| | | | | | | | |   

A sexta de Miguel Barbosa

22 April , 2012

O Campeão Nacional de Todo o Terreno venceu de forma categórica o Ervideira Rali TT, alcançando a sexta vitória na prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense. Miguel Barbosa e Pedro Velosa levaram o Mitsubishi Racing Lancer ao primeiro lugar do pódio, depois de dominarem do princípio ao fim a prova alentejana.

Uma inequívoca vitória no prólogo disputado ontem deixou a equipa com excelentes perspectivas para as duas passagens por um exigente sector selectivos com 145 km. Barbosa viria a alcançar um confortável avanço durante a primeira passagem, acabando por conquistar mais de quatro minutos de vantagem frente a Rui Sousa, e mais de seis minutos em relação a Hélder Oliveira, que viria a terminar em terceiro lugar após o primeiro sector.

Apesar de algumas queixas em relação às reacções do Mitsubishi em maus pisos durante o derradeiro sector selectivo, Miguel Barbosa não teve mais do que gerir andamentos, permitindo até que Hélder Oliveira fosse o mais rápido nos últimos 145 km, mas nunca colocando em causa o seu controlo absoluto da prova. Esta foi uma vitória demasiado importante para as aspirações do campeão nacional e o seu sexto triunfo em Reguengos de Monsaraz.

Bons regressos

Os regressos de Hélder Oliveira e Rui Sousa à competição acabaram por ser bastante saudados. Tanto um como outro provaram como fazem falta ao TT nacional, imprimindo excelentes andamentos e dando mais emoção à prova.

Hélder Oliveira que fez equipa com José Marques na Nissan Navara Off Road alugada a Paulo Graça, obteve um excelente segundo lugar, ficando por provar se seria possível ter tirado melhor partido dos sues dotes de condução, uma vez que se estava a adaptar ao carro, para além de se queixar de dois furos que o fizeram perder demasiado tempo.

O terceiro lugar do pódio assentou bem a Rui Sousa e Carlos Silva, num feliz regresso ao volante da Isuzu D-Max, embora o piloto desejasse ter feito um pouco melhor, prometendo regressar à Ervideira para tentar vencer.

Excelentes andamentos também evidenciados pelo sempre agressivo Ricardo Porém, que teve de se contentar com a quarta posição, depois de dois furos e de falta de orientação na parte final do primeiro sector selectivo. Mais azar ainda teve Nuno Matos, que depois da vitória alcançada no Algarve na prova inaugural de 2012, acabou por abandonar em Reguengos de Monsaraz, devido a um problema na bomba de alta pressão do Opel Astra Proto.

Paulo Ferreira (Nissan Navara Off Road) terminou no quinto lugar depois de uma prova bastante atraente, tal como José Dinis Lucas que alcançou o sexto lugar final.

No agrupamento T2 as lutas também se mostraram bastante interessantes, com a vitória a sorrir a Nuno Tordo em Nissan Navara, com cerca de dois minutos de vantagem sobre Edgar Condenso em Isuzu D-Max. Entre as viaturas T8, o triunfo pertenceu a Tiago Avelar em Nissan Proto.

Animada e com alternância de comando foi a prova reservada ao Desafio Total/Mazda, com a vitória a sorrir a João Rato, com escassos cinco segundos de vantagem frente a Pedro Barroco Pereira, mas com este último a abrandar o ritmo nos derradeiros quilómetros de prova, depois da sua equipa admitir que iria apresentar protesto em relação à Mazda BT-50 de João Rato, que sofrera assistência de mecânicos da sua equipa em plena prova, o que é proibido pelos regulamentos. Ninguém duvida do alto ritmo e das capacidades de João Rato, vencedor da última edição dos Desafios Mazda, e do natural favoritismo deste piloto, que em Reguengos de Monsaraz se debateu com graves problemas eléctricos no seu carro, que o impediram de andamentos mais fortes. A sua vitória em pista, fica pendente do resultado do protesto apresentado pela equipa de Pedro Barroco Pereira.

Um Ervideira Rali TT bem organizado, com bastante emoção em pista, prometendo que talvez o todo o terreno consiga sobreviver a muitas crises.


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks