| | | | | | | | |   

Bentley EXP 9 F não teme os caminhos poirentos

6 July , 2012

Wolfgang Dürheimer, o CEO da Bentley Motors, quando apresentou o nono protótipo criado pela marca desde 1919, deixou bem claro que não se tratava de um veículo qualquer. E não o disse propriamente por estar a referir-se a um Bentley, mas sim porque nunca antes a marca britânica — detida e controlada pelo grupo Volkswagen — havia ido tão longe nas suas propostas: apresentar um SUV ou, melhor dizendo, um verdadeiro todo-o-terreno, “que possa sentir-se em casa seja nos ambientes urbanos dos Estados Unidos da América ou na China, seja ainda nas dunas de areia dos desertos do Médio Oriente, assim como na faixa mais à esquerda das auto-estradas alemãs”, onde não há limites de velocidade.

O EXP 9 F, nome que se deve ao facto de ser o nono veículo experimental da Bentley, acrescentando o F pela inspirações nos falcões, os animais mais rápidos de sempre, capazes de voar a 300 km/h, foi exibido pela primeira vez em Genebra, nos primeiros dias de Março passado, para depois ter sido mostrado em Pequim, no mais importante salão automóvel chinês, encantando agora os 185 mil espectadores que marcaram presença em Goodwood, no tradicional festival de automóveis que tem lugar anualmente neste mítico circuito do Reino Unido.

Revista Todo Terreno

Agora, o protótipo prepara-se para atravessar o Atlântico e sobrevoar os EUA, para “aterrar”, literalmente, na costa oeste e encantar os participantes no concurso de elegância automóvel mais famoso, em Pebble Beach. O protótipo que será levado até à California é o único que por enquanto existe em condições de ser mostrado em público, e baseia-se na motorização W12 de 6,0 litros, com 600 cavalos de potência e 800 N.m de binário, mas a Bentley já anunciou que o novo V8 de 4,0 litros, com 500 cv, também é uma opção, tal como uma solução híbrida, combinando motor V6 a gasolina e eléctrico, com capacidade para 30 km em modo absolutamente eléctrico e com emissões abaixo dos 130 g CO2/km, mas suficientemente rápido como um falcão, pois pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos. Antes de partir para a California, o EXP 9 F foi sujeito a uma sessão fotográfica no seu “habitat”, rolando entre o asfalto e os caminhos de terra. Não há que temer o pó!


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks