| | | | | | | | |   

Estão escolhidos os finalistas

30 April , 2012

Mais uma vez as sessões de warm up abriram o dia, desta vez com pista molhada, mas animado como sempre. Os pilotos da categoria Micro Max mostraram as suas habilidades à chuva, mas foi ao final da manhã que as coisas começaram a aquecer, com as últimas mangas de qualificação e depois com a repescagem. Foram corridas fantásticas, com os pilotos a empenharem-se a fundo, mas dentro do limite do desportivismo!

JUNIOR – Após a chuva que caiu durante a noite, os pilotos da categoria Júnior foram para a pista já com a pista seca nas zonas de trajectória. Bruno Borlido sabia que não precisava de arriscar para garantir a pole position para a pré-final, acabando por terminar a última manga de qualificação em segundo, atrás de Josh White.

 “Hoje foi mais difícil, mas também sabia que podia gerir um pouco a corrida sem arriscar. A pista estava seca na linha de trajectória, mas ainda húmida fora dela e como não tinha necessidade de arriscar não forcei. Fizemos também uma alteração na afinação que não funcionou exactamente como esperávamos. Amanhã sair na frente para a pré-final é muito bom. Estou confiante, mas esta é também a primeira vez que um português está a ter uma actuação destas nas finais e por isso sinto também alguma responsabilidade e pressão,” disse a grande estrela nacional até ao momento nas Finais Rotax Max. A segunda manga foi ganha por Harry Webb, que assim garantiu um lugar nos 28 pilotos que passaram directamente à pré-final.

SENIOR – Quem não tem tido adversários até ao momento é Pierce Lehanen. Hoje nem a chuva que começou a cair momentos antes da última manga impediu o australiano de assinar a terceira vitória na categoria Sénior.

 “Hoje foi mais duro, porque começou a chover momentos antes do início da corrida. O kart está também muito bem afinado para pista molhada e por isso estou confiante para amanhã. É verdade que ganhei as três mangas, mas a margem de erro acabou, amanhã tenho de conseguir voltas perfeitas. Sair na pole position para a pré-final pode ser muito importante”, explicou o australiano. James Singleton venceu a segunda manga do dia e entrou para a pré-final, depois de ontem à tarde ter sido apenas 33º.

DD2 MASTERS – Apesar de ontem ter dominado as duas mangas que fez na classe DD2 Masters, Scott Campbell não se deu tão bem com a pista molhada e foi apenas quinto, abrindo espaço para que Cristiano Morgado lhe roubasse a melhor posição da grelha para a pré-final, graças à vitória do sul-africano hoje numa das mangas.

 “Correu bem hoje, mas amanhã vai ser duro. Sair na frente é importante, mas a concorrência é forte. O kart está bom tanto no seco como no molhado e por isso espero conseguir vencer, uma vez que esse é o grande objectivo”, referiu o sul-africano. O irlandês Martin Pierce, talvez mais habituado à chuva, venceu a derradeira manga de qualificação.

DD2 – A actuação mais impressionante desta sexta-feira no KIA foi protagonizada por Ben Cooper, que venceu com total autoridade e mais de oito segundos de vantagem a sua última corrida de qualificação entre os DD2, conseguindo dessa forma vencer até ao momento as três mangas que efectuou.

 “Nunca é fácil, mas eu gosto muito de correr à chuva e por isso acabei por ter uma vitória mais tranquila. Amanhã vou largar na frente na pré-final e espero conseguir sair bem. Em corridas tão equilibradas, era bom conseguir uma vantagem que me permita depois gerir os pneus para a final”, referiu Ben Cooper. A outra manga da classe foi para Simon Wagner, que dessa forma garantiu o segundo lugar na grelha da pré-final de amanhã.

PORTUGUESES – Entre a representação nacional, destaque para Nuno Sousa que foi terceiro na manga da categoria Júnior e com isso acedeu directamente à pré-final e não fosse o toque que o atirou para a cauda do pelotão na segunda corrida de ontem e estaria certamente entre os 10 melhores.

Nos séniores Pedro Paixão, Francisco Mora e João Correia apuraram-se em 11º, 19º e 20º, enquanto Luís Silva teve de ir à repescagem, mas acabaria por não ir além de 19º e com isso fica fora da pré-final. Gonçalo Gaivão manteve a regularidade e apurou-se em nono na categoria DD2 Masters.

Henrique Batista passou em quinto entre os DD2, enquanto Tiago Ribeiro foi 14º e Ricardo Leitão foi 28º, sendo o último apurado directamente. Eduardo Leitão e Frederico Duarte tiveram de passar pela repescagem e tiveram sortes diferentes. Leitão foi segundo e com isso foi apurado para a pré-final, enquanto o seu compatrota acabou por nem alinhar na repescagem e assim ficou naturalmente de fora.

MICRO MAX – Depois de três sessões de treinos livres, finalmente as coisas começaram a aquecer na categoria Micro Max. Óscar Palomo voltou a mostrar-se o mais rápido, mas teve desta vez forte oposição de António Correia, que foi batido por apenas 77 milésimos de segundo, o que deixa antever grande emoção para as corridas de amanhã.

Demonstrando que também nesta categoria há equilíbrio, sete pilotos ficaram no mesmo segundo, com Andriy Pits a ser o segundo melhor entre os portugueses com a sexta marca.

MAGAZINE: AS FINAIS ROTAX

As Finais Rotax Max são o grande evento do ano da marca austríaca, que aponta quase todo o seu budget de publicidade para estas finais. Ao todo são perto de 300 pilotos que chegam um pouco de todo o mundo, mas como explica Robert Gumpenberger “para estarem aqui tiveram de se qualificar. Quer através de campeonatos nacionais, quer através de outras competições internacionais. Não é possível estar aqui sem ter passado por essas provas”. Também a quota de pilotos presentes por cada país varia, mas isso é normal “porque depende da dimensão de cada país. Naturalmente que um país como os Estados Unidos tem de colocar mais pilotos que países mais pequenos, nem faria sentido ser de outra forma”, prossegue o austríaco.

Em alguns países as competições Rotax são as únicas que existem ao nível do karting e são alguns os pilotos que hoje em dia brilham nas fórmulas. “O Esteban Gutierrez, que vai ser piloto da Sauber para o ano no Mundial de Fórmula 1, fez todo o seu percurso na Rotax antes de passar para os fórmulas. Também o Jean-Eric Vergne, hoje em dia piloto da Toro Rosso, e Kevin Korjus passaram pela Rotax antes de chegarem aos fórmulas. Ao início isto era uma competição em que os pilotos na maioria faziam isto por hobby e uma pequena percentagem eram pilotos de topo, agora é ao contrário, a mairia são pilotos de topo e uma pequena fatia fazem as corridas por diversão”, remata Robert Gumpenberger.

AMANHÃ

Para amanhã a metereologia aponta para um dia de sol e com os termómetros a variarem entre os 5 e os 12 graus… O dia em pista começa com mais um warm-up para todas as categorias, seguindo-se depois as pré-finais a partir das 9h45. Da parte da tarde decorrem as finais, que terminam às 15h25. Outro momento importante do dia é a apresentação dos pilotos que acontece entre as 11h40 e as 13h00.


por:

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks