| | | | | | | | |   

Excelente segundo lugar no Estoril

14 April , 2012

O Team Novadriver, com César Campaniço e Carlos Vieira ao volante do Audi R8 LMS com as cores do Banco Sol, Pocargil, Hagen, Familtex e M Look,  alcançou um excelente segundo lugar na primeira corrida da segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Circuitos e primeira a contar para o Iberian Supercars Trophy.

Um resultado que veio amenizar um início de fim de semana muito complicado. César Campaniço e Carlos Vieira, cumpriram os treinos livres, onde não foram além do terceiro lugar, mostrando naturais dificuldades perante adversários em superioridade técnica, por contarem já com todas as especificações de 2012 nos seus carros. Entre essas especificações, além da redução significativa de peso, encontram-se os restritores da admissão de 39 mm, ao invés dos de 52 mm utilizados pelo Audi R8 LMS de 2011.

Porém, o Team Novadriver acabou por não colocar em pista, nos treinos cronometrados, o Audi R8 LMS com as cores do Banco Sol, Pocargil, Hagen, Familtex e M Look, porque o Colégio de Comissários Técnicos da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) entendeu, numa primeira decisão, excluir do evento o Team Novadriver ao abrigo do Art.3.3.2 do Anexo I do Regulamento Desportivo do CPC, que diz o seguinte:

“A partir da segunda prova do Campeonato, todas as viaturas inscritas em GT3 têm de estar de acordo com a última configuração editada pela FIA à data da prova. Todas as viaturas inscritas em GT2, GT3, “GT Cup” e GT 4 têm de estar de acordo com a última configuração editada pela FPAK até à data da prova.”

Decisão inatacável à luz da redacção do artigo citado, mas que o Team Novadriver considerou profundamente ferida de inflexibilidade por parte do Colégio de Comissários Desportivos do evento, justificando esta sua opinião com o exemplo do que se passou em Nogaro, palco para a primeira jornada dupla do Campeonato Europeu FIA GT3.

Recordamos que na ocasião, perante a asssumpção, declarada por escrito pela Audi Sport Customer Racing, de ser impossivel fornecer os restritores para os Audi R8 LMS de 2011, e da notória inferioridade técnica, o Colégio de Comissários Técnicos da FIA permitiu ao Team Novadriver participar no evento.

Perante exactamente a mesma argumentação e os mesmos documentos da Audi Sport Customer Racing, exibidos ao Colégio de Comissários Técnicos da FIA, o Colégio de Comissários Técnicos da FPAK decidiu em sentido contrário.

O Team Novadriver, sentindo-se injustiçado com esta decisão pouco flexível do Colégio de Comissários Técnicos da FPAK, não baixou os braços e requereu nova verificação técnica, depois de aplicar ao Audi R8 LMS com as cores do Banco Sol, Pocargil, Hagen, Familtex e M Look, restritores ainda mais pequenos que o exigido pelo regulamento (retirados de um Lamborghini Gallardo, com 36 mm ao invés dos 39 mm regulamentares), gentilmente cedidos pela equipa Goodsense.

Com esta alteração, que aumentou a inferioridade técnica em relação aos demais adversários, o Colégio de Comissários revogou a decisão de excluir o Team Novadriver do evento, autorizando a sua presença nas duas corridas, largando em ambas do último lugar da grelha de partida.

César Campaniço ocupou o volante do Audi R8 LMS com as cores do Banco Sol, Pocargil, Hagen, Familtex e M Look, na primeira corrida e após duas voltas, já estava no quarto lugar, ultrapassando uma dezena de adversários pelo caminho. A ascenção ao terceiro lugar deu-se pouco depois, ficando por ai a progressão do piloto do Team Novadriver.

A segunda metade da corrida esteve a cargo de Carlos Vieira, que recebendo o carro em óptimas condições, tentou recuperar o mais possível. Imprimindo um andamento muito rápido, o piloto manteve facilmente o Audi R8 LMS do Team Novadriver no terceiro posto, acabando por aproveitar um desentendimento entre os líderes da corrida para acabar esta primeira prova da segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC) e primeira do Iberian Suopercars Trophy, no segundo lugar do pódio.

César Campaniço – “Sabia que com estes restritores colocados no carro iriamos perder próximo de um segundo por volta. O arranque foi algo agitado, mas consegui chegar ao quarto lugar muito rapidamente, aproveitando também arrancar com pneus novos. Chegar a terceiro foi mais complicado, pois o Audi R8 LMS com estes restritores perde muita potência e ficamos claramente em inferioridade. Depois de chegar ao terceiro lugar, concentrei-me em cuidar do carro para o entregar ao Carlos Vieira nas melhores condições.”

Carlos Vieira – “Acabou por uma corrida algo monótona, pois o restritor retira muita potência ao carro e quando entrei em pista já estávamos muito longe dos primeiros. Andei o mais rápido que foi possivel, acreditando que alguma coisa poderia suceder à minha frente e acabámos recompensados  com um saboroso, dadas as circunstâncias, segundo lugar final.”

Classificação Corrida 1

1º Patrick Cunha/José Carlos Ramos (Lamborghini Gallardo)

2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS)

3º António Coimbra/Luís Silova (Mercedes SLS AMG)

4º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG)

5º António Nogueira (Porsche 911 GT3)

Classificadas mais 10 equipas

 

Campeonato de Portugal de Circuitos

1º César Campaniço/Carlos Vieira, 68 pts

2º Patrick Cunha/José Carlos Ramos, 55 pts

3ºJosé Pedro Fontes/Miguel Barbosa, 48 pts

 

Calendário Campeonato de Portugal de Circuitos 2012 (CPC)

24-25 Março – Circuito Braga 1

14-15 Abril – Circuito ACDME 1

1-3 Junho – Algarve 1

6–8 Julho – Algarve 2

15-16 Setembro – Braga 2

6-7 Outubro – ACDME 2

 

 


por:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks