| | | | | | | | |   

Mitsubishi: Novidades em Paris

7 September , 2012

A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) vai revelar em estreia mundial no Salão Internacional de Paris de 2012, o novo Outlander PHEV.

O Outlander PHEV recorre a um sistema Plug-In Hibrido Eléctrico desenvolvido pela MMC a partir da tecnologia incorporada na sua gama actual de Veículos Eléctricos. O primeiro SUV a nível mundial que recorre à tecnologia plug-in Híbrida, o Outlander PHEV oferece o melhor de 3 mundos: a performance ambiental de um veículo eléctrico (VE), a autonomia de um veículo com motor de combustão interna (ICE) e a performance em todas as estradas e trilhos de um SUV.

A MMC irá iniciar a comercialização do Outlander PHEV no início de 2013 no Japão.

Ao lado do Outlander PHEV, a MMC irá expor no Salão de Paris um total de 11 modelos (sete nos dias de imprensa), inclusive a nova versão europeia do “Global Small” (que noutros mercados adopta a designação Mirage); o Crossover Compacto ASX, que na sua versão de 2013 sofre um retoque estético; e o i-MiEV Evolution, o modelo 100% eléctrico que participou na edição de 2012 do Pikes Peak que teve lugar em Agosto nos Estados Unidos.

Novo Outlander PHEV

O Outlander PHEV foi desenvolvido a partir do novo Outlander cuja comercialização se iniciou em Julho no mercado Russo, e que será progressivamente lançado nos outros países europeus a partir do final de 2012.

Utilizando um sistema Plug-in Híbrido desenvolvido integralmente pela MMC, o Outlander PHEV é o primeiro SUV que alia a performance ambiental e a suavidade de funcionamento que distingue os veículos eléctricos, com a polivalência e segurança activa de um SUV 4WD e a autonomia de um veículo ICE convencional.

Posicionado no segmento Médio-Superior, o Outlander PHEV funde as tecnologias comprovadas no i-MiEV – o pioneiro veículo eléctrico, introduzido no mercado em 2009 – com as últimas tecnologias ambientais de motores convencionais, incluindo o sistema MIVEC1 de comando variável de abertura das válvulas.

Utilizando a energia eléctrica armazenada nas baterias, o sistema Plug-in Hibrido Eléctrico permite ao Outlander obter valores historicamente baixos de consumo de combustível. O objectivo de eficiência energética para o Outlander, é conseguir atingir valores de consumo combinado inferiores a 1.6 L/100 km2 e uma autonomia superior a 880km o que neste último caso, está em linha com o conseguido actualmente por um veículo de motorização convencional.

A MMC irá introduzir o Outlander PHEV no Mercado Japonês no início de 2012 e em sequência, na Europa, nos Estados Unidos e outros mercados mundiais.

O Outlander PHEV recorre a dois motores eléctricos (um para cada eixo), um motor a combustão interna a gasolina e um gerador, para além dos inversores necessários à utilização da energia eléctrica armazenada nas baterias. As baterias podem ser carregadas quer através de uma ligação à rede energética, quer pela regeneração de energia ou ainda pelo gerador associado ao motor de combustão interna.

1 – Selecção Automática dos 3 modos de condução para máxima eficiência.

Dependendo das condições de condução e carga de bateria disponível, o Plug-in Híbrido Eléctrico selecciona automaticamente o modo de condução de modo a conseguir uma máxima eficiência energética:

a)      Modo EV (Eléctrico)

No Modo EV, os motores dianteiro e traseiro propulsionam o veículo recorrendo unicamente à energia armazenada nas baterias. Sem consumo de combustível e zero emissões de CO2, o condutor pode tirar todo o partido do silêncio de rolamento e da óptima performance ambiental.

b)      Modo Híbrido Série

No modo Híbrido Série, o motor opera como um gerador, fornecendo energia aos motores eléctricos. Este é o modo escolhido pelo sistema quando o nível de carga de baterias desce abaixo de um nível pré-determinado, ou quando é necessário uma maior performance (tal como aceleração ou subidas acentuadas).

c)      Modo Híbrido Paralelo

No modo Híbrido Paralelo, o motor a gasolina fornece a maior parte da energia de tracção, sendo assistido pelos dois motores eléctricos. Este é o modo escolhido pelo sistema a velocidades elevadas, quando o motor de combustão interna funciona no pico da sua eficiência.

2) Baterias de Elevada Capacidade para Máxima Versatilidade de Condução.

As baterias de Iões de Lítio de elevada capacidade e 12 kWh permitem ao Outlander atingir uma autonomia em modo eléctrico superior a 50 km (Norma JC083), suficiente para uma operação totalmente eléctrica na maioria das utilizações diárias 4.

O condutor pode seleccionar manualmente o modo de “Carga de Bateria”, no qual o motor a gasolina actua como um gerador e carrega as baterias, quer o carro esteja em andamento ou estacionário. O Modo de “Carga de Bateria” dá ao condutor a flexibilidade de poder escolher em qualquer momento, a utilização do motor de ICE como gerador.

3) Sistema 4WD de Motores Eléctricos Gémeos para uma Resposta Instantânea

O Outlander PHEV recorre a um sistema 4WD de dois motores eléctricos para gerar tracção no eixo dianteiro e traseiro. Para além de gerarem menores perdas por atrito, o sistema 4WD de Motores Gémeos garante uma melhor resposta e um controlo mais fino que os sistemas mecânicos convencionais. Isto é conseguido sem veios de transmissão ou outros componentes mecânicos comuns nos sistemas tradicionais. O sistema 4WD de Motores Gémeos está integrado com o comprovado S-AWC (Super All Wheel Control), um sistema de controlo dinâmico do veículo capaz de garantir elevados níveis de estabilidade e tracção em todos os tipos de terreno.

Adicionalmente, os motores eléctricos dianteiros e traseiros geram instantaneamente o binário máximo, uma característica inerente aos motores eléctricos, o que permite ao Outlander PHEV acelerações comparáveis a um motor ICE de elevada cilindrada. Isto sem comprometer a performance ambiental e os baixos consumos de combustível.

Características Técnicas (de Projecto)

Comp. x Larg. x Altura (mm)

4 655x 1 800 x 1 680

Distância Entre Eixos (mm)

2 670

Pneus

225/55R18

Peso  (kg)

1 810

Lotação

5

Tracção

4WD de Motores Gémeos

Motores Eléctricos Tipo

Síncrono, Magnetos Permanentes

Quantidade

2 (1Frt/1 Trs)

Potência Máxima (Frt/Trs)

60 kW /60 kW

Binário Máximo (Frt/Trs)

137 N.m /195 N.m

Bateria Tipo

Iões de Lítio

Voltagem

300 V

Capacidade Nominal

12 kWh

Motor Gasolina Tipo

4-cil; 2.0 MIVEC

Gerador Capacidade

70 kW

Período Carga
(desde 0%)
200 V AC (15A)

4.5 h (Carga Completa)

Carga Rápida

30 minutos (80% carga)

Autonomia Eléctrica Superior a 55 km (Modo JC08)
Autonomia Combinada (Objectivo) Superior a 880 km (Modo JC08)
Eficiência Consumo Combustível (Objectivo) Superior a 1.6 L/100km (61 km/L) Modo JC08

 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks