| | | | | | | | |   

Novo RCZ: Potência emocional pura

12 September , 2012

A Peugeot aumenta a sedução e a exclusividade do seu coupé desportivo RCZ, gerador de sonhos e de sensações. Sensual e pleno de raça, desportivo e elegante, o seu novo estilo sugere potência e fluidez, força e requinte, afirmando a sua singularidade distintiva na gama Peugeot. A sua riqueza de expressão é reforçada por uma paleta de combinações cores / materiais, tanto exteriores como interiores, permitindo a cada cliente uma definição do «seu» RCZ.

Este aumento de potência emocional vai continuar, em 2013, com uma versão 1.6 THP de 260 cv com um carácter desportivo exacerbado, a qual é prefigurada pelo «RCZ R Concept» revelado no Salão Automóvel de Paris 2012.

Génese emocional. Potencial de sedução

O concept-car apresentado no Salão de Frankfurt 2007 não deixou ninguém indiferente e a decisão de lhe conferir uma vida comercial impôs-se rapidamente. Apenas dois anos e meio mais tarde, em Abril de 2010, o RCZ passou do sonho à realidade graças à determinação, à audácia e aos conhecimentos das equipas da Marca do Leão.

O RCZ incarna plenamente a nova assinatura da Peugeot: MOTION & EMOTION, tornando-se a expressão mais evidente dos conhecimentos da Marca:

–  Conhecimento de «estilo» com um design muito forte;

–  Conhecimento «qualitativo» com o seu posicionamento exclusivo e topo de gama;

– Conhecimento «dinâmico», com um comportamento em estrada que constitui uma referência.

Um poder emocional comprovado

Desde então, o RCZ empreendeu uma carreira comercial, mediática e desportiva. Várias vezes foi premiado, pelo público e pela imprensa especializada, em diferentes países, tanto pelo seu design como pelas suas prestações.

Adaptado à competição desde 2010 com o motor diesel HDi FAP de 200 cv, o Peugeot RCZ conquistou por duas vezes a categoria D1T (Diesel de 1700 a 2000 cm3) nas 24 Horas de Nürburgring. Em 2012, a Peugeot Sport lançou a RCZ Racing Cup com motor a gasolina 1.6 THP em versão «sprint» de 250 cv e «endurance» de 260 cv.

Em França e em Itália, um campeonato nacional reúne uma vintena de veículos, tendo sido igualmente adoptado noutros países, como é o caso de Espanha, Dinamarca e Alemanha, onde voltou a impor-se nas 24 Horas de Nürburgring, desta vez na categoria SP2T (gasolina turbo de menos de 1600 cm3).

Aumento de potência emocional

Num segmento de mercado tão específico como o dos coupés, os apaixonados por belos automóveis de estilo distintivo, dinâmico e desportivo são muito sensíveis à novidade.

Procuram a última criação atractiva em torno do radical coupé, sendo pois necessário manter uma oferta incessantemente renovada, em função da tendência deste mercado.

Apoiado no seu sucesso, menos de três anos após o respectivo lançamento comercial, o coupé emblemático da Marca adopta uma nova identidade distintiva para incarnar, mais do que nunca, a subida em gama e a assinatura MOTION & EMOTION da Peugeot.

O novo RCZ será comercializado durante o 1º trimestre de 2013.

 Emoção exterior e interior

A renovação do RCZ traduz-se, desde logo, através do seu estilo. Desde os primeiros desenhos, pretendeu-se dar a este novo RCZ um estilo moderno, ainda mais exclusivo e distintivo relativamente à gama actual.

Uma face dianteira inédita, desportiva e fluida, combina perfeitamente com a potência dos guarda-lamas traseiros e as curvas sensuais do tejadilho com dupla bossa. Esta nova sinergia entre a frente e a traseira confere uma outra leitura à carroçaria…

O capot, que sugere um carácter mais compacto, recebe, à semelhança das últimas criações da Peugeot, o novo emblema da Marca em dois materiais, brilhante e acetinado, aposto directamente sobre a carroçaria.

A entrada de ar central, subtil e elegante, é animada por duas pequenas barras em cromado acetinado, finamente cinzeladas como lâminas, sugerindo robustez e requinte.

Esta nova grelha é sublinhada por uma entrada de ar inferior que se prolonga para os lados através de uma assinatura luminosa, visível de dia e de noite. Esta assinatura é constituída por 6 LED, subtilmente esculpidos em forma de garras, por trás de um vidro fumado que se funde no preto brilhante do conjunto.

O novo RCZ adopta um olhar de contornos fluidos, simultaneamente moderno e técnico, com novos faróis declinados em versão halogéneo com máscara Alumínio ou Xénon direccionais com máscara Titânio.

O conjunto proporciona ao RCZ uma nova postura – bem apoiado nas rodas, como animal pronto a devorar o asfalto – , e uma identidade exclusiva, aliança de força mecânica e de expressão sensual.

Um ambiente exclusivo dedicado ao prazer do condutor

O habitáculo mergulha instantaneamente o «piloto» num ambiente desportivo subtilmente elitista.

O estilo fluido e puro do painel de bordo, integralmente revestido por uma textura suave, técnica e valorizadora, integra-se perfeitamente no universo distintivo deste coupé. A utilização de materiais nobres combina-se com a elegância das formas, contribuindo para a atmosfera do conjunto.

 Este interior evolui para optimizar a qualidade percebida nos mais pequenos detalhes, nomeadamente:

– a chapa da alavanca de velocidades que passa a ser preta lacada,

– os painéis de porta passam a ser revestidos com inserções de couro, combinando com os bancos Couro Club / Alcantara, Couro Club ou Couro Integral,

– duas inserções em alumínio revestem a junção entre o painel de bordo e a consola central, com as opções Couro Club ou Couro Integral.

Verdadeiramente prático no dia-a-dia

O RCZ não deixa de ser prático, com um compartimento de bagagens bastante amplo para a sua categoria (384 litros de capacidade), ao qual se juntam espaços para arrumação de objectos sob o piso da bagageira (mais de 30 litros suplementares). O rebatimento do encosto dos dois lugares eventuais da traseira eleva a capacidade máxima do veículo a 760 litros.

Exclusividade aperfeiçoada

O renovado RCZ exprime-se também através da sua oferta de personalização enriquecida, em coerência com o seu posicionamento exclusivo, permitindo a cada cliente trabalhar a «sua» viatura e fazer dela um objecto único, correspondente à sua personalidade e à sua sensibilidade.

Personalização exterior

O novo RCZ dispõe de numerosos elementos de individualização:

– Uma nova opção de pequenas barras pretas lacadas na grelha frontal, em vez das barras cromadas acetinadas de série, oferecendo um aspecto diferente a este novo RCZ;

– 3 cores de arcos: ao Alumínio de série e ao Areia existente vem juntar-se o Preto Mate;

– Um novo Pack Black engloba estes novos arcos Preto Mate e pequenas barras de grelha pretas, com prensas de travagem pretas, retrovisores exteriores pretos, … elementos que se encontram também disponíveis separadamente;

– 3 novos tipos de Autocolantes de carroçaria: uma banda central larga preta brilhante que atravessa a viatura, bandas laterais cinzenta/vermelha ao nível da zona inferior da carroçaria integrando a palavra «RCZ» e uma banda descentrada cinzenta prateada que atravessa a viatura;

– Mantém-se as 2 opções Tejadilho Carbono Mate ou Brilhante ;

–  10 jantes em liga leve, das quais 2 novas:

– jantes 18” de série declinadas em 3 cores Classic (de série), Dark Grey (2 tons diamante/cinzento escuro) ou Full Pirit Grey (cinzento médio) ;

– jantes 19” Sortilège declinadas em 3 cores Classic, Midnight Silver (cinzento escuro), Mat Black Onyx  (preto mate) ;

– jantes 19” Solstice em 2 cores, Anthra Grey (2 tons diamante/cinzento escuro) ou Mat Black Onyx (2 tons diamante/preto)

– 2 novas jantes 19” Technical, com aspecto diamante em dois tons, originais, modernas e esculturais, disponíveis em 2 cores Grey (cinzento escuro) e Héphaïs (cinzento médio)

–         Um Pack Sport, de série no THP 200 cv, que integra nomeadamente um volante de pequeno diâmetro, uma alavanca de velocidades curta e o Sound System com as motorizações a gasolina.

Cores e revestimentos

A gama de cores é composta por 8 tonalidades, das quais 2 são novas. Ao Branco Opale, Branco Nacarado, Preto Perla Nera, Cinzento Sidobre, Cinzento Haria e Azul Tuanake, vêm juntar-se o Castanho Guaranja (castanho escuro e chique) e o Vermelho Erythrée.

O novo RCZ vai ainda mais longe neste capítulo da personalização, com a possibilidade de optar entre 12 revestimentos interiores :

– o têxtil Malha Marston Preto Tramontane de série;

– um novo Meio-CouroTêxtil, associação de Couro Nappa Mistral (preto), à malha 3D Koto Gris e ao têxtil Omni Mistral ;

– uma nova oferta Couro Club / Alcantara, disponível em 2 cores Mistral / Storm (Preto e cinzento) ou Cohiba / Matinal (nuances de castanho);

– os Couros Club Nappa Frisson e Lama evoluem em dois tons para reforçar visualmente o aspecto «baquet» dos bancos, à semelhança do novo couro dois tons Cohiba (castanho). O Couro Club Nappa Mistral (preto) mantém-se, por seu turno, incontornável;

– estas 4 ofertas Couro Club estão também disponíveis em Couro Integral com um painel de bordo inteiramente revestido a couro.

Emoção e eficiência dinâmicas intactas

Com um peso controlado, uma aerodinâmica trabalhada e modernas tecnologias de motor, o RCZ impôs-se como uma síntese inovadora entre performance e respeito pelo ambiente.

Motorizações modernas e responsáveis

Foi reconduzida a gama de motorizações eficazes, tanto em termos de performances (binário e potência elevados) como de consumo e de emissões de CO2:

– 2.0 l HDi FAP 120 kW (163 cv) Euro 5, 340 Nm, caixa mecânica de 6 velocidades – CO2 : 139 g/km e 5,3l/100km ;

– 1.6 l THP 115 kW (156 cv) Euro 5, 240 Nm, caixa mecânica de 6 velocidades – CO2 : 149 g/km e 6,4l/100km ;

– 1.6 l THP 115 kW (156 cv) Euro 5, 240 Nm, caixa automática de 6 velocidades – CO2 : 168 g/km e 7,3l/100km.

– 1.6 l THP 147 kW (200 cv) Euro 5, 275 Nm, caixa mecânica de 6 velocidades – CO2 : 155 g/km e 6,7l/100km.

Sensações e precisão de condução

Exprimindo todos os conhecimentos da Peugeot em matéria de comportamento em estrada, o RCZ eleva as noções de precisão e de sensações de condução ao mais alto nível, de modo a exacerbar todos os sentidos do condutor.

O RCZ continua a beneficiar das muito eficazes ligações ao solo derivadas da plataforma 2 (trem dianteiro pseudo Mac Pherson, trem traseiro de travessa deformável).

Desmultiplicando a eficácia deste conjunto, possui uma base e um centro de gravidade particularmente baixos, vias alargadas e pneus de dimensões generosas (18” ou 19”).

O dispositivo aerodinâmico traseiro móvel contribui também para esta eficácia, assumindo uma de duas posições em função da velocidade da viatura, de modo a garantir uma estabilidade irrepreensível.

Finalmente, quando o RCZ é equipado com o motor THP 200 cv, o trem dianteiro integra uma barra anti-aproximação inferior específica, destinada a dar ao veículo um comportamento ainda mais vivo e ágil, garantindo paralelamente uma assinalável estabilidade.

A tecnologia Sound System

A «melodia do motor» foi também particularmente trabalhada, graças à tecnologia Sound System (de série no THP 200 cv ou em opção com o Pack Sport no THP 156 cv com caixa de velocidades manual) que permite oferecer uma sonoridade gerida e amplificada por uma conduta acústica ao ritmo das acelerações, preservando o nível sonoro nos percursos longos.

Uma gama de equipamentos enriquecida

De acordo com o seu posicionamento exclusivo e dinâmico, o novo RCZ enriquece a sua oferta de equipamento de série ou em opção.

O RCZ dispõe de equipamentos e de ajudas à condução ao serviço da serenidade de condução e da segurança: controlo de tracção inteligente integrado de série com o ESP, assistência ao arranque em rampa (de série), WIP Com 3D (sistema multimédia topo de gama), etc…

Novos equipamentos de série ou em opção

O novo RCZ passa a ser dotado de série com o pára-brisas acústico e com um Pack Visibilidade composto pelo limpa-vidros automático, o acendimento automático dos faróis, o retrovisor electrocromo, a iluminação de acompanhamento e de aproximação para abertura das portas.

A gama telemática WIP (World in Peugeot) enriquece-se com o WIP Nav Plus, para além do WIP Sound e do WIP Com 3D.

O WIP Nav Plus integra numerosas funcionalidades:

– uma navegação com grande ecrã 7” 16/9 (WVGA de alta resolução 800 x 480 pixels) propondo um modo de vista em perspectiva e uma cartografia da Europa (armazenada em memória interna);

– um leitor de CD na fachada compatível com MP3;

– um auto rádio tri-tuner e 2 antenas, recepção das informações de trânsito RDS-TMC (ViaMichelin em França, TraficMaster no reino Unido);

– uma ligação Bluetooth® para a função telefone mãos-livres e streaming áudio ;

– uma tomada Jack e USB no apoio central de braços;

– a informação da limitação de velocidade em vigor sobre os eixos viários principais.

Tratamento áudio Arkamys©

Os sistemas WIP Sound e WIP Nav Plus passam a integrar o Arkamys©, outra novidade oferecida no RCZ, o qual trata o sinal numérico áudio para recriar uma cena sonora natural. A qualidade do som não sofre qualquer constrangimento resultante da localização dos altifalantes nas portas (o que se traduz muitas vezes por um som localizado numa zona inferior e lateralizado): os instrumentos e as vozes são mais harmoniosamente posicionados no espaço, face aos passageiros, à altura do pára-brisas. Este sistema possibilita também a opção de privilegiar a escuta apenas pelo condutor ou para o conjunto dos passageiros.

A chamada de urgência, ainda um passo de avanço

Em termos de segurança terciária e como novidade mundial, a Peugeot alargou em 2010, sem acréscimo de custo, a toda a gama RCZ, os serviços Peugeot Connect SOS (chamada de urgência) e Peugeot Connect Assistance.

Estes serviços, propostos gratuitamente e sem limite de duração, encontram-se disponíveis de série, nos 3 sistemas media: WIP Sound, WIP NAV Plus (graças à adopção de uma caixa de comunicação localizada) e WIP Com 3D através do seu leitor de cartões SIM.

O serviço Peugeot Connect SOS, de que a Marca é um dos pioneiros e líderes na Europa, pode ser solicitado manual ou automaticamente (no caso de activação de elementos pirotécnicos). O serviço localiza o veículo com precisão e desencadeia o envio dos meios de socorro adequados para permitir a sua intervenção rápida.

Lançado em 2003, a chamada de urgência Peugeot encontra-se disponível actualmente em mais de 720.000 veículos da Marca em circulação e socorreu já mais de 5.870 pessoas (números de final de Junho de 2012).

Continua o alargamento geográfico do sistema, que se encontra disponível neste momento em 12 países europeus.

E amanhã… RCZ R

No paroxismo do carácter exclusivo, dinâmico… e desportivo, o «RCZ R Concept» é revelado por ocasião do Salão Automóvel de Paris. Com uma carroçaria preta mate e cobre, combina com outro concept do Salão: o supercarro «Onyx».

O «RCZ R Concept» anuncia uma futura versão de carácter desportivo exacerbado, a qual verá a luz do dia no próximo final de ano.

Os sucessos desportivos e o entusiasmo suscitado pela RCZ Racing Cup não poderiam deixar de lado a possibilidade de uma utilização fora dos circuitos.

Deste modo, as equipas da Peugeot Sport e de Desenvolvimento do Grupo PSA trabalham em conjunto para adaptar as tecnologias derivadas do mundo da competição para a série e passar mais uma vez do sonho à realidade!…

O novo motor 1.6 THP de 260 cv, fará do RCZ o modelo de série mais potente da história da Peugeot. Uma potência específica de mais de 160 cv/l, um valor entre os mais elevados a nível mundial para um veículo de série, e emissões de CO2 de aproximadamente 155g/km, posicionarão esta versão num registo de eficiência inédita.

Em coerência com esta motorização, ligações ao solo específicas associadas a um diferencial de escorregamento limitado Torsen prometem uma eficácia e sensações dinâmicas de nível muito elevado.

Uma assinatura exterior e um tratamento interior específicos rematarão esta versão de híper eficiência dinâmica, para oferecer sensações de condução intensas.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks