| | | | | | | | |   

Fiat Panda 4×4: Antestreia mundial no Salão de Paris

31 August , 2012

O próximo Salão Internacional de Paris foi o palco escolhido para apresentação do novo Fiat Panda 4×4, único modelo de tração integral do segmento A. 

Herdeiro de um “best seller” apresentado pela primeira vez quase há 30 anos, o Panda de tração integral de terceira geração assume em pleno o espírito do nosso tempo, conjugando consolidadas capacidades de todo-o-terreno com design requintado e com arquitectura eficiente e compacta. O Panda 4×4 é a melhor expressão da extraordinária versatilidade do modelo: um verdadeiro “Super Panda”, pronto para enfrentar, com a mesma desenvoltura, os trilhos de montanha e a “selva” urbana. 

Para além de oferecer equipamento de série capaz de satisfazer o cliente mais exigente, do ponto de vista técnico o novo Panda 4×4 melhora ainda mais as suas características, confirmando-se como digno concorrente de viaturas de todo-o-terreno de dimensões (e preço) bem maiores.

Estilo e dimensões

Proposto com carroçaria de cinco portas, o modelo mede 368 centímetros de comprimento, 167 de largura e 160 de altura. A distância entre eixos é de 230 cm, medindo o eixo dianteiro 141 centímetros e o traseiro 140. 

Ao conceberem o estilo do novo Panda 4×4, os designers do Centro de Estilo Fiat partiram da ideia de reforçar as características estéticas puramente funcionais, acrescentando-lhe depois um conjunto de pormenores que lhe dão um aspecto extremamente sofisticado de mini-SUV polivalente. A estética é, de facto, fortemente marcada pelas linhas geométricas dos pára-choques dianteiros e traseiros que incluem elementos estéticos cor de alumínio, salientando a presença da protecção de metal sob a carroçaria. 

Contrariamente à geração precedente, no novo Panda 4×4, os guarda-lamas seguem a linha da carroçaria, assegurando completa protecção da zona inferior da viatura. Em termos de cores, a gama do Panda 4×4 é enriquecida com duas tonalidades, que se juntam à paleta já existente: laranja Sicilia (mate) e verde Toscana (metalizada). 

O interior retoma as soluções adoptadas nas versões 4×2, mas com alguma excepções: uma nova tonalidade verde para a faixa que contorna o quadro de instrumentos e a bolsa para objectos, bancos em tecido de padrão específico disponível em três cores (verde, bege e laranja) enriquecidos com elementos em pele sintética, painéis das portas com aplicações igualmente em pele sintética e, por fim, consola em posição elevada no túnel central que acrescenta mais um compartimento para objectos aos 14 já existentes nas versões 4×2.  

Tração integral “Torque on demand” e função ELD (Electronic Locking Differential)

O Panda 4×4 dispõe de transmissão de tipo “Torque on demand” que utiliza dois diferenciais e uma junta controlada electronicamente. Trata-se de uma tração integral permanente gerida por uma centralina electrónica que, através da análise dos sinais transmitidos pelo carro, reparte a tracção pelos dois eixos de forma homogénea e proporcional às condições de aderência ao piso. As vantagens oferecidas por este sistema são o absoluto automatismo de funcionamento e a ausência de manutenção. 

O Panda 4×4 oferece, de série, o sistema ESC (Electronic Stability Control) com função ELD (Electronic Locking Differential), precioso auxiliar na condução e nos arranques em locais de escassa aderência (neve, gelo, lama, etc.). Em pormenor, o ELD trava as rodas que estão a perder aderência (ou a patinar mais do que as outras) e transfere força motriz para as que estão mais “agarradas” ao terreno. Esta função, inserível manualmente através do botão específico situado diante da alavanca da caixa de velocidades, actua abaixo de 50 km/h.

Motorizações

O Fiat Panda 4×4 propõe dois motores, ambos com Start&Stop: o novo 0.9 Twinair Turbo de 85 cv e o diesel 1.3 Multijet II de 75 cv. Relativamente ao 1.2 Fire da precedente geração, o Twinair Turbo proporciona um aumento de 40% do binário, o que, aliado à caixa de 6 velocidades específica, com primeira velocidade curta, garante nítida melhoria da capacidade de resposta em subidas, da qualidade do arranque, da elasticidade e da recuperação. Também a motorização Multijet II beneficia de análogo melhoramento, graças ao incremento do binário em 30%. 

Suspensões

As suspensões de uma viatura “integral” devem responder a dois objectivos principais. Por um lado, assegurar conforto aos passageiros, facilidade de condução, estabilidade e segurança, características próprias de viaturas com tracção a duas rodas, e, por outro lado, garantir capacidade de desempenho em qualquer tipo de percurso, sobretudo em fora-de-estrada. Para cumprir ambos os objectivos, foram efectuadas diversas intervenções de carácter técnico, de modo a oferecer prestações de excelência, com particular atenção ao conforto e ao comportamento em todo-o-terreno. Foram, assim, escolhidos dois experimentados esquemas: suspensão dianteira de rodas independentes de tipo Mc Pherson e suspensão traseira de rodas interligadas com eixo de torção especificamente desenvolvida para a versão integral. Relativamente à solução de tirantes que equipava a geração anterior, este último esquema garante menor peso e maior conforto em viagem e acústico, para iguais prestações em terrenos fora-de-estrada.

Equipamento

Estética elegante aliada a mecânica de verdadeiro “off-road”. É este, em síntese, o espírito do novo modelo que se, por um lado, herda o extraordinário sucesso do precedente Panda 4×4, por outro, coloca-se como ponto de referência nesta específica faixa de mercado pelo requinte estilístico, cuidado dedicado aos pormenores e riqueza de conteúdos, patente num equipamento de série completo e único: sistema ESC com ELD, ar condicionado de comando manual, rádio com leitor de CD/MP3, jantes de liga polidas de 15″, pneus 175/65 R15 M+S, retrovisores de comando eléctrico, fecho centralizado com telecomando e apoios de cabeça traseiros. Para quem pretender enriquecer ainda mais o modelo, uma ampla lista de conteúdos opcionais e de acessórios permite realçar ainda mais o tipo de utilização predominante: em cidade ou em fora-de-estrada.  

Trekking e Natural  Power: família Panda ampliada mais uma vez 

Confirmando que o Panda oferece a gama mais vasta e versátil da categoria, serão apresentadas em Paris mais duas importantes novidades: as versões Trekking e Natural Power. 

A primeira representa o traço de união entre as versões 4×2 e 4×4, na medida em que propõe estética de todo-o-terreno aliada a tracção dianteira inteligente, graças à tecnologia Traction+. Trata-se de um inovador sistema de controlo da tracção que incrementa a motricidade do veículo em pisos de escassa aderência, garantindo óptimas prestações no arranque.

O novo Panda Natural Power, por sua vez, é equipado com motor 0.9 Twinair Turbo de 80 cv de dupla alimentação (gás natural e gasolina) que conjuga as vantagens económicas e ecológicas da alimentação a gás natural com a tecnologia Turbo TwinAir que proporciona excelentes valores de consumo de combustível, emissões e prestações. 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks