| | | | | | | | |   

Novo Renault Clio, a encarnação de uma renovação do design

4 July , 2012

O Novo Renault Clio distingue-se, desde logo, pela dianteira, onde sobressai o logotipo de grandes dimensões, orgulhosamente colocado em posição vertical, sobre um fundo negro brilhante. Este novo design foi estreado no concept-car DeZir. As ópticas, com contornos cromados e os faróis diurnos LED, reforçam a expressividade desta nova dianteira. Disponível apenas em versão de 5 portas, o Novo Clio tem um design desportivo que é acentuado pela total integração das pegas das portas traseiras no pilar. Face à actual geração, o Novo Renault Clio possui uma inferior altura ao solo, as vias alargadas e as rodas colocadas no «exterior». O Novo Renault Clio terá disponíveis, no lançamento, oito cores diferentes, entre as quais, o Vermelho Chama inspirada na cor do DeZir.

O interior do Novo Renault Clio é coerente com o estilo exterior e foi desenhado para inspirar força e confiança. Pormenores como o desenho do painel de bordo, a consola central multimédia, a escolha das cores no interior, o velocímetro digital, bem como as aplicações de cromados e de preto brilhante no habitáculo, associam a modernidade e a ergonomia ao bem-estar dos ocupantes.

Uma inédita oferta de personalizações ao gosto de todos

O Novo Renault Clio foi pensado, desde a sua concepção, para permitir a personalização do exterior e do interior. No lançamento, as possibilidades de personalização exterior passam pelas capas dos retrovisores, a saia do pára-choques traseiro, as protecções inferiores das portas, a cor das jantes e strippings para o tejadilho. No interior, o painel de bordo, os painéis de portas, o volante, as pegas, a base da alavanca da caixa de velocidades, a moldura dos arejadores e os tecidos dos bancos são personalizáveis, de acordo com o desejo do cliente, que tem a possibilidade de escolher diferentes propostas, disponíveis sobre a forma de packs, a preços acessíveis.

No que diz respeito à inovação, o Novo Renault Clio será fiel à tradição: redefinir os standards do seu segmento e aumentar os desempenhos nos pequenos automóveis.

Depois de ter sido a primeira a propor o comando do rádio no volante (1982 – R11 Electronic) e um sistema de navegação (1994 – Safrane), depois de ter democratizado o cartão mãos-livres (2001), o ecrã de alta definição e o GPS (Carminat TomTom® a 490 € – 2009 – Clio) e depois de ter lançado a navegação conectada (Carminat TomTom® LIVE) no Clio, a Renault continua na senda da inovação com o Renault R-Link.

Disponível no Novo Renault Clio, o Renault R-Link faz a ponte entre o automóvel e a conectividade indispensável na vida quotidiana, com:

– Um grande ecrã táctil de 7 polegadas (18 cm), com comando vocal e, em estreia no mercado, um ecrã de acolhimento personalizável pelo cliente;

– A navegação conectada TomTom®, com os serviços LIVE, que permitem a melhor informação, em tempo real, sobre o tráfego, optimizando assim o tempo dos trajectos;

– A conexão à electrónica do automóvel que permite, entre outras, o acesso a uma função de eco-condução avançada, Driving Eco2, que analisa o comportamento do condutor e fornece os conselhos apropriados para a redução dos consumos;

– Renault R-Link Store, que é a primeira Application Store num automóvel e que permite ao utilizador o acesso através do MyRenault, a partir do automóvel ou, em casa, a partir de um computador, à consulta e ao descarregamento de uma oferta variada de aplicações.

Entre as aplicações do Renault R-Link encontra-se o Renault R-Sound Effect que permite a personalização sonora dentro do habitáculo do Novo Renault Clio. O Renault R-Sound Effect permite a simulação de seis diferentes «ambientes de motor» perfeitamente sincronizados com os parâmetros de condução (velocidade, aceleração).

Para além do R-Link (disponível em algumas versões) a Renault disponibiliza, também, no Novo Clio o sistema MEDIA NAV, que dispõe também de um ecrã táctil de 7 polegadas (18 cm) e que inclui o rádio e a tecnologia Bluetooth®. Através das entradas USB ou jack na fachada do ecrã é possível ligar quaisquer aparelhos portáteis. O sistema MEDIA NAV integra, também, a navegação Nav N Go com afixação em 2D ou em 3D (Birdview).

O Novo Renault Clio terá disponível, em todas as versões, um novo sistema sonoro, denominado Renault Bass Reflex, onde as baixas frequências são restituídas, na perfeição, sem distorção do som.

Toda a gama do Novo Renault Clio está equipada com rádios que integram a função Bluetooth®, que permite escutar música com uma excelente qualidade sonora, em audio-streaming, a partir de dispositivos portáteis. Todos os rádios possuem entradas USB e Jack.

O Novo Renault Clio propõe uma renovada gama de motores a gasolina e Diesel, que conjugam os reduzidos consumos com o prazer de condução. Os dois novos motores a gasolina, Energy TCe 90 e TCe 120, combinam os reduzidos consumos e emissões de CO2, com excelentes acelerações e recuperações. No que diz respeito aos Diesel, a nova geração de motores Energy dCi permitem ao Novo Renault Clio a obtenção de recordes de consumo, sem que isso afecte o prazer de condução.

Novo motor gasolina Energy TCe 90

O Novo Clio é o primeiro modelo da marca equipado com o primeiro motor 3 cilindros turbo (Energy TCe 90) produzido pela Renault:

– Um três cilindros turbocomprimido de 899 cm3 de cilindrada, com Stop & Start e com as performances de um motor atmosférico de 1.4 litros;

– Um turbo de baixa inércia, com toda a disponibilidade a baixos regimes, 90 cv e 135 Nm às 2 000 rpm (90 % do binário disponível entre as 1 650 rpm e as 5 000 rpm);

– Um consumo de 4,3 litros / 100 km e emissões de CO2 de 99 g / km;

– Uma diminuição de 21 % nos consumos e nas emissões de CO2, em comparação com o motor TCe 100 que é substituído.

Novo motor Energy dCi 90 Diesel

A família Energy cresce com a nova versão de 90 cv do motor 1.5 dCi, equipado com Stop & Start :

– Um binário de 220 Nm disponível a partir das 1 750 rpm, que corresponde a um ganho de 20 Nm face ao actual dCi 85;

– Um consumo de 3,2 litros / 100 km e emissões de CO2 de apenas 83 g  / km.

Uma estreia para a Renault no segmento B. O Novo Renault Clio irá utilizar o novo e extremamente dinâmico motor TCe 120 acoplado à caixa automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch)  de 6 velocidades:

– É um motor de quatro cilindros, de 1,2 litros, com as performances de um motor atmosférico de 1,6 litros;

– Um motor turbo de injecção directa, a gasolina, com 120 cv e um binário de 190 Nm, a partir das 1 750 rpm.

Este motor, em curso de homologação, estará disponível durante o primeiro semestre de 2013 e será um dos mais potentes e com menores consumos da sua categoria.

Também no primeiro semestre de 2013, a caixa automática de dupla embraiagem EDC estará disponível, associada ao motor dCi 90.

Serviços adaptados para promover a eco-condução

O Novo Renault Clio disporá, igualmente, de um conjunto de soluções para ajudar eficazmente o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2 :

– Um modo ECO que é activado através de um simples interruptor e que possibilita, com alteração dos desempenho do motor, uma redução do consumo até 10%;

– Indicadores do estilo de condução (verde, amarelo, laranja) e de passagem de caixa (GCI – Gear Changes Indicator) no painel de bordo, para ajudar o condutor a adaptar a sua condução para optimizar os consumos;

– A aplicação Driving eco2, incluída no R-Link, fornece um completo conjunto de informações para ajudar o condutor a analisar a sua condução e aplicar as medidas correctivas para reduzir os consumos e as emissões de CO2.

O Novo Renault Clio possui todos os standards da Renault: um automóvel com um preço acessível e com um nível de qualidade de referência, sem nada a invejar em relação a automóveis de segmentos superiores ou mais onerosos. O Novo Renault Clio recupera e optimiza a plataforma B da Aliança para oferecer níveis de conforto, maneabilidade e acústicos sem paralelo.

Em termos de segurança, o Novo Renault Clio tem a responsabilidade de suceder ao Clio III, que foi o primeiro modelo do segmento B a conquistar 5 estrelas no “crash-test” Euro NCAP, em 2005.

O Novo Renault Clio é o primeiro modelo, de série, a exprimir plenamente a renovação do design da Renault, impulsionada por Laurens van den Acker. O Novo Clio concretiza a promessa de transferir o estilo e a emoção dos concept-cars da marca para os automóveis de série.

Mais detalhes sobre o Novo Clio, no Salão de Paris, em Setembro.

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks