| | | | | | | | |   

Novo SLS AMG GT: Dinâmica de condução melhorada

18 June , 2012

O novo Mercedes-Benz SLS AMG GT revela uma dinâmica de condução melhorada e um desempenho ainda melhor em circuitos de competição. Com uma potência máxima de 435 kW (591 cv), a caixa desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT otimizada e a suspensão redesenhada AMG RIDE CONTROL de elevado desempenho, o SLS AMG GT –disponível nas versões Coupé e Roadster – elevou ainda mais a fasquia. De acordo com Tobias Moers, membro do Conselho de Administração e responsável pelo Desenvolvimento Global de Veículos da Mercedes-AMG GmbH: “O novo SLS AMG GT demonstra o tipo de potencial que se encontra nos veículos super desportivos da AMG. Com os seus níveis de desempenho ainda mais elevados, o SLS AMG GT é excitante, em particular nos circuitos de competição, oferecendo uma experiência de condução emocionalmente agradável e apaixonante.”

Masculino e decididamente atlético: com faróis dianteiros e luzes traseiras escurecidos, bem como pinças dos travões vermelhas, o novo SLS AMG GT tem também uma aparência única. Os frisos transversais em forma de asa e a estrela embutida na grelha do radiador têm um acabamento de alto brilho, tal como os retrovisores exteriores e os frisos no capot e nas asas. O logótipo AMG no lado direito da tampa da bagageira ostenta ainda as letras “GT”.

Basta observar as especificações técnicas para verificar que a AMG conseguiu melhorar ainda mais o perfil dinâmico do SLS AMG GT. A potência máxima do motor V8 central de 6,3 litros da AMG é de 435 kW (591 cv) às 6800 rpm, e o binário máximo é de 650 Nm às 4750 rpm. O SLS AMG GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, atingindo uma velocidade de 200 km/h em 11,2 segundos. 

Dados principais:

Mercedes-Benz SLS AMG GT
Disposição dos cilindros V8
Válvulas por cilindro 4
Cilindrada 6208 cc
Diâmetro x curso 102,2 x 94,6 mm
Rácio de compressão 11.3:1
Potência 435 kW (591 cv) às 6800 rpm
Binário máximo 650 Nm às 4750 rpm
Consumo de combustívelNEDC combinado 13,2 l/100 km
Emissões de CO2 308 g/km
Aceleração 0 – 100 km/h 3,7 s
Velocidade máxima 320 km/h*

* limitada eletronicamente

A Mercedes-AMG conseguiu uma potência de 435 kW (591 cv) através de medidas de desaceleração no motor, em conjunto com um aumento do pico de pressão. A versão GT do motor central de oito cilindros e 6,3 litros da AMG responde com uma agilidade ainda maior aos movimentos do pedal do acelerador, e com as características excitantes de um desempenho ainda mais desportivo. A caixa desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT, localizada no eixo traseiro, é mais direta e espontânea no modo de transmissão manual “M”: graças ao novo desenvolvimento das funções de mudança de velocidades e ao controlo otimizado da transmissão, foi possível reduzir significativamente o tempo de reação. Ao mudar as velocidades manualmente através das patilhas de mudança metálicas na parte de trás do volante AMG Performance, os comandos de controlo que acionam a mudança de velocidade são executados significativamente mais depressa do que antes – o que é ideal quando procura obter tempos de volta ambiciosos num circuito de competição fechado.

O tempo de reação sentido pelo condutor tornou-se ainda mais emocionante, em resultado das mudanças de velocidades mais distintas. A função de embraiagem dupla automática quando reduz as velocidades é também mais acentuada no SLS AMG GT.
Devido ao aumento do binário do motor em modo manual, a engrenagem das mudanças é ainda mais rápida do que anteriormente – e é acompanhada por uma resposta sonora apaixonante para o condutor. Em termos globais, a otimização da transmissão de embraiagem dupla completa perfeitamente a natureza desportiva do SLS AMG GT.

Nova suspensão de desempenho AMG RIDE CONTROL

Não são apenas o motor V8 central de 6,3 litros da AMG e a transmissão de embraiagem dupla otimizada os responsáveis pelo aumento da dinâmica de condução do SLS AMG GT. A suspensão de desempenho AMG RIDE CONTROL continuamente desenvolvida também melhora o caráter desportivo do veículo. No caso do SLS AMG GT, a Mercedes-AMG combinou o desenho sofisticado da suspensão com as duas forcas de alumínio em todas as rodas e com o amortecimento variável controlado eletronicamente.

O modo “Sport” é recomendado como definição ótima em pisos irregulares que necessitem de um curso maior da suspensão – tais como estradas rurais ou o lendário North Loop de Nürburgring, por exemplo. O algoritmo de controlo da suspensão de desempenho AMG RIDE CONTROL reage melhor às flutuações da superfície da estrada, com tendência para níveis inferiores das forças de amortecimento. O efeito resultante é o melhor desempenho possível, evitando eficazmente os movimentos exagerados do veículo e oferecendo um contacto excelente com a estrada quando adota um estilo de condução desportivo. A dinâmica de condução melhorada e o desempenho ainda melhor em circuito de competição podem ser avaliados: como parte de uma comparação interna com o SLS AMG, o SLS AMG GT conseguiu atingir tempos de volta mais rápidos num circuito de competição.

O modo “Sport plus” oferece forças de amortecimento mais elevadas e possui algoritmos de controlo específicos que foram regulados para um estilo de condução decididamente desportivo em estradas com uma superfície nivelada – tal como quando tenta conseguir tempos de volta ambiciosos num circuito de competição como Hockenheim.

Seleção dos modos de suspensão através da AMG DRIVE UNIT

Dependendo das condições de condução, da velocidade e da carga do veículo, a suspensão de desempenho AMG RIDE CONTROL regula desde as características de amortecimento à velocidade da luz e reduz automaticamente o ângulo de viragem da carroçaria. Os dois modos podem ser selecionados através de um botão na AMG DRIVE UNIT. O modo de suspensão ativado é indicado através de luzes indicadoras no botão e no visor do menu principal AMG.

O veículo está equipado de fábrica com pneus 265/35 R 19 à frente e pneus 295/30 R 20 atrás, instalados em jantes em liga leve forjadas AMG com peso otimizado e um desenho de 10 raios, pintadas em preto mate e com um acabamento de alto brilho. Estão também disponíveis três jantes em liga leve AMG adicionais.

Interior com detalhes desportivos

Também o interior evidencia um desenho consistentemente desportivo: o SLS AMG GT combina o ambiente exclusivo de alta qualidade de um verdadeiro modelo AMG com a atmosfera funcional de um veículo de competição. Os bancos desportivos têm um símbolo em relevo nos encostos de cabeça, e as secções centrais possuem também acabamento em Alcantara®. Prolongando o padrão, podemos encontrar Alcantara® também nos painéis centrais das portas. Os pormenores pretos do interior são combinados com cintos de segurança vermelhos, e todas as costuras contrastantes dos bancos desportivos AMG, da consola central e do revestimento dos painéis das portas são também vermelhos. Os tapetes possuem também um rebordo vermelho.

O revestimento preto de alto brilho AMG na consola central e o revestimento dos painéis centrais das portas combinam perfeitamente com o rebordo preto de alto brilho dos ventiladores reguláveis em forma de cruz e com a parte traseira brilhante do volante AMG Performance, com secção inferior plana. A zona de contacto das mãos tem um acabamento em Alcantara®, e a parte superior do volante possui uma marca vermelha no topo.

O painel de instrumentos AMG está equipado com uma placa frontal preta – no topo tem também um indicador de mudança para uma velocidade superior com sete LEDs.

Pele Exclusive STYLE em designo AMG para todos os modelos SLS AMG

Está disponível também para todos os modelos SLS AMG um novo extra opcional altamente exclusivo sob a forma de pele Exclusive STYLE em designo AMG. Este extra de alta qualidade está disponível em um ou dois tons, e é composto por estofos distintos com desenho diamante e costuras contrastantes. O desenho diamante com acabamento de luxo encontra-se não só nos bancos desportivos AMG mas também nos painéis centrais das portas. 

Outros detalhes incluem um acabamento de pele designo em todo o painel de instrumentos, linhas dos cintos de segurança e apoios dos braços nas portas, o apoio dos braços na consola central, tapetes AMG em preto com rebordo de pele porcelana, revestimento do teto em Alcantara® porcelana, e a chapeleira (Coupé) ou a barra estabilizadora (Roadster).

Outros extras opcionais para os modelos SLS AMG incluem:

  • Retrovisores exteriores em fibra de carbono AMG
  • Cobertura do compartimento do motor em fibra de carbono AMG
  • Pacote de interior em fibra de carbono AMG (revestimento
    do encosto do banco e da parte lateral, painéis das embaladeiras das portas em fibra de carbono)
  • Sistema de travões cerâmicos compostos de alto desempenho AMG
  • Multimédia de desempenho AMG
  • Jantes forjadas de 10 raios AMG noutras versões de cores
  • Revestimento em fibra de carbono AMG
  • AIRSCARF (Roadster)
  • Sistema de sound surround BeoSound AMG da Bang & Olufsen

Seis modelos SLS AMG

O SLS AMG Coupé apresentado em 2009 foi o primeiro veículo desenvolvido independentemente pela Mercedes-AMG. O espetacular modelo “asas de gaivota” foi seguido em 2011 pelo SLS AMG Roadster de capota aberta, bem como pelo veículo de competição de cliente SLS AMG GT3. Tendo assegurado 26 vitórias e o título de campeão da FIA GT3, o SLS AMG GT3 foi o estreante mais bem-sucedido no mundo dos desportos motorizados em 2011. Com o novo SLS AMG GT, disponível como Coupé e Roadster, a gama de modelos cresceu agora para cinco versões. O sexto modelo é esperado em 2013, sob a forma do novo Mercedes-Benz SLS AMG E-CELL: a Mercedes-AMG planeia uma produção em série exclusiva do veículo super desportivo puramente elétrico.

A área de montagem específica do SLS AMG está localizada na maior fábrica de produção da Mercedes-Benz em Sindelfingen. O motor V8 de 6,3 litros AMG provém diretamente da oficina de motores AMG em Affalterbach, onde é montado à mão, de acordo com a filosofia tradicional “um homem, um motor”. 

O lançamento no mercado do SLS AMG GT está previsto para outubro de 2012. 

 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks