| | | | | | | | |   

Nova Geração Lexus GS – Com dinâmica melhorada

1 June , 2012

A Nova Geração Lexus GS foi desenvolvido para oferecer uma experiência de condução envolvente e cativante. Combinando a excelente resposta da direção com o controlo da carroçaria, proporciona estabilidade e conforto, características dos modelos Lexus.

Para alcançar estas características, a equipa de engenheiros liderada pelo Engenheiro Chefe Yoshihiko Kanamori, aplicou o conceito de melhoria holística do atual GS. Concentrando-se inicialmente na carroçaria através do desenvolvimento por computador, foi conduzida uma intensa e complexa análise para verificar os pontos de distorção quando se percorre uma curva apertada. Todos esses pontos foram reforçados utilizando soldadura por lazer e por pontos, principalmente em áreas como os aros das portas, secção traseira entre as torres de suspensão ou junto da abertura da bagageira, e também na parte inferior do GS. O aço de elevada resistência foi aplicado em vários pontos com o intuito de aumentar a resistência e rigidez e ao mesmo tempo reduzir o peso global. Com a aplicação desta medida a carroçaria ficou mais resistente à torção em cerca de 14%.

Para melhorar a estabilidade, os engenheiros utilizaram uma nova abordagem no que toca à aerodinâmica e à otimização da parte superior e inferior da carroçaria, alcançado um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.26, ao mesmo tempo que minimizaram o ruído e as vibrações.

Em complemento à suspensão de duplo triângulo da frente, a suspensão traseira por braços foi profundamente revista de forma a reduzir o peso e aumentar a rigidez. O efeito anti mergulho nas travagens e a aerodinâmica foram melhorados para obter uma viagem mais tranquila e uma melhor capacidade em curva. A geometria da suspensão traseira mais compacta contribui significativamente para o aumento da volumetria da bagageira, através da menor intrusão das torres de suspensão na bagageira.

Outro dos pontos a que os engenheiros dedicaram especial atenção foi a posição de condução. Ao baixarem a posição da anca do condutor quando sentado em 100 mm, colocaram-no mais próximo do centro de gravidade. O posicionamento do ângulo da coluna de direção e da pedaleira contribuiu para uma melhor ergonomia. O banco do condutor pode ser ajustado em 18 sentidos, ao mesmo tempo que foi desenhado para se manter firme mesmo quando existem forças laterais fortes.

Na Nova Geraçaõ Lexus GS poderá optar entre os vários modos de condução de forma a adaptar as afinações do chassis ao gosto do condutor e proporcionar uma mais envolvente experiência de condução. Com três modos diferentes: Normal, ECO e SPORT; quando o GS está equipado com o Pack AVS – sistema de suspensão variável adaptativa – acresce-lhe o modo SPORT+.

No modo ECO, a eletrónica ajusta o funcionamento do motor, transmissão e controlo do ar condicionado com a máxima eficiência. O modo SPORT S ajusta as passagens de caixa mais rápidas e apura o controlo do motor para uma resposta mais rápida do acelerador, proporcionando uma condução mais dinâmica.

Nos modelos equipados com a suspensão variável adaptativa existe também o modo SPORT S+. Com este sistema de suspensão com amortecimento variável permite afinar as características de cada amortecedor em dois patamares: Normal para a condução do dia-a-dia e o modo SPORT para uma direção mais precisa e um maior controlo do adornar da carroçaria respondendo rapidamente em curva. Dependendo das condições da estrada e da condução, o sistema AVS ajusta o amortecimento em cada uma das suspensões de forma independente, demonstrando o elevado controlo. Quando selecionado no modo SPORT+ o sistema incrementa a diferença entre os amortecedores do lado interior e exterior quando se encontra em curva. Esta tecnologia é apoiada pelo sistema de variação de relação da direção (VGRS) e da assistência da direção (EPS) ao aumentar a ajuda, de forma a otimizar a dinâmica e a envolvência da condução.

Ainda para alargar as opções dos clientes que preferem versões mais desportivas, a Lexus desenvolveu a versão F Sport no novo GS 450h. Esta vem equipada com o sistema dinâmico (Lexus Dynamic Handling – LDH), marcando mais uma inovação mundial ao ser o primeiro carro no mundo equipado com as quatro rodas direcionais. O sistema LDH integra o direção das rodas traseiras (Dynamic Rear Steering – DRS), o sistema de variação da relação de direção (Variable Gear Ratio Steering – VGRS) e a assistência, para coordenar todos os movimentos e forças que as rodas frontais e traseiras estão sujeitas, proporcionando uma ágil e precisa dinâmica às reações do volante. O sistema possibilita o controlo independente das rodas traseiras e das rodas dianteiras, melhorando a resposta às súbitas mudanças de direção, à aderência e à rapidez em curva. O sistema LDH monitoriza todos os sensores de rotação e aceleração da carroçaria, a velocidade e o ângulo do volante, calculando qual o valor de rotação necessário nas rodas traseiras, até um máximo de 2º.

A velocidade abaixo dos 80 km/h, as rodas da traseiras rodam no sentido oposto das rodas da frente. A velocidades mais elevadas, as rodas traseiras rodam na mesma direção das da frente.

O Lexus GS 450h F SPORT possui ainda mais apetência dinâmica graças ao acerto das suspensões com cariz ainda mais desportivo, maximizando a rapidez de resposta ao volante e minimizando o adornar da carroçaria.

Combinando a tecnologia avançada dos sistemas de segurança, com todas os sistemas que melhoraram o aspeto dinâmico, a Nova Geração Lexus GS transmite confiança e prazer na exploração da excecional performance. 


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks