| | | | | | | | |   

Toyota Motorsport com tecnologia elétrica em PIKES PEAK

10 June , 2012

TOYOTA Motorsport GmbH (TMG) vai demonstrar a sua tecnologia elétrica de elevadas performances naquele que é considerado um dos eventos de automobilismo mais exigentes da América do Norte; a subida de Pikes Peak International Hill Climb no Colorado, a 8 de Julho.

No ano passado a TMG estabeleceu um novo marco com um carro elétrico em Nurburgring Nordschelife, com o protótipo TMG EV P001, um recorde que permanece ainda hoje.

O departamento da TMG responsável pelo desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrónicos aprimorou com afinco um propulsor elétrico com as últimas tecnologias de forma a ser mais potente e durável do que seu antecessor.

Esta motorização elétrica de elevado desempenho é o elemento mais importante do novo carro TMG EV P002, que vai participar na edição de Pikes Peak 2012. Integrado num projeto japonês da empresa rali RK1 Inc, o modelo TMG P002 que vai ostentar as cores da empresa Yokohama vai ser tripulado pelo consagrado campeão de rali Japonês, Fumio Nutahara  .

Baseado num chassis Radical, o TMG EV P002 prevê-se que alcance uma velocidade máxima de 240 km/h na configuração de Pikes Peak, com uma potência máxima combinada de 475 cv (350kW) proveniente dos dois motores.

A subida, que começa a uma altitude de 2.800 m e atinge o cume a 4.300 m, é um  local ideal para mostrar os pontos fortes de um propulsor elétrico. O sistema de elevado desempenho desenvolvido pela TMG mantém plena potência apesar da diminuição da pressão atmosfera provocada pela altitude e disponibiliza uns impressionantes 900Nm de binário através da caixa de velocidades com apenas 1 relação de forma consistente.

O TMG EV P002 passou por uma bem-sucedida sessão de testes ao longo de 3 dias no circuito de Paul Ricard, no sul da França, em Maio, para que os técnicos pudessem aferir o desempenho do chassis, baterias e motor elétrico.

Ludwig Zeller, Diretor do departamento eletrónico da TMG: “Pikes Peak é uma grande oportunidade para a tecnologia de propulsão elétrica da TMG. Nós já provamos em Nürburgring que a TMG se encontra na liderança do desenvolvimento de sistemas elétricos para a competição e, esta participação, é mais uma prova do nosso empenhamento nesta tecnologia. A TMG quer envolver-se cada vez mais no desporto motorizado elétrico e acreditamos que nossa tecnologia é líder no trio – desempenho, durabilidade e dimensões compactas. A tecnologia de propulsores elétricos no automobilismo ainda está em sua fase de desenvolvimento, mas através de projetos como este, a TMG está a lançar as bases para o futuro dos carros de elevadas performances e para o desporto automóvel.”.


Especificações técnicas do TMG EV P002
Performance
Velocidade máxima 240 km/h (configuração de Pikes Peak)
Binário máximo 900Nm
Potência máxima 475 CV (350kW)
Rotação máxima 5000rpm
Motores
Motor elétrico 2 de fluxo axial
Inversor 2 inversores x TMG
Relação de transmissão 2.5
Transmissão Engrenagem de redução de 1 relação
Bateria Cerâmica de lítio
Capacidade da bateria 42 kWh
Tecnologia de carregamento Desligar placa DC de carregamento
Dimensões
Comprimento 4.10 m
Altura 1.04 m
Largura 1.79 m

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks