| | | | | | | | |   

Quatro modos de condução à disposição do condutor

29 May , 2012

Um dos principais objetivos do engenheiro chefe no desenvolvimento do novo Lexus GS foi o de apurar a dinâmica de condução ao mesmo tempo que mantivesse os elevados padrões de conforto. Para alcançar este binómio, a rigidez do chassis teve de ser incrementada, a suspensão frontal e traseira redesenhada, aplicados uns travões mais potentes e apuradas tecnologias eletrónicas de controlo e de gestão.

Os modos de condução permitem ao condutor extrair todas as potencialidades da mais avançada tecnologia e inovações aplicadas, maximizando toda a eficiência do novo GS, quer seja a nível ambiental ou da apurada dinâmica, dependendo apenas do modo de condução selecionado.

O condutor pode optar entre os modos ECO, Normal e Sport S, sendo que nos modelos equipados com o sistema de Suspensão Adaptativa acresce o modo Sport S+. O modo padrão é o NORMAL, que surge sempre que se liga o GS.

No modo ECO, a disponibilização de potência do motor, a abertura do acelerador e o funcionamento do ar condicionado são controlados para a maximização da eficiência de combustível. Em complemento, as reações do condutor, em termos de pressão no acelerador, são suavizadas e o ar condicionado é ajustado para perdas mínimas. Perante as temperaturas de 20ºC ou superiores, o ar condicionado passa para o modo de recirculação no sistema de ventilação, reduzindo-se também a velocidade dos ventiladores tornando mais rápida e eficaz a climatização.

O modo ECO pode ser selecionado rodando o seletor no sentido anti horário, sendo percetível ao condutor pela alteração da iluminação do painel de instrumentos para tons de azul.

No modo Sport S, todo o conjunto híbrido adapta-se para proporcionar acelerações assertivas. O motor a gasolina entrega a sua potência de uma forma rápida, ao mesmo tempo que o motor elétrico e gerador proporcionam a máxima potência instantaneamente. O modo Sport S pode ser selecionado rodando o seletor para o lado horário, ao mesmo tempo que o painel de instrumentos se ilumina de tons de vermelho.

Disponíveis nos modelos GS equipados com a suspensão adaptativa (AVS – Adaptive Variable Suspension), o modo Sport S+ combina com o modo Sport S, para obter uma resposta rápida do motor e uma dinâmica muito apurada de todos os sistemas integrantes do chassis, interagindo em consonância com o sistema de controlo Dinâmico de Estabilidade (VDIM – Vehicle’s Dynamic Integrated Management – evolução 5) com o Sistema de Suspensão Adaptativa (AVS) e a Direção Assistida (EPS – Electric Power Steering) para uma maior envolvência na condução. Os modelos equipados com o sistema dinâmico Lexus incluem ainda o sistema de rodas traseiras direcionais (LHD – Lexus Dynamic Handling) e a variação da relação de direção (VGRS – Variable Gear Ratio Steering). Todos estes sistemas interagem entre si para elevar os padrões de estabilidade, evitando o adornar da carroçaria, de forma a proporcionar a condução desportiva mais envolvente e dinâmica. O modo SPORT S+ pode ser selecionado rodando o seletor duas vezes para o lado horário passando o painel de instrumentos a cor vermelha.

O sistema Lexus Drive Mode permite ao condutor controlar as reações do novo Lexus GS em todas as condições e preferências de condução.


por:

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks