| | | | | | | | |   

O que é nacional é bom!!!

8 May , 2012

Team Oleoban/MAN Portugal mantém aposta em fabricantes nacionais

Elisabete Jacinto está seriamente apostada em conquistar o primeiro lugar entre os camiões na edição de 2013 do Africa Eco Race. É nesse sentido que a equipa Oleoban/MAN Portugal tem vindo a evoluir tecnicamente o MAN TGS com que se tem exibido de forma brilhante nas mais importantes competições mundiais de todo-o-terreno.

O mais recente passo dessa estratégia foi dado com o fabrico, por parte da ELO, de umas molas de suspensão de acordo com as necessidades específicas da equipa. É importante salientar que, ao contrário do que acontece com os automóveis, na categoria de camiões não existem fabricantes de material de competição. Por essa razão a equipa aposta em estabelecer parcerias com empresas portuguesas. Se a base mecânica do MAN TGS é naturalmente germânica, a incorporação total do camião já é maioritariamente nacional.

A ELO é um fabricante português de molas de lâminas de suspensão de vários tipos, certificada pela NP EN ISO 9001:2008 desde o ano 2000. Produz essencialmente para a exportação (90%), sendo que 73% da sua produção se destina ao mercado alemão.  

Para a concepção e desenvolvimento das molas que o MAN TGS vai usar nesta época, foram necessárias cerca de uma centena de horas e mais de 30 dias para o seu fabrico. Durante o seu processo produtivo estas foram submetidas a um rigoroso controlo de qualidade e sujeitas a diversos testes mecânicos, incluindo ensaios de fadiga, como aliás acontece com todos os produtos desenvolvidos pela ELO antes de serem disponibilizados.

Produzir molas de camião adaptadas à competição foi, para a ELO, um enorme desafio: “Com o fabrico destas molas, onde os desafios foram muitos, a ELO demonstrou a sua capacidade tecnológica através das várias soluções encontradas. Para as projectarmos e concebermos tivemos de recorrer a um software de cálculo por elementos finitos, desenvolvido pela área técnica da ELO, algo de que muito nos orgulhamos“,  salientou o Eng. Dias de Sousa responsável pela sua concepção.

Para Elisabete “uma boa suspensão num camião é um dos segredos para se conseguir os melhores resultados desportivos. A possibilidade de ter molas concebidas e produzidas de acordo com as nossas necessidades, tem sido uma das razões dos nossos progressos. Estou por isso muito grata à ELO principalmente ao Sr. Comendador João Justino e a toda a sua equipa técnica“, refere a piloto da equipa Oleoban/MAN Portugal.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks