| | | | | | | | |   

NUMÉRO 9: Uma nova expressão da linha DS

13 April , 2012

Complemento da gama principal da Citroën, a linha DS explora novos territórios no âmbito do automóvel. Com uma gama de escolha mais radical, ela abre novas perspectivas no universo de veículos « premium ». Inspirado pelos seus 90 anos de história e de excelência automóvel, a Citroën colocou na linha DS o melhor do seu « savoir faire » em termos de criatividade e de tecnologia. Dois anos após o seu lançamento, a linha DS, composta pelos Citroën DS3, DS4 e DS5, totaliza já mais de 200 000 unidades vendidas.

A história desta linha DS continua este ano com a sua comercialização na China. Esta é a razão pela qual a Marca fará a apresentação mundial do « concept » Numéro 9 no Salão de Pequim. Um protótipo que antecipa o futuro da linha DS e que anuncia os códigos estilísticos dos três próximos modelos desta linha: uma berlina « premium » do segmento C, um SUV e uma berlina topo de gama do segmento D.

O « concept car » Numéro 9 sublima o ADN dos modelos da linha DS, adoptando uma filosofia de criação, com um estilo único e reconhecível, forte em imaginação e em emoção, um requinte e acabamentos de excepção, sensações de condução inéditas e prestações reais numa utilização diária. A sua silhueta carismática, revisita o conceito de « shooting brake », ao mesmo tempo que introduz uma nova identidade na secção frontal, concebida para estar dotada da tecnologia Full-hybrid Plug-in. Este « concept car » alcança, assim, performances notáveis (50 km de autonomia, 295 cv, « boost », 39 g/km de CO2). A audácia, a exigência, a criatividade e o melhor da tecnologia.

UMA NOVA EXPRESSÃO DO LUXO À FRANCESA

Uma concepção audaciosa

Depois dos Citroën DS3, DS4 e DS5, o « concept car » Numéro 9 é uma nova expressão da linha DS. Uma nova expressão que revisita uma silhueta reconhecida pelo ser prestígio na história do automóvel: a « shooting brake ».

Num casamento subtil das proporções de um coupé com as de uma carrinha, o Numéro 9 deixa pressentir emoções de condução excepcionais, com as suas linhas tensas, o seu longo capot, a posição muito baixa (altura de 1,27m), plantada sobre as jantes de 21 polegadas. Mas também com as sensações únicas de conforto a bordo, pela generosidade das suas proporções e o seu interior organizado em três pontos de luz, criando assim um ambiente de convívio único para todos os passageiros.

Com um comprimento de 4,93 m e largura de 1,94 m, tem uma distância entre eixos de 3 metros. Uma vantagem que permite aumentar o espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás. Dimensões que despertam o desejo de entrar a bordo e que respondem às necessidades ao nível das prestações e da polivalência dos clientes dos automóveis topo de gama.

Sob os seus traços de « shooting brake », o Numéro 9 traduz-se numa nova visão de um topo de gama do segmento D, ao lado da berlina tradicional. Uma proposta forte e afirmativa, carismática e reconhecida pelo seu estilo, que prossegue a história da linha DS.

Abre-se um novo capítulo

Com a atenção dada a cada detalhe, o « concept car » Numéro 9 encarna a herança e o refinamento da linha DS da maneira mais bela. Projectado em Paris, capital da moda e de tudo o que ela encerra de maravilhoso e universal, o Numéro 9 abre um novo capítulo estilístico no universo DS.

O Numéro 9 sublima os códigos estéticos que têm sido cultivados pela linha DS e introduz a identidade da secção frontal para os futuros modelos da linha DS, bem como uma assinatura luminosa inédita. Esta nova frente caracteriza-se, nomeadamente, pela adopção de uma grelha com relevo tri-dimensional. Uma grelha que se funde com os faróis de LED, que encontram nas extremidades as luzes diurnas (DRL). Tudo isso confere ao Numéro 9 um olhar forte, hipnótico e original.

Um verdadeiro concentrado de DS

Através da combinação dos genes de um coupé com os de uma « shooting brake », o Numéro 9 apresenta uma silhueta esguia e elegante. Os seus volumes densos e esculpidos são pontuados por linhas de tensão subtis. O Numéro 9 cultiva, assim, o seu estatuto de diferença e refinamento.

Os traços distintos da linha DS condensam-se neste « concept car ». Entre os mais expressivos: o tejadilho flutuante, sublinhado pela assinatura cromada e sobre a qual aparece uma discreta filigrana da sigla DS, ou ainda as superfícies laterais vidradas, que se conjugam com o vidro traseiro.

Finalmente, na expressão das cores e dos materiais, o Numéro 9 revela-se misterioso e sofisticado. A carroçaria negra, com subtis nuances de roxo, de nome ‘whisper’, casa perfeitamente com os acabamentos cromados ‘californien’, numa coloração ligeiramente quente. 

TECNOLOGIAS DE PERFORMANCE E DE CRIATIVIDADE COMO HERANÇA

O « concept car » Numéro 9 associa as tecnologias que oferecem performances notáveis em termos de conforto e de segurança, mas também respeitadoras do ambiente, assegurando ao mesmo tempo aos passageiros as emoções de condução subtis e fortes. As tecnologias criativas que ilustram perfeitamente o « savoir-faire » da Marca.

Um design inspirado

Todos os detalhes do Numéro 9 foram desenhados para contribuir para a sua eficácia (SCx = 0,61) :

– o spoiler traseiro reforça o efeito « fastback »,

– os pilares dianteiros facilitam a circulação do ar à volta da cabine,

– e ainda, as jantes « turbines » favorecem, graças às lamelas integradas, a deslocação do ar em volta das rodas, reduzindo assim a turbulência e os consumos de combustível.

Tecnologia Híbrida Plug-in : ao serviço do ambiente e das sensações de condução

Com a tecnologia Full-hybrid Plug-in, o « concept » Numéro 9 encaixa-se completamente no desafio ambiental da Citroën.

A cadeia de tracção híbrida recarregável caracteriza-se pela implantação de um motor eléctrico ao nível do eixo traseiro. Esta configuração simples e inovadora adapta-se perfeitamente ao carácter do Numéro 9, optimizando o seu comportamento dinâmico e a sua motricidade, conseguindo simultaneamente níveis de consumo e emissões notáveis.

O « concept » Numéro 9 combina, assim, um motor térmico, a gasolina ou diesel dependendo dos mercados, a um motor eléctrico implantado ao nível do eixo traseiro do veículo, desenvolvendo uma potência de 70 cv e um binário de 200 Nm. Este motor eléctrico é alimentado pelas baterias de iões de lítio, recarregáveis em apenas 3h30 numa tomada de corrente doméstica. O modelo exposto por ocasião do Salão de Pequim adopta uma motorização a gasolina 1.6 THP, com uma potência de 225 cv (165 kW) e um binário de 275 Nm.

Graças à solução híbrida plug-in, o Numéro 9 contribui para o respeito pelo ambiente. É, nomeadamente, o caso de uma utilização urbana, com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule – Veículo Emissões Zero) que permite aceder ao modo totalmente eléctrico e obter uma autonomia de 50 quilómetros, ou ainda em estradas exigentes em termos de acelerações e reduções de velocidade sucessivas, onde o modo híbrido permite limitar os consumos com a utilização das duas energias. Em auto-estrada, o motor térmico assume o protagonismo, oferecendo uma performance real.

O Numéro 9 beneficia também de uma tecnologia micro-híbrida de última geração capaz de colocar o motor térmico ao ralenti nas situações em que o seu funcionamento não se justifica.

A agradabilidade e as sensações de condução não foram sacrificadas. Ao contrário, em caso de forte solicitação do pedal do acelerador e de uma necessidade imediata de binário, uma função « boost » associa o binário do motor ao do motor eléctrico e permite ao « concept » Numéro 9 atingir performances de alto nível (295 cv), sem penalizar os consumos (1,7 l/100 km e 39 g/km de CO2). Leva 5,4 segundos dos 0 aos 100 km/h e alcança os 1 000 m, com arranque parado, em 25,3 segundos. 


por:

Tags: , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks