| | | | | | | | |   

Mercedes Concept Style Coupé

2 May , 2012

O Coupé de quatro portas apresenta-se em termos de estilo como: inconformista e provocador. Os destaques técnicos incluem o design impressionante dos faróis, que incluem luzes inovadoras, o novo motor a gasolina de quatro cilindros com turbocompressor com uma potência de 155 kW (211 cv) e o sistema de tração integral 4MATIC.

“O Concept Style Coupé apresenta um design expressivo e poderoso”, afirma Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Gestão da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars. “Estamos claramente a apostar no nosso lema. Este é o modelo que os automóveis desportivos do segmento executivo terão de enfrentar no futuro”.

Exterior provocante

As proporções desportivas e o design forte e dinâmico, resultado da conjugação de superfícies côncavas e convexas típica da Mercedes-Benz, tornam inconfundível a aparência deste Coupé de quatro portas. Entre as caraterísticas mais marcantes deste modelo encontra-se o capô de linhas fortes, bem como a grelha de diamante, que segue o design estabelecido pelo Concept A-CLASS. O acabamento de pintura deste “concept vehicle” é em Alubeam – uma tonalidade que contribui para realçar os atributos esculturais das linhas.

Os faróis inovadores incorporados no Concept Style Coupé assemelham-se ao olhar atento e intimidador de um predador. As luzes de direção representam outra das inúmeras caraterísticas especiais: quando ativos, estes acendem-se em sequência, criando um efeito de “onda mexicana”.

Três linhas proeminentes concedem estrutura ao automóvel quando visto de lado: a extremidade dianteira estruturada acima das asas flui em direção à traseira do veículo, numa típica linha descendente. Uma outra linha mais forte abrange a musculatura de perfil acima do eixo traseiro, enquanto uma terceira se alonga para cima em curva, desde a roda dianteira até à traseira. Em conjunto, estas linhas conferem mais profundidade e dinâmica ao perfil deste modelo. O mesmo se aplica às jantes de 20’’, com o seu design desportivo.

O tejadilho largo e panorâmico dá origem a um interior luminoso e arejado. Uma barra de metal, cuja forma lembra uma barra de proteção, separa o tejadilho do pára-brisas traseiro, que, por sua vez, se funde suavemente com a traseira do veículo. As luzes traseiras, que apresentam uma tonalidade vermelho-metalizado, tornam-se mais estreitas até terminar num ponto, tanto à frente como no centro da zona traseira. Esta especificidade realça as linhas avantgarde do Coupé. O sistema de escapes integrado com duas saídas sublinha a personalidade desportiva deste automóvel, ao mesmo tempo que adiciona largura à extremidade traseira, cuja forma em difusor relembra, mais uma vez, o padrão pontilhado da grelha do radiador.

Desportividade de alta-qualidade

O painel de instrumentos é coberto em toda a sua largura por uma ampla faixa decorativa em fibra de carbono, adquirindo o toque elegante e “cool” típico de um Coupé. No painel de instrumentos destacam-se os dois tubos, também em fibra de carbono e vidrados. Quando uma das luzes de direção é ativada, acende-se um anel luminoso nos tubos.

A consola central estende-se de forma longa e ondulada a partir do painel de instrumentos. Aqui, foi introduzido um módulo de ventilação  para os dois bancos traseiros, que contém também um compartimento de arrumação.

O mundo da moda serviu de inspiração para a conjugação das tonalidades cinza claro e antracite. A cor verde-néon dos tubos e das costuras, presentes no painel de instrumentos, no volante, nos bancos e nos painéis centrais das portas – entre outros – acrescentam um toque fresco e desportivo.

A combinação de materiais de elevada qualidade com um acabamento perfeito marcam a tendência geral. A utilização de pele não foi comedida: o painel de instrumentos é forrado a pele branca, resultando num contraste interessante com a Alcantara® antracite utilizada na secção superior do painel. No volante desportivo foi aplicada camurça para uma melhor aderência. Todos os elementos decorativos cromados, botões e comandos apresentam, pela primeira vez, um acabamento em preto anodizado, aplicado anteriormente nos relógios cronógrafos dos modelos limitados e topo-de-gama Sports Edition. As superfícies em redor do painel de controlo HMI brilham graças ao alumínio preto anodizado.  

Os quatro bancos integrais com apoios de cabeça integrados são já familiares pela utilização na versão Sport do novo Classe A. A inserção galvanizada na zona superior do banco é iluminada e cria uma sensação de leveza.

O design das entradas de ar no painel de instrumentos assemelha-se a um motor a jato. Tal como no Concept A-CLASS, estas entradas são iluminadas e mudam de cor de acordo com a temperatura definida pelos passageiros no sistema de controlo de temperatura. Quando este é definido para frio, adquirem a tonalidade azul. Assim que o ar se torna quente, surge a tonalidade vermelha. A uma temperatura média, estes elementos adquirem uma cor amarela fluorescente, que combina na perfeição com a cor dos tubos.

“Always on”, até no interior do automóvel

Com o sistema COMAND Online e as diversas aplicações da Mercedes-Benz desenvolvidas especificamente para serem utilizadas e controladas em movimento, bem como a possibilidade de aceder à internet quando o veículo se encontra imobilizado, os passageiros do Concept Style Coupé estão “always on” e podem manter o seu estilo de vida “digital” em qualquer altura.

A Mercedes-Benz acredita que o futuro passa pela computação em nuvem. O software para as aplicações do COMAND Online não está instalado no veículo, mas sim ativo no Daimler Vehicle Backend. A vantagem reside no facto do sistema poder ser atualizado com novas aplicações “over-the-air” (OTA) através de uma ligação por telemóvel, sem que o veículo tenha de se deslocar à oficina. O software está, assim, permanentemente atualizado, independentemente dos ciclos de desenvolvimento dos veículos ou dos dispositivos eletrónicos de consumo.

Desportividade em sintonia com os tempos

Dinâmica desportiva de condução combinada com uma eficiência exemplar são as caraterísticas do motor que equipa o Concept Style Coupé. A potente propulsão surge como cortesia de uma versão de 2 litros da nova geração de motores a gasolina, com uma potência de 155 kW (211 cv), aliada ao eficiente sistema de tração integral 4MATIC e à transmissão automática de dupla embraiagem 7G-DCT. Este motor de quatro cilindros apresenta como destaques o sistema de injeção direta com turbocompressão, um avançado sistema de combustão e injeção estratificada.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks