| | | | | | | | |   

Incursão no Deserto de Taklimakan

19 April , 2012

A rolar já em direcção a Pequim, onde a caravana tem prevista uma entrada triunfal na próxima segunda-feira, 23 de Abril, a expedição “Journey of Discovery” fez uma incursão pelo deserto de Taklimakan. Com uma superfície de 337.000 km2, dos quais 85% são dunas de areia, este é o segundo maior deserto de areia do mundo, onde desde 2005 se realiza todos os anos uma grande competição T.T., que é considerada como a versão chinesa do “Dakar”. E ninguém melhor que os próprios organizadores desta prova para levar os Land Rover da “Journey of Discovery” a percorrer estas dunas.

A acção, que foi acompanhada de uma comitiva de entusiastas, membros do Utmost Offroad Club, de Xinjiang, e não teria sido completa se não se tivessem registado alguns atascansos. Bastante pesados, com toda a bagagem e equipamentos necessários para uma viagem de 50 dias, os quatro Land Rover Discovery 5.0 V8 evoluíram algumas horas por entre as areias de Taklimakan e não escaparam às operações de resgate.

A verdade é que esta foi a primeira oportunidade para utilizar alguns dos recursos dos Discovery, em termos de desempenho em todo-o-terreno, quer o modo areia do sistema Terrain Response, quer ainda os guinchos eléctricos que equipam cada uma das quatro unidades.

Seguiu-se a ligação até Dunhuang, o mais importante “cruzamento” da mítica Rota da Seda após a entrada em território chinês, onde o ocidente e o oriente se encontraram pela primeira vez em tempos remotos. E como em cada ponto de escala os membros da expedição têm contado com a colaboração de uma personalidade local, neste caso o guia “V.I.P.” que orientou a caravana foi o Dr. Wong How Man, reputado explorador, que preside à Sociedade Chinesa de Pesquisa e Exploração, uma organização que se dedica às questões humanitárias e de conservação ambiental e do património.

A instituição dirigida pelo Dr. Wong How Man dispõe de uma frota de nove Land Rover, repartida entre algumas unidades do Defender e outras do Discovery, que permitem às suas equipas monitorizar os nove programas de conservação e pesquisa que desenvolvem actualmente e que resultam num contributo muito valioso para salvaguardar algum património precioso, que se entrava ameaçado.

Revista Todo Terreno


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks