| | | | | | | | |   

Hyundai ix35 FCEV em teste no Zero Rally 2012

25 June , 2012

A Hyundai comprovou as credenciais mundiais do ix35 FCEV, primeiro modelo híbrido que combina a célula de combustível de hidrogénio com um motor eléctrico, através da participação no Zero Rally, uma competição com um percurso através da Suécia e da Noruega, destinada a veículos de baixas emissões.

Conduzido por uma equipa da Hyundai e jornalistas, o ix35 FCEV completou com regularidade os 314km e terminou a prova em quarto lugar da classe de veículos a hidrogénio, superando veículos eléctricos de produção massiva, híbridos plug-in e a biocombustível.

Allan Rushforth, Vice-Presidente e COO da Hyundai Motor Europe afirmou que “A Hyundai está empenhada na exploração de soluções alternativas de energia e o que impulsiona esta filosofia de actuação é a pesquisa e desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogénio. A participação bem sucedida no Zero Rally mostra a eficiência do Hyundai ix35 FCEV, mais concretamente do hidrogénio, evidenciando a viabilidade desta energia como uma alternativa aos motores de combustão interna em toda a Europa e no Mundo.”

“A Hyundai está a dar passos importantes para garantir um futuro sustentável da indústria automóvel. O incremento dos testes em estrada na Europa serão cruciais para uma implementação de sucesso do ix35 FCEV e desenvolvimento da sua criação. O apoio ao estabelecimento e crescimento das infraestruturas de produção irá aumentar a velocidade de aceitação pública do hidrogénio como o “combustível do futuro”, acrescentou Allan Rushforth.
O Zero Rally é uma competição anual para os carros de zero ou baixas emissões, que decorreu pelo quarto ano consecutivo, e apresenta um percurso de 314km entre Sundsvall, Suécia, e Trondheim, na Noruega, considerado o percurso mais ecológico do Mundo.

Os dois tanques de armazenamento de hidrogénio colocados a bordo com uma capacidade total de 5,64 kg permitem que o ix35 FCEV percorra 525km (modo NEDC) com uma única carga, sem necessidade de parar para abastecer combustível, emitindo apenas água pura. O veículo está equipado com uma pilha de célula de combustível de 100 KW e pode atingir uma velocidade máxima de 160km/h.

O ix35 FCEV é baseado no premiado ix35 SUV compacto – veículo desenhado, projectado e fabricado nas instalações da Hyundai na Europa, especificamente destinado aos clientes europeus.

O fornecedor oficial de hidrogénio para o Zero Rally é a H2 Logic, empresa com a qual a Hyundai assinou um protocolo de cooperação em Maio de 2011, com o intuito de avançar com a utilização de electricidade para transporte baseada nas células de combustível de hidrogénio na Dinamarca e Noruega. Em Novembro de 2011, a Hyundai juntou-se à H2moves Scandinavia, incluindo os parceiros do projecto H2 Logic, para anunciar a primeira de muitas estações de abastecimento de hidrogénio em Oslo, Noruega. O principal objectivo do projecto da H2moves Scandinavia é aumentar a consciência pública sobre a tecnologia de utilização da célula de combustível de hidrogénio e desenvolver infraestruturas para apoiar a comercialização de veículos com esta tecnologia.

 


por:

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks