| | | | | | | | |   

Uma vitória de ouro para Sébastien Loeb

7 August , 2012

Na linha da chuva de medalhas obtidas pela França nos últimos dias, Sébastien Loeb realizou um novo feitoao ganhar o Rali da Finlândia pela terceira vez. Perseguidos ao longo de toda a prova pelos seus companheiros de equipa Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, Séb e o seu co-piloto Daniel Elena venceramassim, aquela que foi a 500ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. Graças a esta quarta
dobradinha consecutiva, o Citroën Total World Rally Team e as suas formações estão cada vez mais isolados nas tabelas das classificações gerais.

Na frente de princípio a fim, Sébastien Loeb e Daniel Elena mostraram brio, obtendo uma vitória que não era de todo indispensável na óptica da classificação geral do campeonato. Líderes com cinco segundos de vantagem no arranque deste último e longo dia, os Octa-Campeões do Mundo foram tão determinados como os seus companheiros de equipa Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen. O dia era dividido em três fases: após uma dupla passagem pelas especiais de Surkee e Leutsu, os concorrentes teriam pela frente por duas vezes seguidas os míticos 33 quilómetros da clássica classificativa de Ouninpohja.

Nos primeiros quilómetros da 13ª especial, Mikko deu um ligeiro toque numa zona estreita. Pensando que tinha furado o finlandês acabou por perder preciosos segundos. Na classificativa seguite Sébastien passou por algo semelhante. “Não toquei, mas tinha a impressão que a traseira vinha a ‘varrer’ muito. Não foi mais que uma mudança de aderência que não interpretei bem. Nestes momentos, com uma luta tão intensa, passa-nos muita coisa pela cabeça”. Esta ronda apesar de tudo acabou por correr bem ao Octa-Campeão do Mundo, que alargou a vantagem para 7,4s. O braço de ferro continuou na segunda ronda e Séb ganhou mais dois segundos.

Como era sonhado por centenas de milhares de espectadores que acompanharam o rali, a vitória seria decidida nos saltos de Ouninpohja. Com as câmeras de TV a transmitirem em directo, Loeb e Hirvonen lutaram palmo a palmo, com os parciais a mostrarem vantagens mínimas ora de um ora de outro. No ‘stop’ do 17º troço, Mikko roubou 2,2s a Séb. Mesmo se a desvantagem caiu para 7,2s, o filho de Jyväskyla reconhecia que este rali não escaparia ao seu companheiro de equipa.

A segunda passagem tinha em jogo os pontos de bónus da Power Stage para os três mais rápidos. Fieis à imagem dos três dias de rali, os pilotos Citroën andaram a fundo. Atacando sem descanso, Mikko fez o melhor tempo com 15m17,3s, a uma média de 129,54 km/h, o que lhe permitiu bater o recorde que pertencia a Petter Solberg desde 2004. “Vim para ganhar e estou naturalmente um pouco desiludido por terminar em segundo” reconheceu Mikko. “Tentei tudo, ataquei ao longo dos três dias, mas o Sébastien foi verdadeiramente o mais forte. Quero agradecer à Citroën que nos deixou expressar e estou contente por oferecer uma quinta dobradinha à equipa”.

“Estou muito contente por conseguir esta terceira vitória, face a um adversário tão duro como o Mikko”, declarou Sébastien Loeb, terceiro na Power Stage e vencedor do rali por 6,1s. “É particularmente agradável, depois de ter liderado do início ao fim. Tivemos de atacar muito, algumas vezes no limite. Por isso, tenho de dizer quedisposemos de um carro que nos deu total confiança. As evoluções apresentadas este fim-de-semana no DS3 WRC, nomeadamente ao nível dos amortecedores, permitiram-nos dar um passo em frente em termos de performance e de facilidade de pilotagem. Obrigado também à Michelin, com os pneus Latitude Cross a demonstrarem eficácia, durabilidade e resistência”.

“Tenho de felicitar e agradecer às nossas equipas: sabiamos que corriamos riscos em deixá-los lutar abertamentepela vitória, mas eles provaram o seu valor mantendo-se na estrada… e nos dois primeiros lugares”, sublina Frédéric Banzet, Director Geral da Citroën. “Esta equipa demonstrou mais uma vez que é a melhor do mundo, esta quinta dobradinha em oito ralis traduz a nossa progressão e esperamos continuar neste ritmo nos últimos cinco ralis do ano, que se realizam em países importantes para a Marca”.


por:

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks