| | | | | | | | |   

Mazda SKYACTIV distinguido no Japão

29 May , 2012

As equipas de engenheiros da Mazda Motor Corporation foram homenageadas hoje com dois Prémios de Desenvolvimento Tecnológico, por ocasião do 62º Encontro da Sociedade de Engenharia Automóvel do Japão (JSAE), realizada no Centro de Convenções de Yokohama. Um dos grupos de investigadores da Mazda foi premiado pelas melhorias implementadas no desempenho do filtro de partículas para motores diesel (DPF), tendo o outro grupo sido distinguido por ter alcançado uma taxa de compressão recorde a nível mundial – reduzindo-se, em simultâneo, a fricção interna com melhorias nos consumos de combustível – no novo motor a gasolina SKYACTIV-G da Mazda. O prémio JSAE é atribuído como reconhecimento para novos produtos ou tecnologias que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento da engenharia automóvel. 

Um dos galardões premeia as melhorias obtidas na nanotecnologia dos catalisadores, nomeadamente no incremento da durabilidade térmica e no desempenho a baixas temperaturas. Esta tecnologia é aplicada nos filtros DPF de nova geração associados aos novos motores diesel e ambientais SKYACTIV-D da Mazda, como o que equipa o novo Mazda CX-5. Estas evoluções permitem que a tecnologia, até aqui apenas utilizada na zona inferior do conversor catalítico, seja extensível ao próprio conversor que liga directamente ao motor. Permite, igualmente, alcançar uma redução entre 30 e 50% na utilização de metais nobres raros sem que se registe uma diminuição do seu pico de performance.

O segundo Prémio de Desenvolvimento Tecnológico premeia dois resultados extraordinários ao nível da tecnologia dos motores de combustão interna. O grupo de pesquisa da Mazda alcançou uma taxa de compressão de 14.0:1 – a mais alta do mundo para um modelo de produção em massa equipado com um motor a gasolina – graças ao novo e altamente eficiente sistema de injecção directa integrado no motor SKYACTIV-G. O galardão reconhece, também, as evoluções registadas na eficiência dos consumos fruto da menor fricção dos elementos mecânicos e das igualmente menores perdas de pressão.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks