| | | | | | | | |   

A Jaguar exibe o XJ_e em GoodWood

6 July , 2012

A Jaguar Land Rover (JLR) apresentou o XJ_e no Goodwood Festival of Speed, um veículo avançado de investigação e desenvolvimento que utiliza tecnologia híbrida “plug-in” (com ligação à rede eléctrica) e emissões de carbono ultra-reduzidas. O Jaguar XJ_e é a demonstração de como um design híbrido paralelo inovador com ligação à rede eléctrica pode proporcionar reduções superiores a 70% nas emissões de CO2 sem comprometer as prestações do veículo.

Com uma aceleração de 0 a 100 km/h inferior a 6,5 segundos e uma velocidade máxima automaticamente limitada a 250 km/h, o Jaguar XJ_e proporciona emissões de CO2 inferiores a 75 g/km, valor que é reduzido para zero durante os 40 km de autonomia que permite circular em modo exclusivamente eléctrico.

O projecto inovador XJ_e da JLR, que integra a estratégia de desenvolvimento de modelos de gama alta com os níveis de emissões mais baixos do seu segmento, é complementado com outro programa de investigação e desenvolvimento de grande sucesso que deu origem aos modelos conceptuais Limo Green e Range_e.

Financiado parcialmente pelo Conselho de Estratégia Tecnológica do Governo do Reino Unido através do projecto REEVolution (*), este avançado veículo de investigação e desenvolvimento foi concebido em colaboração com as principais empresas tecnológicas britânicas, com o objectivo de melhorar os conhecimentos técnicos sobre veículos de emissões reduzidas.

Nas palavras de Bob Joyce, Director de Engenharia da JLR: “O XJ_e avalia como um motor V8 de 5,0 litros poder ser substituído por um motor híbrido avançado de 2,0 litros com capacidade de proporcionar o mesmo requinte e prestações mas com emissões de CO2 inferiores a 75 g/km. Apesar de se tratar de um projecto experimental, não há dúvida que num futuro próximo os clientes da JLR irão beneficiar de vantagens importantes no que respeita à redução de emissões”.

O XJ_e combina a excepcional estrutura em alumínio de peso reduzido do Jaguar XJ com um avançado sistema PHEV (Veículo Híbrido Eléctrico com Ligação à Rede Eléctrica), que utiliza o eficiente motor turbo-comprimido a gasolina de 2,0 litros com injecção directa do Range Rover Evoque complementado por uma caixa automática de 8 velocidades.

O sistema híbrido utiliza um motor/gerador de 69 kW e uma bateria de iões de lítio de 12,8 kWh que é recarregada em quatro horas ligando-a simplesmente a uma tomada eléctrica doméstica de 240V. Em modo eléctrico o veículo proporciona uma autonomia de 40 km.

O design híbrido paralelo significa que o XJ_e pode utilizar o motor de combustão, o motor eléctrico ou uma combinação de ambos, tudo optimizado pelo sistema de gestão de energia inteligente do veículo, que selecciona o modo mais eficiente a cada momento.

Com uma potência de 334 CV, o XJ_e proporciona prestações excepcionais, mas, neste caso, com um consumo de 3,2 l/100 km, o que significa que pode percorrer 1.092 km com apenas um depósito.

“A JLR é a principal investidora em tecnologia verde no sector automóvel do Reino Unido e o XJ_e é um exemplo notável da evolução apaixonante do que estamos a desenvolver em estreita colaboração com os principais fornecedores e empresas tecnológicas deste país”, complementou Bob Joyce.

O XJ-e foi apresentado ao público com grande sucesso no Pavilhão Tecnológico FoS-TECH de Goodwood.

(*)  REEVolution “Evolution of REEV Technologies – Building a UK Supply Base” (REEVolution) é um projecto colaborativo de I+D financiado pelo Conselho Estratégico de Tecnologia que tem como objectivo desenvolver novos Veículos Eléctricos de Autonomia Adicional (REEV) e Veículos Híbridos com Ligação à Rede Eléctrica (PHEV) de altas prestações.

A Jaguar Land Rover (JLR) lidera um consórcio no qual também participam a Axeon Technologies Ltd, EVO Electric Ltd, Xtrac Limited e três fabricantes de veículos: a JLR, a Lotus e a Nissan Motor Company Ltd. em representação da marca INFINITI.

Três novos protótipos – o Jaguar XJ_e, o INFINITI EMERG-E e o Lotus Evora 414E, que foram exibidos nos seus respectivos stands em Goodwood – mostraram ao público as novas tecnologias que propõem uma redução importante de emissões de CO2. Os veículos, que representam “o melhor da sua categoria”, reúnem a experiência e conhecimentos técnicos de todas as empresas que participam no projecto. O objectivo fundamental desta iniciativa é criar no Reino Unido uma cadeia de fornecedores para as novas tecnologias de veículos com emissões de CO2 ultra-reduzidas, posicionando os fornecedores para que possam explorar o mercado global.


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks