| | | | | | | | |   

Goodyear desenvolve pneu com óleo de Soja

25 July , 2012

A mais recente descoberta divulgada pela Goodyear pode beneficiar o meio ambiente e o consumidor final: o petróleo utilizado no fabrico de pneus pode ser reduzido até 26,5 milhões de litros por ano e a vida útil dos pneus pode aumentar até 10%.

Os testes realizados na fábrica da Goodyear, em Lawton (Oklahoma), permitiram descobrir que os componentes de borracha feitos a partir de óleo de soja se misturam melhor com a sílica utilizada ​​na fabricação de pneus. Esta é uma melhoria que torna a fábrica mais eficiente, garantindo um consumo mais reduzido de energia e de emissões de gases de efeito estufa.

“A Goodyear está empenhada em respeitar o meio ambiente e as localidades em que opera. A utilização de óleo de soja é uma maneira de alcançar esse objetivo”, comentou Jean-Claude Kihn, responsável técnico da Goodyear. “Enquanto os consumidores beneficiam de um aumento da vida útil dos pneus, a Goodyear regista uma maior eficiência e economia de energia – todos ganhamos com a redução de impacto no meio ambiente”, acrescenta.

Os protótipos dos pneus fabricados em Lawton vão ser testados em San Angelo (Texas), nos próximos meses. Se os resultados forem positivos, a Goodyear espera que os consumidores passem a comprar pneus feitos com óleo de soja a partir de 2015.

A United Soybean Board (USB) apoia o projeto da Goodyear com 500.000 dólares nos próximos dois anos. Nessa medida a Goodyear pretende exibir um pneu feito a partir de óleo de soja a 6 ou 7 de agosto, no centro de pesquisa da Ford Motor em Dearborn (Michigan), como parte de um evento patrocinado pela USB.

“A United Soybean Board felicita a Goodyear pelo seu compromisso com a sustentabilidade”, refere Russ Carpenter, membro do Comité Gestor da USB. “A descoberta de novas aplicações para o óleo de soja confirma o nosso compromisso com a gestão ambiental, através do cultivo de matérias-primas renováveis ​​que reduzam as emissões de CO2 e são um volume de negócios natural de produtos derivados de petroquímicos. A USB e os produtores de óleo de soja estão muito satisfeitos por apoiar esta iniciativa que visa disponibilizar aos consumidores produtos eficientes e amigos do ambiente”, adianta Russ.

O óleo de soja é mais uma iniciativa que a Goodyear está atualmente a levar a cabo para potenciar o uso de matérias-primas renováveis​​. Para tal, a Goodyear e a DuPont Industrial Biosciences estão a trabalhar juntos para desenvolver a BioIsoprene™, uma alternativa biológica revolucionária de isopreno (derivado de petróleo). A BioIsoprene™ pode ser usada no fabrico de borracha sintética, que por sua vez é uma alternativa para a borracha natural, e vai permitir uma redução da dependência de produtos petrolíferos por parte da indústria.

 

 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks