| | | | | | | | |   

Sistema de Portas de Acesso Fácil do Novo Ford B-MAX

12 July , 2012

É uma manhã movimentada de um dia de semana no centro de jardinagem local, e dois homens de meia idade permanecem numa esquina, em silêncio, a filmar os clientes enquanto eles lutam para colocar as suas compras volumosas nos seus veículos.

Este episódio foi parte de uma operação “secreta” realizada pelos engenheiros da Ford para aprenderem mais sobre os desafios enfrentados pelos condutores e passageiros de veículos mais pequenos, à medida que desenhavam o novo veículo multi-actividades B-MAX.

Os engenheiros observavam subrepticiamente os proprietários que realizam as suas tarefas diárias, incluindo o carregamento de compras volumosas e o aceder às cadeiras de crianças, em lojas locais de bricolage, centros de jardinagem e escolas. A equipa utilizou pequenas câmeras de vídeo para registar cada tarefa que seria posteriormente analisada ​​em detalhe.

Assistir às lutas dos proprietários com tarefas simples, tais como garantir a correcta colocação do cinto numa cadeira de criança, deu aos engenheiros a inspiração para desenhar o inovador sistema de portas do B-MAX. Este chegará ao mercado ainda este ano e possui portas frontais com dobradiças convencionais e portas traseiras que deslizam possibilitando uma abertura de 1,5 metros sem obstáculos, para um acesso inigualável. As portas de correr são também especialmente úteis nos lugares de estacionamento apertados  habituais na Europa.

“Normalmente passamos a maior parte do nosso tempo nos laboratórios de engenharia e atrás das nossas secretárias, por isso transformarmo-nos em agentes secretos foi uma mudança de ritmo emocionante”, afirmou Steve Fleming, engenheiro de inovação de produtos, Ford Europa. “A informação que recebemos prova que não há nada como observar efectivamente as pessoas na vida real para compreender as suas necessidades e encontrar as soluções.”

Os engenheiros estacionavam fora do campo de visão para garantir que os seus alvos não sabiam que estavam a ser filmados e se comportassem naturalmente. Todas as permissões necessárias foram garantidas, antes e depois do início das filmagens, com os intervenientes a consentirem ser filmados no local, não sabendo, no entanto, quando iria acontecer.

“Vestimos roupas informais, em vez dos nossos fatos habituais, de modo a que a nossa presença passasse despercebida”, disse Fleming.

Depois de analisar dezenas de horas de vídeos, os engenheiros da Ford também encenaram várias situações diferentes para ajudar a compreender as razões por que determinadas acções ocorriam e como poderiam ser superados os problemas.

Armada com este conhecimento, a equipa de inovação propôs o sistema de portas do novo B-MAX que apresenta portas dianteiras com dobradiças e portas traseiras de correr, integrando os tradicionais pilares centrais nas portas, ao invés de fazerem parte da carroçaria. A largura de 1,5 metros da ampla abertura em cada lado do carro é líder da sua classe.

“O conceito para o sistema das portas veio de uma das nossas sessões de ‘brainstorming’ “, explicou Fleming. “Tendo visto as dificuldades criadas aos clientes pelas aberturas estreitas das portas, estávamos determinados a encontrar uma solução.”

Tendo chegado a esta ideia, a equipa Ford de inovação testou o conceito das portas com os consumidores e notou uma reacção imediata.

“Nós vimos imediatamente no rosto das pessoas. Não podiam acreditar em como era fácil lidar com as tarefas do dia-a-dia. Soubemos logo que estávamos a caminho de criar um conceito vencedor “, acrescentou Fleming.


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks