| | | | | | | | |   

Opel Astra: mais variantes, mais motores e mais tecnologia

5 September , 2012

A nova gama Opel Astra prepara-se para um arranque em força: com a nova berlina de quatro portas, novos e potentes motores, e sistemas de assistência à condução assentes na mais recente tecnologia, a marca evoluiu o seu premiado bestseller no segmento compacto, conferindo ao Astra um carácter ainda mais dinâmico e multifacetado. A aparência exterior e interior mais refinada sublinha a dinâmica e os avanços tecnológicos da gama. Com o novo sedan de quatro portas, a variante de cinco portas, a carrinha Sports Tourer e o coupé GTC de três portas, que inclui a versão OPC de elevadas performances, a multifacetada gama Astra está agora completa.

A intenção de criar a gama de modelos mais emocional no segmento compacto, onde a concorrência é tão acesa, é corroborada pelos novos motores com a mais recente tecnologia, que, a partir de agora e ao longo dos próximos seis meses, irão alargar o já diversificado leque de potências e performances da gama Astra. O novo Astra OPC, com motor a gasolina 2.0 Turbo de injeção direta, promete tornar-se numa referência ao nível dos compactos de alto desempenho. Com potência de 280 cv e binário máximo de 400 Nm, o Astra OPC é não só o Astra mais potente de sempre como também os 200 Nm por litro lhe garantem o posto de ‘campeão de binário’ no segmento compacto. Este OPC é também o Astra mais rápido de sempre, podendo atingir 250 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos.

Outro reforço da nova gama Astra é o motor 2.0 BiTurbo CDTI, que passa a ser, simultaneamente, o mais potente e mais evoluído da história do modelo. Este propulsor, já conhecido do Insignia, debita uma potência de 195 cv e um elevadíssimo binário de 400 Nm. Introduzindo no Astra a sofisticada tecnologia BiTurbo, com dois intercoolers e dois turbocompressores que funcionam em conjunto, a Opel detém uma gama de modelos compactos sem paralelo no segmento. O novo 2.0 BiTurbo CDTI destina-se às variantes Astra, Astra Sports Tourer e Astra GTC, às quais confere excelentes performances aliadas a baixos consumos.

A Opel realizou também evoluções no 1.4 Turbo a gasolina (140 cv). Este motor está agora dotado de uma função ‘overboost’ que executa durante alguns segundos um acréscimo de 10 por cento de binário, elevando-o de 200 para 220 Nm, o que pode ter muita utilidade em ultrapassagens, por exemplo.

Toda a nova gama Astra, incluindo o sedan de quatro portas, chega ao mercado português em Outubro. As versões com o novo motor 2.0 BiTurbo CDTI ficarão disponíveis no primeiro trimestre de 2013.

Gama completa – do ecoFLEX de 99 g/km CO2 ao OPC de alta performance

Do ponto de vista das motorizações, a nova gama Astra vai ao encontro de um alargadíssimo leque de preferências, desde o Astra mais eficiente de todos os tempos – o 1.7 CDTI ecoFLEX de 130 cv com emissões de apenas 99 g/km CO2 (3,7 l/100 km) – ao mais potente Astra turbodiesel 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e ao Astra mais rápido da história, o novo OPC com 280 cv. A oferta da nova gama Astra torna-se uma das mais diversificadas do segmento dos automóveis compactos. No início do próximo ano, o Astra beneficiará ainda da introdução da nova geração de motores ECOTEC a gasolina SIDI (Spark Ignition DirectInjection) com 1,6 litros de cilindrada, turbocompressor e injeção direta de combustível, assegurando consumos extremamente baixos e também níveis de potência elevados que podem chegar a 200 cv.

Oferta alargada de tecnologias inovadoras

No domínio dos sistemas de assistência à condução, a nova gama Astra destaca-se com novos sistemas que contribuem para elevar os padrões técnicos a um nível ainda mais avançado. Muitas tecnologias que fizeram a sua estreia no Insignia e no Zafira Tourer estão agora também disponíveis na nova gama Astra, facultando níveis de segurança e conforto ainda mais elevados. Estas novas tecnologias incluem a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, com reconhecimento de sinais de trânsito (TSA II), aviso de saída de faixa (LDW), indicação da distância ao carro da frente (FDI) e alerta de colisão dianteira (FCA). Todos os dispositivos emitem avisos para ajudar a evitar situações críticas, por exemplo, quando o condutor está distraído ou perde a concentração.

Outros sistemas de assistência são a câmara de retrovisão, o sistema de ajuda ao estacionamento – que identifica espaços e dá indicações de manobras – bem como um avisador de ângulo cego e o programador de velocidade adaptativo baseado em radar, com sistema de travagem automática em caso de colisão iminente, que funciona entre os 50 km/h e os 180 km/h. O programador de velocidade com radar mantém a velocidade selecionada pelo condutor, desacelerando automaticamente por momentos para manter uma distância de segurança pré-definida em relação ao veículo da frente.

Os novos sistemas complementam a ampla oferta de tecnologias inovadoras, algumas das quais são raras, ou mesmo únicas, no segmento dos compactos. Entre estas conta-se a mais recente geração de faróis dianteiros adaptativos (AFL+) com lâmpadas bi-xénon e todo um leque de funções de iluminação sofisticadas, nomeadamente a comutação automática entre médios e máximos, a luz dinâmica de curva, a luz de cruzamento e a distribuição variável dos feixes de iluminação que se ajusta automaticamente em função das condições existentes, inclusivamente as atmosféricas.

Suspensão eletrónica FlexRide; HiPerStruts em todos os modelos Astra GTC e OPC

Para além da excelente base dinâmica do Astra, que tem sido unanimemente reconhecida desde o lançamento do modelo, a Opel oferece o sistema mecatrónico adaptativo FlexRide que se ajusta automaticamente às condições de condução e dispõe de três modos de funcionamento: o modo ‘Standard’, o modo ‘Tour’ mais orientado para o conforto, e o modo ‘Sport’, uma alternativa mais dinâmica.

Os Astra GTC e Astra OPC possuem uma configuração HiPerStrut na suspensão dianteira. Ao desacoplar os movimentos da direção do conjunto mola-amortecedor McPherson, a arquitetura HiPerStrut melhora a aderência e reduz significativamente os efeitos do binário na direção, permitindo aos condutores tirar o maior partido do desempenho do Astra.

Para garantir o máximo conforto, todos os Astra dispõem de bancos dianteiros ergonómicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V), uma associação alemã independente de especialistas em ergonomia.

O sistema porta-bicicletas FlexFix, exclusivo da Opel, está plenamente integrado no pára-choques traseiro, onde se oculta como uma gaveta quando não está a ser utilizado. O engenhoso sistema de última geração permite transportar quatro bicicletas em simultâneo no Astra Sports Tourer. O porta-bicicletas FlexFix da variante Astra de cinco portas tem capacidade para duas bicicletas.

O pára-brisas panorâmico, criado e patenteado pela Opel, prolonga-se até meio do tejadilho, proporcionando ao condutor e restantes ocupantes dos modelos Astra GTC um campo de visão alargado. Ao contrário de outras soluções de tejadilho de vidro, não existe qualquer barra transversal a reduzir a visibilidade.

Design apurado

As variantes Astra de cinco portas e Astra Sports Tourer receberam um visual rejuvenescido, que está ainda mais dinâmico e exclusivo do que antes. O mesmo se pode dizer da nova berlina de quatro portas. A equipa do Design da Opel concentrou atenções na secção dianteira, dotando-a de uma grelha inferior mais pronunciada, com desenho tecnicamente mais preciso, inspirada no recém-lançado Astra GTC. A grelha superior do Astra de cinco portas, da station wagon Sports Tourer e da berlina de quatro portas apresenta uma barra cromada mais proeminente, em forma de asa, com profundidade visual tridimensional. Esta nova barra cromada está mais centrada e parece flutuar na grelha. Graças a novas aplicações pretas nos faróis, mesmo os níveis de equipamento mais simples da gama apresentam agora um visual mais refinado.

Na secção traseira, a reentrância onde se situa a chapa de matrícula do Astra de cinco portas foi esculpida de forma diferente, criando visualmente uma maior largura. No Astra de cinco portas e na Sports Tourer existe um novo friso cromado no pára-choques, logo abaixo da chapa de matrícula, que contribui para reforçar a mesma impressão.

Para as novas versões BiTurbo do Astra de cinco portas, da Sports Tourer e do GTC foi criada uma aparência exterior ainda mais dinâmica e distinta, que varia de modelo para modelo. A grelha superior tem um formato semelhante à utilizada no Astra GTC, mas a barra dianteira é sempre na cor da carroçaria e surge a toda a largura da grelha. A zona das entradas de ar inferiores tem um novo design, inspirando as suas formas na barbatana de tubarão, o que confere ao automóvel uma maior agressividade nestas versões BiTurbo. Os contornos de todas as janelas laterais são executadas em crómio, mas no caso do GTC Biturbo, a aplicação da parte inferior da janela é em preto. Na traseira, as duas saídas de escape e o formato mais proeminente do pára-choques dão às versões BiTurbo uma atitude mais musculada.

No habitáculo, o Astra de cinco portas, a Sports Tourer e a berlina de quatro portas apresentam-se com nova decoração graças à utilização de novos tecidos, cores e molduras com pintura de alto brilho. No caso dos modelos BiTurbo, os tecidos ou couro na cor preta são combinados com pespontos vermelhos nas costuras dos bancos, aplicações nas portas e fole alavanca da caixa de velocidades. O novo volante forrado a couro, com base plana, e os tapetes especiais com contornos vermelhos, são mais alguns elementos distintivos do habitáculo do BiTurbo.

Astra dá continuidade à história de sucesso dos modelos compactos Opel

Com a nova gama, a Opel renova as ambições daquele que é o seu modelo mais vendido e que já conquistou numerosos prémios, entre os quais o prestigiado Volante de Ouro (2009). O Astra obteve ainda recentemente a melhor classificação no relatório de carros usados DEKRA 2012. O Astra é um elemento chave do leque de produtos da Opel, chamando a si cerca de um terço do total das vendas da marca. Com a nova gama, a Opel entra na sua décima geração de modelos do segmento dos automóveis compactos e na sua quarta geração Astra, que já conquistou mais de 700.000 clientes em toda a Europa. A marca lançou o Astra de cinco portas no outono de 2009, seguido do Sports Tourer um ano depois e pelo GTC Coupé de três portas no final de 2011. O modelo Astra ocupa atualmente a terceira posição (segunda, na Alemanha) no ranking de vendas do maior segmento na Europa, o qual representa cerca de um quarto do mercado total.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks