| | | | | | | | |   

Baja TT Oleiros – Proença: Miguel Barbosa acabou por vencer

2 September , 2012

Muitas oscilações no comando, diversas contrariedades, algumas surpresas e incertezas no resultado até ao final. Foi assim a prova da Escuderia Castelo Branco, pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.

No final do segundo sector selectivo, a vitória na estrada sorriu a Nuno Matos com escassos três segundos de vantagem, frente a Miguel Barbosa. No entanto, uma penalização de um minuto atribuída ao piloto do Opel Astra Proto por excesso de velocidade numa zona controlada em asfalto, acabou por entregar o triunfo da Baja TT Oleiros – Proença a Miguel Barbosa e Pedro Velosa.

Uma prova com diversas ocorrências, que viriam a mexer directamente com os destinos dos protagonistas.

Quatro pilotos passaram pelo comando desta baja. Miguel Barbosa foi o primeiro, depois das vitórias nas duas passagens pelo troço de cinco quilómetros do Prólogo. Depois as alternâncias de poder foram constantes, com Ricardo Porém, Rui Sousa e Nuno Matos a conquistarem lideranças ao longo do traçado. Miguel Barbosa foi vitima de três furos, o que o fez perder o comando durante o primeiro sector selectivo. O problema da eficácia dos pneus utilizados por Barbosa e da sua correcta ligação com o tipo de pisos, foi uma constante ao longo da prova. Mas claro está que os problemas não foram apenas para o campeão nacional de TT. Problemas na embraiagem do Bomcar série 1 Proto de Ricardo Porém, impediram o jovem piloto de lutar pela vitória. Também Rui Sousa ficou parado com problemas no motor da Isuzu, depois ter assinado excelentes momentos de condução, tendo chegado mesmo a passar pela liderança.

No terreno, Miguel Barbosa tentava tudo para recuperar em relação a Nuno Matos no segundo sector da prova. No entanto, o esforço viria a não ser suficiente, com Nuno Matos a conseguir defender-se muito bem, chegando a Oleiros na primeira posição, com apenas três segundos de vantagem frente a Miguel Barbosa, números pouco comuns numa prova de TT.

Bastante mais tarde, viriam a ser conhecidas penalizações por excesso de velocidade no asfalto, com Matos a ser penalizado num minuto, sendo obrigado a entregar a vitória na prova a Miguel Barbosa.

Mas o piloto de Portalegre não foi o único penalizado pelas mesmas razões, tendo contado com a companhia de mais cinco concorrentes, entre eles João Cardoso, que após uma prova fantástica foi o grande vencedor do agrupamento T2, tendo registado o terceiro lugar final, que acabou por se transformar na quarta posição devido à tal penalização atribuída no final da prova. Devido a tudo isto, José Mendes em Mitsubishi L200 acaba por subir ao terceiro posto.

Ricardo Porém acabou por efectuar uma prova em nítido ritmo de recuperação, mas sem grandes exageros devido aos problemas na embraiagem do seu Proto, acabando por terminar a Baja Oleiros – Proença na quinta posição, à frente de Nuno Tordo que viria a ser o segundo classificado entre os carros do agrupamento T2. Luís Navarro num Nissan Terrano II termina no sétimo lugar, sendo o primeiro do grupo T8.

Uma prova com alguma emoção, devido a diversas tentativas de recuperação por parte de alguns protagonistas, com um desfecho incerto até aos últimos metros, e ainda mais com penalizações atribuídas no final, e que não estavam nas contas de muito boa gente.

Miguel Barbosa reforça a liderança do Campeonato de Portugal de TT, numa altura em que faltam duas provas para o final da época 2012.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks