| | | | | | | | |   

Toyota revela RAV4 elétrico desenvolvido com a Tesla

9 May , 2012

A Toyota revelou o novo Toyota RAV4 com propulsão 100% elétrica desenvolvido em parceria com a sua subsidiária dos Estados Unidos, Toyota Motor Sales U.S.A (TMS). O compacto SUV movido apenas a energia elétrica foi revelado ao público no 26º Simpósio de Veículos Elétricos, em Los Angeles. Este modelo nasceu da parceria entre a Toyota e a Tesla Motors, sediada também, na California, nos Estados Unidos.

O Toyota RAV4 EV – que tem como base o compacto SUV Toyota RAV4 mas adaptado para a motorização elétrica da Tesla – proporciona uma autonomia real de 160 quilómetros (aproximadamente 100 milhas). Com lançamento previsto para o final do verão de 2012, na Califórnia, deverá um preço que rondará os 49.800 Dólares. A TMS estima a comercialização de 2600 unidades ao longo dos próximos três anos.

Em Maio de 2010, Toyota Motor Corporation e a Tesla assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto de um veículo elétrico, assim como dos seus componentes, do sistema de produção e de técnicas de engenharia.

No seguimento desta parceria, os engenheiros da Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Inc. (TEMA), da Tesla e da TMC começaram desde muito cedo o desenvolvimento apresentando o primeiro concept no Salão Automóvel de Los Angeles, em Novembro de 2010.

Após dois anos de colaboração, desde o arranque da parceria Tesla-Toyota, surge o RAV4 EV na versão final sendo produzido na Toyota Motor Manufacturing Canada, Inc. (TMMC) em Woodstock, Ontário.

A Toyota está empenhada em limitar o consumo de combustíveis fósseis e na redução das emissões de CO2 através da promoção da diversidade energética, utilizando por exemplo a eletricidade. A Toyota iniciou a comercialização de veículos que utilizam também a energia elétrica nas versões híbridas elétricas, com o Toyota Prius Plug-in, no início de 2012, no Japão e nos Estados Unidos, estando previsto chegar ao mercado Europeu, incluindo Portugal, durante o 4º trimestre deste ano. O outro veiculo elétrico, desta feita baseado na plataforma do ultra compacto Toyota iQ, está previsto ser lançado n o Japão, Estados Unidos e Europa ainda no corrente ano.

EspecificaçõEspecificações do Toyota RAV4 EV

Comprimento / Largura / Altura 4,575 mm / 14,575 mm / 1,816 mm / 1,684 mm
Tara 1,829 kg
Potencia máx. 115 kW de pico
Autonomia Aprox. 160 quilómetros (testes em ambiente real)
Bateria Tipo Iões de Lítio
Capacidade 41.8 kWh
Tempo de Carga Aprox. 6 horas (a 240 V/40 A)
Velocidade máx (sport mode) 160 Km/h
0-60 mph (sport mode) 7.0 segundos
Tração Dianteira
Capacidade 5 passageiros

por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks