturday White Fever” e “Buzz Lightgreen”. A cada cor da carroçaria corresponde uma chave personalizada do automóvel. Assim, mesmo longe do ADAM, o proprietário trará sempre consigo uma peça original e personalizada do automóvel.

O tejadilho ‘flutuante’ do ADAM pode ostentar a mesma cor da carroçaria. No entanto, para obter um efeito mais contrastante, é possível combinar três cores de tejadilho com qualquer cor da carroçaria: o brilhante “I’ll be Black”, o “White My Fire” e o “Men in Brown”. A personalização pode subir de nível recorrendo a três configurações exteriores diferentes – “ADAM JAM Splat”, “ADAM GLAM Fly” e “ADAM SLAM Stripes” – aplicadas nos espelhos e noutras secções como, por exemplo, nos painéis laterais e na traseira.

No total, o ADAM oferece 31 jantes de diferentes desenhos e cores, com diâmetros que variam entre 15 e 18 polegadas. Mesmo depois de adquirir o ADAM, o cliente pode voltar a personalizar ainda mais o seu automóvel, tendo ao dispor outras jantes de 18 polegadas e conjuntos de elementos coloridos que são facilmente aplicados nos raios das jantes. As cores podem ser articuladas de acordo com o gosto pessoal. Nenhum outro automóvel oferece tais possibilidades de transformação das rodas.

Habitáculos únicos e modernos com variada iluminação ambiente

No habitáculo o ADAM assume também numerosas possibilidades de personalização, começando pelos painéis decorativos do tabliê e das portas, que podem ser encomendados em cerca de uma dúzia de cores diferentes, seis painéis de revestimento e duas iluminações de fundo diferentes. Em qualquer altura o proprietário do ADAM pode encomendar novos painéis para substituir os anteriores, o que significa que o automóvel pode ser constantemente personalizado e adaptado a gostos mutáveis, ou gostos de novos proprietários. Duas destas decorações podem ter iluminação de fundo com lâmpadas especiais LED, criando um ambiente suave e brilhante, absolutamente único na indústria automóvel.

Estas características de design exclusivas surgem associadas a um conjunto especial de iluminação ambiente focada nas bolsas das portas, na consola central e no espaço para os pés dos passageiros. Com um toque numa tecla é possível selecionar sete cores de iluminação diferentes para definir a tonalidade do ambiente do habitáculo, o que, mais uma vez, demonstra o potencial de personalização inigualável do ADAM.

De igual modo, o teto do habitáculo pode ser personalizado de acordo com todos os gostos, que podem ir do enorme teto de abrir que enche o ADAM de luz natural, ao revestimento incrustado com mais de 60 LED que recria um autêntico céu estrelado. Para além disso, é possível encomendar três revestimentos diferentes do tejadilho no interior, com motivos impressos – nuvens, folhas de outono ou padrão quadriculado.

Múltiplos equipamentos realçam carácter apelativo do Opel ADAM

Além da enorme variedade de opções de decorações e cores, a Opel oferece mais seis configurações com tecnologias suplementares ou elementos visuais para o ADAM.

Quem quiser criar um ADAM ainda mais dinâmico podem optar pelo pack “OPC Line”, que exibe pára-choques e apêndices aerodinâmicos de visual mais agressivo. Já os que pretenderem melhorar a visibilidade podem encomendar o conjunto “Sight & Light”, que inclui equipamento de segurança como os sensores de luz e chuva.

Por fim, aqueles que pretenderem preparar melhor o ADAM para o Inverno podem optar pelo conjunto “Winter Pack”, que inclui um sistema de aquecimento dos bancos dianteiros e do volante, equipamento único neste segmento que muitas pessoas irão apreciar em climas frios.

IntelliLink traz o ambiente e os amigos para dentro do Opel ADAM

O IntelliLink, o mais recente sistema de informação e entretenimento da Opel, faz a sua estreia no ADAM, tornando-o um dos automóveis com melhor capacidade de conectividade no mercado. Ao permitir a integração no automóvel dos recursos do smartphone do proprietário, o IntelliLink proporciona ao condutor um elevado nível de conveniência. A experiência do sistema de informação e entretenimento IntelliLink transporta para o interior do automóvel o ambiente pessoal, a casa, os amigos e o entretenimento favorito do proprietário. Isto faz com que o ADAM seja tão pessoal como os conteúdos guardados no telefone inteligente, o que está em total sintonia com a filosofia do novo modelo da Opel: ser o expoente máximo da personalização. O sistema funciona com smartphones com sistemas operativos Android e Apple iOS. O IntelliLink da Opel mostra os conteúdos do smartphone no ecrã a cores de sete polegadas, que é de alta resolução e sensível ao toque. A conectividade é assegurada via USB ou Bluetooth para dispositivos de armazenamento em massa, incluindo leitores de MP3, iPod, iPad, etc. Deste modo, o condutor do ADAM pode, por exemplo, selecionar a sua banda sonora pessoal quando e onde quiser. Isto significa que, na verdade, o telefone inteligente funciona como uma unidade de disco rígido de um sistema de informação & entretenimento que tem extensão visual e de comando no automóvel.

O IntelliLink utiliza a mais recente tecnologia disponível e é intuitivo de utilizar. As chamadas telefónicas podem ser feitas sem ter de marcar o número: basta ao condutor selecionar um nome da lista telefónica armazenada, tocar na função de chamada e terá a conversação assegurada através dos altifalantes do sistema de som. O sistema permite também aceder facilmente a alinhamentos musicais, galerias de fotos e agendas pessoais, bem como a outros meios e dados armazenados. Com o ADAM estacionado é ainda possível ver vídeos ou apresentações de diapositivos personalizadas.

O IntelliLink permite ainda descarregar da Internet aplicações selecionadas que utilizem sistemas operativos Android e Apple iOS. Por exemplo, é possível descarregar um sistema de navegação com mapas da Europa Ocidental e Oriental, cuja aplicação fica armazenada sempre no telefone, podendo o proprietário do ADAM prosseguir viagem a pé ou de bicicleta e continuar a contar com a ajuda do sistema de navegação.

Outra aplicação útil disponível para o sistema IntelliLink é o Stitcher, uma aplicação global de rádio via Internet, em formato podcast, que permite aos utilizadores ouvir programas em direto ou depois de terem sido transmitidos. Depois de descarregar o Stitcher para o telefone, o proprietário do ADAM pode, através da tecla de toque do IntelliLink, aceder a mais de 10 000 podcasts a pedido, programas de rádio e estações em direto de todo o mundo.

O sintonizador duplo de rádio AM/FM pode ser combinado com o sistema de rádio digital DAB, oferecendo uma ampla gama de opções de escuta. Por fim, para aqueles que quiserem ter a melhor experiência de som no ADAM, a Opel oferece um sistema de som Infinity com oito altifalantes.

Mobilidade urbana versátil – Opel ADAM com suporte FlexFix para bicicletas

O ADAM oferece algo único que torna a mobilidade urbana mais simples e versátil do que nunca. Trata-se do suporte para bicicletas FlexFix, opcional, que está totalmente integrado no automóvel. Este sistema inteligente é exclusivo da Opel e confere ao ADAM a capacidade de contribuir para uma mobilidade urbana moderna, quer ao volante do automóvel quer ao guiador de uma bicicleta. O suporte para bicicletas FlexFix ajuda a eliminar o stress da preenchida vida urbana. Pode ser utilizado de forma espontânea, em função do gosto pessoal, do clima, das condições de tráfego e do meio ambiente.

O suporte para bicicletas FlexFix está integrado no pára-choques traseiro, sempre disponível. É muito fácil de utilizar e não exige quaisquer ferramentas ou dispositivos adicionais. Quando não é utilizado, desaparece e fica quase invisível, qual gaveta que desliza no interior do pára-choques traseiro. No Opel ADAM, este sistema suporta uma bicicleta até 30 kg de peso, podendo mesmo transportar bicicletas elétricas. Um adaptador de fixação opcional permite transportar uma segunda bicicleta com um peso máximo de 20 kg, o que transforma o FlexFix numa solução de mobilidade flexível partilhável por duas pessoas.

Graças ao plano baixo do suporte, as bicicletas podem ser facilmente fixadas nos estáveis apoios das calhas posteriores. Deste modo, a fixação das bicicletas antes do transporte é ergonómica, feita sem esforço, em contraste com um porta-bagagem ou suporte colocado no tejadilho, que obriga a levantar a carga acima da cabeça. Mesmo que esteja totalmente carregado, o FlexFix inclina-se de forma a permitir a abertura da porta traseira do ADAM e a facilitar o acesso à bagageira. Além disso, o sistema FlexFix não impede que o ADAM esteja equipado com sistema de assistência ao estacionamento.

Com o sistema FlexFix, quem gosta de passeios de bicicleta poderá fazê-los onde e quando quiser, não apenas em zonas urbanas, mas também no campo. O sistema de transporte de bicicletas FlexFix da Opel está disponível em várias versões e em toda a gama de modelos da Opel. A Opel continua a ser o único construtor automóvel que oferece um sistema deste tipo totalmente integrado. Com ele, o ADAM reforça ainda mais a sua já enorme capacidade para satisfazer os mais variados gostos e estilos de vida pessoais.

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks