| | | | | | | | |   

Quem sairá vencedor de Portimão?

2 July , 2012

O Campeonato do Mundo FIA GT1 integra o calendário desportivo do Autódromo Internacional do Algarve pelo terceiro ano consecutivo. De 6 a 8 de Julho disputa-se a quinta ronda da temporada e predomina a dúvida de quem sairá vencedor. As quatros jornadas inaugurais viram subir ao lugar mais alto do pódio três marcas distintas. Resta agora saber quem dominará as duas corridas de Portimão. A juntar ao FIA GT1 vai estar, à semelhança de anos anteriores, o Europeu de GT3. Mas não só, o Troféu Ibérico de Resistência e o Racing Weekend que integra o Campeonato de Portugal de Circuitos | Iberian Supercars Trophy, os Campeonatos de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300 e os Single Seaters. Um total de 13 corridas vão aquecer os ânimos em pista, mas fora dela, há um sem números de outras iniciativas programadas e que ninguém deverá perder.

Campeonato do Mundo FIA GT1

Quatro construtores diferentes dominaram as quatro primeiras corridas do FIA GT1, o que revela bem, a competitividade deste Campeonato que coloca em pista carros tão variados como: Aston Martin DBRS9,  Audi R8, BMW Z4, Ferrari 458 Itália, Ford GT, Lamborghini Gallardo LP600, McLaren MP4-12C, Mercedes SLS AMG e Porsche 911 GT3 R.

A jornada inaugural em Nogaro, França, viu a equipa belga da Audi Club Team WRT com Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor conseguir subir por duas vezes ao lugar mais alto do pódio.

Na segunda jornada em Zolder na Bélgica foi a vez da Porsche ditar as regras. O duo da  Exim Bank Team China Porsche, Matt Halliday e Mike Parisy teve um desempenho ímpar e arrecadaram a vitória na Championship Race. A Qualifying Race foi ganha pela equipa Vita4One BMW com Yelmer Buurman e Michael Bartels. Em Navarra, Espanha onde decorreu a terceira etapa do Campeonato, a McLaren que tinha sofrido com problemas eletrónicos nas duas primeiras rondas conseguiu finalmente ultrapassar os infortúnios: Fred Makowiecki e Stef Dusseldorp da Hexis Racing McLaren MP4-12C arrecadaram a vitórias nas duas provas do fim de semana. Na última jornada na Eslováquia foi a vez da BMW cantar vitória: Bartels e Buurman levaram o BMW Z4 da Vita4One à vitória na Championship Race e Vilander e Salaquarda da AF Corse Ferrari venceu a Qualifying Race. Na frente do Campeonato de Pilotos estão Bartels e Buurman e no Campeonato por Equipas está a ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Mercedes que apesar de ainda não ter bisado tem marcado pontos em todas as corridas.

Mas para os portugueses há ainda outro ponto forte: Álvaro Parente disputa o mundial no McLaren MP4-12C da Hexis Racing com Gregoire Demoustier e já mostrou todo o seu talento, ao conseguir em Navarra subir ao segundo lugar do pódio na Qualifying Race. Soma ainda mais dois quartos lugares e ocupa a nona posição no Campeonato. O piloto português vai com certeza querer brilhar perante o seu público.

Assim, é de esperar que no Algarve a sede de vitória seja enorme. Para uns para conseguirem chegar ao tão desejado primeiro lugar do pódio pela primeira vez este ano e para outros para consolidarem a posição.

Campeonato da Europa FIA GT3

O Campeonato da Europa FIA GT3 atua no panorama automobilismo há sete anos. Um campeonato feito para a última geração dos carros desportivos, com poucas modificações face aos habituais carros de estrada. O Campeonato está reservado para pilotos não profissionais. Mais de 10 marcas estão presentes: Audi R8 LMS, Ferrari 458 Itália, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, McLaren GT, Lamborghini Gallardo LP 600, Porsche 911 GT3R e Chevrolet Camaro.

A jornada de Portimão será a quarta da época depois de terem passado por Nogaro (França), Zolder (Bélgica) e Navarra (Espanha). Na frente do Campeonato de Pilotos com duas vitórias e dois terceiros lugares está a dupla Maximilian Buhk/Dominik Baumann (Mercedes SLS) seguidos de perto por Giuseppe Cirò/Gaetano Perez (Ferrari 458) no segundo lugar. Os representantes lusos, César Campaniço e Ni Amorim no Audi R8 LMS ocupam a sexta posição, mas na última prova em Navarra, marcaram presença no terceiro lugar do pódio. Os dois pilotos muito experientes e verdadeiros conhecedores da sua máquina estão focados em lutar pelas vitórias e subir posições na classificação geral. Em Portimão, circuito que já conhecem, podem ser considerados favoritos.

Campeonato do Portugal de Circuitos | Iberian Supercars Trophy

O Campeonato de Portugal de Circuitos tem a sua terceira jornada no Autódromo Internacional do Algarve depois de já ter visitado o traçado de Braga e Estoril. No total o Campeonato será composto por seis jornadas duplas. À chegada ao Algarve, César Campaniço/Carlos Vieira no Audi R8 LMS ocupam a primeira posição da tabela classificativa depois de terem dominado a primeira jornada e terem subido ao segundo lugar do pódio na segunda. De olho neles, estão Patrick Cunha/José Ramos no Lamborghini Gallardo que somam igualmente duas vitórias e duas subidas ao pódio mas no terceiro lugar. Seis pontos separam as duas equipas. Mas não menos atentos estão os Campeões Nacionais, José Pedro Fontes/Miguel Barbosa no Mercedes SLS. A dupla não foi afortunada nas duas primeiras rondas mas está focada em inverter os resultados. No que ao Iberian Supercars Trophy diz respeito esta será também a terceira jornada da temporada depois de a última se ter igualmente realizado no AIA. Significa que pilotos e equipas estão por isso certamente bem preparados para enfrentar a dureza do circuito de Portimão mas também, quiçá, procurar a desforra. À semelhança do Campeonato de Portugal de Circuitos, no Iberian Supercars Trophy as três duplas na frente são: César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS), Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini Gallardo) e José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS) no primeiro, segundo e terceiro lugares respetivamente. Os dois primeiros estão separados por apenas três pontos pelo que o mínimo deslise pode ditar mudança de líder.

Troféu Ibérico de Resistência

O Troféu Ibérico de Resistência é um Campeonato que complementa a Copa de Espanha de Resistência e que será composta por três jornadas. A primeira decorreu em Navarra a 1 de Abril, a segunda terá lugar no Autódromo do Algarve e a terceira irá acontecer em Barcelona a 5 de Outubro.

As grelhas de partida são vastas e bem apetrechadas, divididas por diversas categorias, com máquinas tão variadas como Seat León LR, Hyundai Getz, Peugeot 207 THP, Hyundai Coupé, Renault Clio, Seat Ibiza Supercopa, entre outros. Carros muito semelhantes aos que os comuns cidadãos conduzem no dia a dia na estrada, mas que estão preparados para enfrentarem a dureza da competição automóvel. Os pilotos são, na sua maioria, espanhóis e vão poder experimentar, muitos deles pela primeira vez, a exigência e beleza do Autódromo Internacional do Algarve.

Campeonato Nacional de Clássicos, Clássicos 1300 e Single Seaters

O Campeonato Nacional de Clássicos é já um ‘habitué’ nas visitas ao Circuito de Portimão. A jornada passada teve lugar no AIA e eles aí estão novamente. Muitos carros em pista guiados por pilotos com maior ou menor experiência mas todos com a paixão pela competição automóvel e muita sede de vencer. O mesmo acontece com os Single Seaters.

Para além das corridas

Mas não só de competição são feitas as corridas. Para além de toda a atividade em pista, está programado um vasto leque de iniciativas a não perder antes, durante e após as corridas que. Assim:

– Dia 4 de Julho na Marina de Portimão – Exposição de alguns carros de corrida (McLaren, Mercedes, BMW, entre outros a confirmar) que competem no FIA GT1, a partir das 18.30h.

– Dia 5 de Julho no Centro Comercial Continente em Portimão – Sessão de Autógrafos com os pilotos que disputam o FIA GT1, a partir das 18.30h.

– Dia 8 de Julho no Paddock do AIA – Sessão de Autógrafos com todos os pilotos do FIA GT1, entre as 11.50h e as 12.20h.

– Durante todo o fim de semana, uma excelente atração está reservada aos mais pequenos: o Champimóvel da Fundação Champalimaud, que mostra aos mais pequenos o futuro da ciência e os leva a viajar pelo mundo das descobertas num filme animado em 4D. Uma iniciativa que deve juntar crianças, pais e professores num conceito didático.

Os bilhetes

O preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 20€.

Todas as informações sobre o evento em www.fiagt.autodromodoalgarve.com  

 



por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks