| | | | | | | | |   

Uma prova decisiva

13 September , 2012

Palco habitual da consagração do Campeão do Mundo de Ralis, o Rali da Grã-Bretanha mudou este ano de data para o meio de Setembro. Ainda assim, a jornada galesa poderá jogar papel decisivo nas contas do título de Construtores, que a Citroën Total World Rally Team pode assegurar desde já, em caso de assegurar um bom resultado. Vencedores das últimas cinco provas do presente campeonato, Sébastien Loeb e Daniel Elena procuram igualar o seu próprio recorde de seis vitórias consecutivas. Entre os seus adversários deverão contar-se os seus companheiros de equipa, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, que são particularmente fortes neste terreno.

Como em 2004 e 2005, o Rali da Grã-Bretanha desenrola-se no final do Verão. Longe da imagem habitual de “frio, chuva e nevoeiro” geralmente utilizada para descrever esta prova, as condições podem ser bastante diferentes nesta altura do ano. “Na medida em que até tivemos chuva no Rali da Alemanha, temos de nos preparar para todo o tipo de  situações”, alerta Didier Clément, o engenheiro responsável pelos DS3 WRC da Citroën Total WorldRally Team. “As anteriores duas edições da prova realizadas nesta altura do ano foram marcadas por uma meteorologia um pouco mais agradável, que resultou em especiais ainda mais rápidas do que o habitual. O piso seco é extremamente abrasivo para os pneus”. Para este rali, as equipas poderão optar entre as borrachas duras e macias, disponíveis em quantidade suficiente para qualquer eventualidade.

Se a data mudou, ainda assim o percurso é o habitual desde que a prova se centralizou em Cardiff. Como no ano passado, a cerimónia de partida terá lugar na noite de quinta-feira em Llandudno, a mais de 300 quilómetros do Parque de Assistência. Os concorrentes terão, depois, três longos dias de competição. A única especial nova é “Celtic Manor”, desenhada perto dos greens utilizados na Ryder Cup de 2010.

Já com cinco dobradinhas este ano, a Citroën Total World Rally Team e os seus pilotos apresentam-se à partida da 10ª ronda do campeonato com a ambição de garantir o oitavo título para o palmarés da marca. Para isso, as duplas Loeb/Elena e Hirvonen/Lehtinen deverão marcar mais seis pontos do que os seus rivais. Existem várias combinações possíveis, como é o caso do resultado da Alemanha, vitória e terceiro lugar, que é um dos cenários que garante o título.

Com sete vitórias em 2012, Sébastien Loeb e Daniel Elena procuram uma quarta vitória no País de Gales. “É um rali de que gosto e do qual temos boas recordações das últimas edições”, confirma o alsaciano, que apesar do abandono em 2011 provocado pelos espectadores numa ligação, assegurou o título. “Este ano era bom ganhar para oferecer à equipa o oitavo título. Isso também nos colocaria em boa posição para assegurar o nono ceptro de pilotos no Rali de França. No entanto, não vou fazer disso uma obsessão, vou abordar este rali como todos os outros”.

“Poder conquistar o título de Construtores a três provas do final da temporada demonstra, a qualidade do trabalho efectuado pela equipa desde o início da época”, confirma Yves Matton, Director da Citroën Racing. “Não vamos com excesso de optimismo, pois conhecemos a qualidade dos adversários neste terreno. Esperamos uma prova difícil, onde a gestão dos pneus em função das condições climatéricas pode ter um papel decisivo”.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks