| | | | | | | | |   

Esticámos o 500!…

8 July , 2012

É o que se pode afirmar ao olhar para as linhas do novíssimo Fiat 500 L, o ícone da fábrica italiana de Turim, precisamente cinco anos depois do lançamento da nova geração do Fiat 500 e cinco décadas e meia após o aparecimento do primeiro 500, em 4 de Julho de 1957, que viria a fazer história na indústria automóvel mundial.

Como pouco havia a apontar em termos estéticos ao pequeno carro italiano, a não ser falta de espaço, os responsáveis pela Fiat resolveram dotar o 500 de maior funcionalidade, com quatro portas, uma bagageira de maiores dimensões e um espaço interior com habitabilidade adequada à família. Tudo isto foi feito no 500 L sem que fosse adulterado o carácter que orientou os designers a conceberem um automóvel que caiu no goto de inúmeros e importantes mercados. Podemos admitir que o Fiat 500 L é um pequeno SUV que se instala entre os segmentos B e C, oferecendo as características de um automóvel compacto e versátil. Tal como indica a letra L aplicada ao vestuário, o 500 acaba por servir necessidades mais avantajadas, oferecendo um espaço eficiente e variadas configurações possíveis para o interior, incluindo diferentes regulações da bagageira que permitem separar diversos tipos de objectos ou obter um vasto espaço de carga totalmente plano, depois de rebatidos os bancos de forma extraordinariamente fácil.

O Centro de Estilo Fiat concebeu o 500 L para o ajustar a dimensões mais pessoais e contemporâneas, dotando-o de excelente visibilidade e de uma luminosidade interior fora de comum, para além das mais úteis e recentes tecnologias da marca. No interior, um mundo de opções para uma vida moderna a bordo cativam os passageiros, que para além de todas as comodidades e de um espaço fabuloso nos bancos traseiros, até podem tomar um café feito a bordo, enquanto ouvem a sua música preferida através de excelente sistema de som. Mas enquanto estes mimos são considerados acessórios, não faltam outras dádivas de série, como 22 compartimentos para arrumações, porta-luvas refrigerado ou uma ampla bagageira com três níveis para as mais diversas arrumações. Estão instituídas novas regras para o Fiat 500, através da mais recente evolução L, impondo um ritmo adequado aos novos tempos.

Quanto a motores para Portugal, o Fiat 500 L vai viver com um bloco diesel 1.3 Multijet II de 85 cavalos, contando ainda com o afamado dois cilindros Twin Air a gasolina de 0,9 litros mas agora com 105 cavalos e caixa manual de seis velocidades. De maiores dimensões, mas com o mesmo status, o novo 500 L vai começar a inundar a Europa ainda este Verão para seduzir quem precisa de espaço, privilegiando o design, embora o importador nacional aponte a chegada ao nosso país apenas para o mês de Novembro.

Apontando como alvo muito directo o Mini Countryman, a Fiat está confiante no seu produto, desafiando particularmente em termos de preços. A motorização Twin Air estará disponível em Portugal a partir de €18.000, e em relação ao diesel tudo irá começar nos € 21.000.

Itália Actual

Segundo os responsáveis pela marca italiana, o Fiat 500 é considerado um ícone para a juventude, e representa um símbolo da Itália moderna, marcando o princípio de uma nova era. Esta evolução, ou se quiserem este crescimento, não é apenas a necessidade de abranger novos mercados, tornando o pequeno carro italiano mais maduro, mas também um aperfeiçoamento de um modelo que para além de uma Europa sempre fiel, também já conquista corações no mercado norte americano.

É quase impossível desligar a história de Itália da Fiat. Os bons e os maus momentos foram sempre vividos e encarados de braço dado, com o portento da indústria italiana a congregar esforços, unindo interesses económicos, como forma de impulsionar o país. Durante a apresentação mundial do Fiat 500 L, os 150 anos da história de Itália foram percorridos e devidamente assinalados, como forma de fortalecer uma forte corrente que dignifica um país. A “Officine Grandi Riparazioni” no coração de Turim, onde foram vividos grandes momentos da indústria italiana, foi o palco para a apresentação do novo modelo, estando patente nessas históricas instalações, até ao dia 4 de Novembro, uma exposição que retrata ao pormenor todos os caminhos percorridos pela Itália. Por tudo o que se tem passado, e pelo esforço claro dos últimos anos, é óbvio que a Fábrica Italiana de Automóveis de Turim só pode estar orgulhosa pelo contributo que tem dado ao seu país.

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks