| | | | | | | | |   

O regresso da Bowler…

22 June , 2012

…em parceria com a Land Rover

Volvidos quatro anos de quase inactividade, a Bowler está de regresso às competições de todo-o-terreno e ao mercado dos veículos exclusivos de altas performances! Drew Bowler, o criador dos Wilcat, os “Defender de corrida” que se tornaram populares há alguns anos atrás, inclusive em Portugal, acabou de estabelecer uma parceria com a Land Rover, que lhe permite acrescentar aos seus modelos a designação “Powered by Land Rover”.

Mais do que invocar o nome da Land Rover, esta parceria assinala como que um renascimento em grande da Bowler, que desde 2008 atravessou uma fase muito crítica, nomeadamente devido ao insucesso do Nemesis, um protótipo criado para substituir o Wildcat, que se inspirava na imagem do Range Rover Sport e que em cinco anos não logrou obter nenhum resultado relevante.

O acordo agora firmado entre a Bowler e a marca de Solihull abre ao pequeno construtor a possibilidade de contar com um estreito suporte, nomeadamente nas áreas da engenharia e de fornecimento de componentes por parte da Land Rover. Trata-se de um estreitar de relações que já vêm de trás, mas que daqui em diante asseguram que os Bowler não tenham apenas a forma e mecânicas derivadas dos modelos da Land Rover, para passarem a ser também reconhecidos como uns Land Rover muito especiais, estando previstas acções conjuntas e o uso recíproco de imagem das duas marcas.

Assinale-se que a Bowler apresenta neste momento de relançamento duas propostas bem distintas, de um modelo evoluído a partir do projecto Nemesis: o EXR e o EXR S. O primeiro é um veículo de competição T.T., com homologação FIA T1, que é animado por um motor V8 de 5,0 litros a gasolina, proveniente da Jaguar/Land Rover, com a potência restringida a 300 cavalos. O EXR S é a versão estradista deste protótipo, ou seja, tem homologação para circular na via pública, mas não para as corridas.

Este “detalhe” favorece bastante o EXR S, pois não tem de montar um limitador de admissão, podendo incrementar ainda mais as performances do V8 5.0. O preço base, sem impostos, é de 155.000 £, mais dez mil que a versão de corrida, mas oferece outros números interessantes, como os 550 cavalos de potência e os 705 Nm de binário, muita força para deslocar 1800 quilos de peso. Ora isso permite performances dignas dos melhores desportivos, como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h., limitada electronicamente.

O EXR S monta caixa automática ZF de seis velocidades e os diferenciais electrónicos do Range Rover Sport 5.0 V8 Supercharged, enquanto que o veículo de competição recorre a uma transmissão manual de seis velocidades e três diferenciais, tudo fornecido pela Ricardo.

 
Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos

Revista Todo Terreno


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks